LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiras impressões do Android O beta 3 | Vídeo do TudoCelular

09 de junho de 2017 30

Após conferirmos as primeira e segunda beta do Android O, agora é a vez de darmos mais uma rápida olhada nas principais mudanças presentes na nova atualização do sistema do robozinho liberada na última quinta-feira (8) para os usuários inscritos no programa de teste do Android.

Antes de entrarmos em detalhes é bom informar que a beta 3 do Android O foi testada com o Nexus 6P, e alguns recursos podem ser exclusivos dos smartphones Pixel. Há novidades que estão disponíveis apenas no Pixel Launcher, que não vem com o software para o Nexus 6P, mas nada impede que seja instalado manualmente.

Versão 8.0

Com a beta 3 do Android O, Google finalmente revelou qual será a versão do sistema, neste caso a 8.0. Aqui não temos nenhuma novidade, já que diante da mudança do nome (ainda desconhecido), já era esperado que a gigante de Mountain View saltasse da 7.1.1 diretamente para a 8.0.

Esta mudança na numeração principal deixa claro que temos novidades mais drásticas aqui do que vimos nas últimas atualizações do sistema. Já em termos de pacote de segurança, o software ainda vem com as correções referentes ao mês de maio, enquanto o Android 7.1.1 para linha Nexus e Pixel estão com o pacote de junho.

Notificações personalizadas

As notificações do Android O pode ser customizadas pelos aplicativos, sejam nativos do sistema ou baixados da Play Store. Quando você escuta uma música no Play Música ou Spotify, os controles do music player adotam a cor primária da capa do álbum daquela música que está tocando no momento.

Esta novidade é interessante já que foge daquele padrão branco comum visto em todas as notificações e dá a liberdade para que os desenvolvedores explorem esta novidade com alertas mais inteligentes em seus apps.

Alerta de apps executados em segundo plano

Agora quando um app permanece ativo em segundo plano, o sistema Android alerta ao usuário sobre o comportamento daquele app. Desta forma, quando o usuário toca na notificação, será redirecionado para a página de informações do aplicativo em questão sendo possível forçar a parada do app ou mesmo desinstalá-lo.

A medida é voltada para ajudar a reduzir o consumo de bateria alertando aos usuários quais os apps mais devoradores de bateria; já que alguns teimam em continuar rodando em segundo plano mesmo quando não estão em uso. Curiosamente, o serviço acaba denunciando apps de música, como o Spotify.

App de câmera reformulado

O aplicativo de câmera ganhou novos botões dedicados para fotos e vídeos que alternam ao lado do disparador de acordo com o modo da câmera ativado. Também é possível alterna em fotos e vídeos deslizando para cima ou para baixo na tela.

O atalho para alternar entre a câmera traseira e frontal também foi reformulado, perdendo o ícone de câmera e adotando um circular mais simples que mantém a animação de antes. É uma mudança sutil, mas que padroniza o app nativo de câmera de acordo com as mudanças realizadas no sistema.

Animação de bateria

Na primeira beta do Android O, Google introduziu um novo menu sobre a bateria do sistema. Fica mais fácil o usuário ter acesso às informações sobre a carga, desde a última completa, assim como o tempo de tela.

Com a terceira beta, o que vemos de novo é que ao entrar no menu de bateria há uma nova animação que mostra o ícone de bateria sendo preenchido até chegar à carga atual.

Novo app de relógio

O que vemos no Android O é que Google vem deixando o sistema menos colorido nesta versão. Saíram os ícones em verde e entraram novos em preto, o que dá uma impressão de interface monocromática à primeira vista.

O mesmo podemos dizer do novo app nativo de relógio, que trocou o fundo azul/roxo anterior por um cinza escuro quase preto. Em termos de funcionalidades, no entanto, nada mudou comparado ao Android Nougat.

Pequenas melhorias

Como estamos chegando na reta final do desenvolvimento do Android O, é esperado que a esta altura Google esteja mais focada em resolver os bugs do sistema para o lançamento da versão final no terceiro trimestre.

Até lá podemos ver mais alguma beta sendo lançada, mas as novidades serão cada vez mais escassas. O que importa é que o sistema vem apresentando melhor estabilidade a cada nova beta lançada, sendo este um dos grandes destaques desta atualização.


30

Comentários

Primeiras impressões do Android O beta 3 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas