LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

macOS 15 Sequoia terá novas funções de privacidade e pode ser lançado antes do esperado

09 de setembro de 2024 3

Atualização (09/09/2024) - FM

A Apple pode mudar seu ritmo de lançamentos das grandes atualizações de seus dispositivos em 2024 e, pela primeira vez em vários anos, disponibilizar a nova versão do macOS junto à atualização do iOS, quebrando a tradição das atualizações mais tardias do sistema operacional de seus notebooks e desktops.

De acordo com informações obtidas pelo MacRumors, o macOS 15 Sequoia provavelmente será lançado em cerca de uma semana, tornando este um dos lançamentos mais adiantados de uma atualização do sistema operacional. É possível que ele estreie junto ao iOS 18, que chegará a bordo do iPhone 16.

(Imagem: Reprodução)

Novas gerações do iOS costumavam ser liberadas em torno de uma semana antes das atualizações do macOS. Em alguns casos, a fabricante esperou um intervalo considerável de até dois meses entre os lançamentos. Como exemplo, o iOS 14 chegou aos usuários em 16 de setembro de 2020, e o macOS 11 Big Sur em 12 de novembro de 2020.

É possível que a estreia adiantada ocorra em função dos novos recursos de IA da Apple. A fabricante pode estar em busca de disponibilizar essas tecnologias no Mac — como a geração de imagens e integração com o ChatGPT — para dar mais visibilidade ao seu sistema em meio ao lançamento de dispositivos com Windows 11 e Copilot+.

Outra área que o macOS 15 Sequoia deve aprimorar é a privacidade dos usuários do Mac. Noticiamos recentemente que os usuários precisarão conceder permissões de gravação de tela periodicamente aos aplicativos, caso requeiram. Isso deve evitar que programas maliciosos “esquecidos” no computador espionem o usuário.

A maioria dos recursos da Apple Intelligence é processada diretamente no hardware do dispositivo para preservar a privacidade do usuário. A Siri, por exemplo, coleta dados do Mac para responder às solicitações em vez de depender dos servidores da Apple, mas há casos em que o poder de computação da nuvem será necessário.

(Imagem: Apple)

Com isso, a Apple utilizará o Private Cloud Compute, um sistema que inclui servidores equipados com os processadores da Apple, que protegem os dados através do Secure Enclave. Rumores indicam que a empresa já está preparando uma nova geração de servidores para nuvem com o inédito chip Apple M5.

Texto original (15/08/2024)

macOS 15 Sequoia: Apple traz mudanças para aplicativos que gravam tela do computador

A Apple deve tornar os alertas para programas que gravam a tela do computador mais simples e convenientes com o macOS 15 Sequoia, a nova versão do sistema operacional que deve chegar entre setembro e outubro de 2024, conforme descoberto pelo 9to5Mac.

Inicialmente, a ideia era solicitar — através de uma mensagem pop-up exibida na tela —que os usuários concedessem permissões de gravação de tela aos aplicativos semanalmente. No entanto, com o lançamento da beta 6 do macOS Sequoia, a notificação passa a ser mostrada apenas uma vez ao mês. Veja na captura abaixo:

(Imagem: 9to5Mac)

Para evitar que os alertas sejam exageradamente incômodos, o macOS Sequoia também deixará de solicitar que o usuário conceda as permissões de gravação de tela sempre que reiniciar o Mac. Com isso, a notificação mensal terá o seguinte texto:

[Aplicativo] está solicitando permissão para ignorar o seletor de janelas privadas do sistema e acessar diretamente sua tela e áudio. Isso permitirá que [aplicativo] grave sua tela e áudio do sistema, incluindo informações pessoais ou sensíveis que possam estar visíveis ou audíveis. (Traduzido do inglês)

Os usuários poderão clicar em “Permitir por um mês” ou “Abrir as configurações do sistema” para acessar a tela de controle para permissões de gravação de tela. A mudança está disponível apenas na beta 6 para desenvolvedores do macOS 15 Sequoia, mas deve chegar em breve à versão beta pública e ao macOS 15.1 Sequoia.

A Apple não detalhou uma eventual solução para que desenvolvedores consigam dispensar esses alertas — mesmo que sejam exibidos em ritmo mensal. Além de aplicativos específicos para gravação de tela, outros programas que dependem de permissão para capturar a tela incluem o Zoom e Slack.

Embora seja um recurso voltado à privacidade, alguns usuários podem se sentir incomodados com os alertas, mas é importante lembrar que a nova versão do sistema operacional ainda se encontra em fase de testes, portanto, há espaço para melhorias antes que a plataforma seja liberada para todos os usuários elegíveis.

Veja mais!


3

Comentários

macOS 15 Sequoia terá novas funções de privacidade e pode ser lançado antes do esperado

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo