LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android Nougat no Galaxy S3 mini? Confira como o "velhinho" se saiu rodando o sistema

08 de maio de 2017 36

Para quem já utiliza o Android por alguns anos, a expressão "custom ROM" não chega a ser nenhuma grande novidade. Afinal de contas, nomes tradicionais como o "cyanogenmod" viviam na ponta da língua dos entusiastas do sistema móvel do Google até a chegada do seu substituto, o Lineage OS.

Se você nunca teve coragem de tentar mudar o sistema do seu smartphone com medo de danificar, ou de até inutilizar os seus aparelhos, a prática é relativamente simples. Instalar uma nova ROM consiste em apagar o sistema atual substituindo-o por uma versão geralmente mais próxima do chamado "Stock Android", ou Android Puro, de forma a manter os aparelhos mais antigos rodando versões mais atuais como o Android Nougat.

Vale ressaltar que esse tipo de procedimento só se tornou popular graças aos desenvolvedores das ROMs modificadas e do código aberto do Android, já que as fabricantes geralmente atualizam pouco os seus smartphones medianos e principalmente os modelos de entrada. Como o suporte de atualizações oficiais geralmente se encerra no período de dois anos ou até menos, não deixa de ser uma garantia extra de que o seu dispositivo vai continuar funcionando com segurança por mais algum tempo.

Mantendo essa tradição em dia, alguns desenvolvedores do tradicional fórum "XDA Developers" apresentaram uma ROM baseada no LineageOS 14.1 que promete trazer o Android Nougat 7.1.2 para o finado Galaxy S3 mini modelo GT-I8190. Além do sistema mais atual, a ROM ainda já vem embarcada com o pacote de segurança referente ao mês de Maio.

63 x 121.55 x 9.85 mm
4 polegadas - 800x480 px
Ir para página de comparação

Vale lembrar que estamos falando de uma aparelho mediano lançado em 2012, que "morreu" ainda nos tempos do Android Jelly Bean 4.1.2. A lista de specs inclui tela de 4 polegadas com resolução 800x480 pixels, SoC dual-core rodando a 1 GHz, GPU Mali-400 e apenas 1 GB de RAM, nada impressionante para os padrões atuais. A novidade já virou até tema de discussão no 'reddit' com direito a mais de 200 comentários.

E não é que funciona? Apesar das limitações de hardware confira como o sistema roda no smartphone com mais de 5 anos de vida:

O Samsung Galaxy S3 Mini ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

36

Comentários

Android Nougat no Galaxy S3 mini? Confira como o "velhinho" se saiu rodando o sistema

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas