
Segurança 12 Mar
12 de março de 2025 2
Atualização (11/03/2025) - EB
O Google está trabalhando em uma forma de atenuar a sensação de enjoo (cinetose) ao usar o celular dentro de veículos. Esta função foi detectada em novembro de 2024 no Google Play Services e agora o Android Authority detectou novas melhorias para ela, incluindo opções de personalização com cores e dicas.
Analisando o arquivo APK do Google Play Services na versão v25.10.31 beta, foi possível encontrar uma nova página de configurações para o Dicas de Movimento.
Nela é possível ativar opções para habilitá-la automaticamente quando o celular detectar que você está em um veículo em movimento, adicionar um atalho nas Configurações rápidas e até definir as cores e formatos dos indicadores de movimento na tela.
Dentre os formatos disponíveis estão olhos de peixe, diamantes e meteoritos exibidos em torno da tela do celular de forma crescente a partir da lateral para reduzir as sensações ruins causadas pela cinetose. As cores podem ser escolhidas entre primárias, secundárias e terciárias a partir da paleta de cores do sistema.
Também será possível escolher a opção aleatorização que, como o próprio nome diz, mostra os elementos em formatos e cores aleatórias na tela cada vez que as Dicas de Movimento forem ativadas.
Infelizmente, o Dicas de Movimento ainda não foi lançado pelo Google, mas considerando o nível de desenvolvimento do recurso, é esperado que ele seja liberado em breve, pois a Apple já oferece um recurso parecido, mas com menos opções de personalização desde o lançamento do iOS 18.
Matéria original (19/11/2024)
Apesar de seguirem vertentes diferentes, Android e iOS estão cada vez mais parecidos, captando funções de destaque um do outro para implementar. E agora, ao que parece, o Google pode repetir esse caminho, trazendo a função de ‘Indícios de movimento do veículo’, do iOS 18, para o Android.
Com a chegada da 18ª grande versão do seu sistema operacional, a Apple introduziu a função de acessibilidade ‘Movimento do veículo’ para ajudar usuários de iPhone e iPad que sofrem de mal-estar de movimento (cinetose). Mas é claro que isso não é um problema que atinge apenas os usuários dos aparelhos da marca.
Talvez por isso, o Google parece estar planejando integrar uma função semelhante aos dispositivos com Android. A referência para isso foi encontrada na versão beta V24.46.30 do Google Play Service. Confira:
Como você confere no trecho de código acima, a função poderá se chamar “Motion Cues” (ou “Sinais de movimento”) no Android. A descrição do recurso dá uma dica do seu funcionamento: “Mostre sinais visuais para atenuar o enjoo”.
Apesar de ainda não termos indicações de como o recurso irá funcionar para o sistema do robô, é bem provável que ele tenha um comportamento semelhante ao visto na Apple. Com ela ativada, pontos que acompanham o movimento do veículo aparecem perto das bordas da tela, ajudando a reduzir o enjoo.
Como a novidade foi avistada no código de uma beta do Google Play Service, é bem provável que a empresa libere a função através do serviço, não dependendo de uma nova versão do Android para que o recurso chegue nos dispositivos com o sistema.
Com isso, é bem provável que diversos aparelhos – inclusive mais antigos – recebam o recurso. O único requisito deverá ser, de fato, a compatibilidade com o pacote de serviços do Google Play.
Mas até o momento, tudo isso não passa de especulação. Afinal, o Google pode desistir de implementar o recurso através do Play Services ou até de forma geral. Apenas o futuro nos dirá.
De qualquer forma, quem sofre com enjoos enquanto tenta usar o celular no carro não precisa esperar até que a nova função seja implementada no Android. A Apple não foi a responsável por inventar esse recurso, e já existem aplicativos na Play Store que fazem o mesmo serviço há algum tempo; a exemplo do KineStop (que é gratuito).
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários