
Economia e mercado 11 Ago
27 de agosto de 2024 7
A Apple deve anunciar seus novos smartphones em um evento marcado para o dia 9 de setembro, e embora mantenha os projetos sob sigilo, diversos vazamentos acabaram revelando possíveis informações sobre o design e especificações dos modelos, além do A18 e A18 Pro, chips que devem equipar o iPhone 16 e iPhone 16 Pro, respectivamente.
Em uma publicação feita na segunda-feira (26), o vazador Fixed Focus Digital revelou o que podemos esperar do A18 e A18 Pro. Segundo ele, os chips terão semelhanças na arquitetura de CPU, mas devem se diferenciar pelas capacidades gráficas da GPU.
O informante afirma que o A18 e A18 Pro terão CPU de 6 núcleos — dois núcleos de alto desempenho e quatro núcleos de baixo consumo de energia. A configuração hexa-core em chips para smartphones é utilizada pela Apple desde o lançamento do iPhone 8. Enquanto isso, concorrentes passaram a utilizar 8 núcleos ou 10 núcleos.
É dito que ambos os processadores terão uma redução na capacidade de memória cache da CPU para garantir mais espaço no chipset e acomodar a nova geração do Neural Engine — isto é, a unidade de processamento de inteligência artificial que deve se tornar maior e mais poderosa para executar as funções da Apple Intelligence.
No entanto, uma diferença-chave será a quantidade de núcleos da GPU. O A18, que será utilizado no iPhone 16 e iPhone 16 Plus, terá apenas 5 núcleos gráficos. Já o A18 Pro, que equipará o iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, terá 6.
Cabe lembrar que essa distinção entre os celulares mais baratos e mais caros da linha já ocorria em 2021, ano em que a Apple lançou o iPhone 13 e iPhone 13 Pro com o mesmo processador A15 Bionic, mas com diferentes quantidades de núcleos na GPU.
O vazador chama atenção para o possível fato de que, embora sejam muito parecidos, o A18 e A18 Pro serão fabricados em matrizes independentes. Isso poderia significar que o A18 não é apenas uma versão “capada” do A18 Pro com um núcleo a menos na GPU, mas sim um chipset projetado de forma paralela — o que poderia aumentar o custo de produção.
Isso acende questões sobre quais outras possíveis diferenças haverão entre os novos chips para os smartphones da Apple. Essas e outras informações devem ser reveladas durante o lançamento do iPhone 16 e iPhone 16 Pro em 9 de setembro.
Além dos novos processadores, o público deve esperar melhorias no sistema de dissipação de calor, maior duração de bateria, mudanças de design, aprimoramentos nas câmeras e telas maiores no iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.
8 meses atrásConfira a lista de aparelhos compatíveis!
8 meses atrásTop de linha compacto pode ser encontrado em oferta nas principais lojas varejistas do Brasil; confira!
10 meses atrásCódigo faz referência a integração do ChatGPT a Siri; recurso pode chegar antes do final do ano
11 meses atrásiPhone 16 Pro Max ficou fora do top 10 do DxOMark no quesito tela.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários