LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem expansão? Apple pode limitar modularidade do Mac Pro para lançar workstation com M2 Ultra

26 de janeiro de 2023 2

A Apple parece não ter concluído sua transição de processadores da Intel para ARM nos computadores Mac, uma vez que ainda há rumores indicando o lançamento de uma nova geração do Mac Pro, workstation mais poderoso da marca que deve ter várias mudanças em sua arquitetura, segundo Mark Gurman.

O analista disse na quarta-feira (25) que o Mac Pro com chip da Apple pode não ser tão modular, isto é, não permitiria expansão da capacidade de memória ou adição de uma placa de vídeo mais poderosa. Isso limitaria o desktop ao hardware configurado no momento da compra, impedindo a instalação de novos componentes após ser adquirido.

Módulo de expansão com GPU Radeon PRO W6800X da AMD (Imagem: Captura de tela/Apple)

Atualmente, a big tech vende módulos de RAM e GPU em seu site oficial para incrementar o desempenho do modelo de 2019, mas esses componentes podem não ser suportados por um novo Mac Pro devido à natureza integrada dos processadores da Apple, que unem os núcleos de CPU, GPU e memória RAM em um único chip.

A Apple, por outro lado, ainda poderia permitir a expansão da capacidade de armazenamento em SSD do Mac Pro, uma vez que as unidades não ficam soldadas ao chip. A empresa também poderia adicionar suporte a GPUs externas (eGPU), o que permitiria ampliar seu desempenho em tarefas gráficas, mas ainda é cedo para especular essa possibilidade.

Nova geração teria o mesmo visual de "ralador" do modelo de 2019 (Imagem: Reprodução/Apple)

O Mac Pro pode manter o design atual e utilizar apenas o M2 Ultra, suposto processador que sucederia ao M1 Ultra como o hardware mais poderoso da Apple. De acordo com Gurman, a diferença-chave do Mac Pro para o Mac Studio seria seu sistema de resfriamento mais vantajoso, que permitiria ao chip trabalhar com mais potência sem engasgos.

Rumores afirmam que o M2 Ultra terá 76 núcleos de GPU — dobro do número de cores gráficos presentes no M2 Max. Em retrospecto, o M1 Ultra é uma combinação de duas unidades de M1 Max, portanto, é possível que a nova geração siga essa estratégia e adote uma configuração de 24 núcleos de CPU.

Ainda não há uma data de lançamento prevista para o Mac Pro com Apple Silicon, e como sempre, a fabricante não comenta sobre seus futuros produtos, portanto, é necessário tratar as informações no campo de rumores.

Veja mais!

2

Comentários

Sem expansão? Apple pode limitar modularidade do Mac Pro para lançar workstation com M2 Ultra

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo