
Economia e mercado 15 Fev
18 de fevereiro de 2021 0
As novas GPUs GeForce RTX 3000 da Nvidia chegaram em setembro trazendo saltos de performance impressionantes, que chegam aos 70% de geração a geração nos melhores cenários. O aumento de desempenho acabou trazendo, apesar da redução da litografia, um aumento significativo de consumo, que atinge os 500W nas placas mais robustas de fabricantes parceiras.
Mesmo gerando tanto calor, um experimento interessante acaba de ser realizado por Mical Wong, fundador da fabricante de gabinetes Turemetal. A empresa é conhecida por produzir projetos de refrigeração passiva para um PC completo, ou seja, nada de ventoinhas e outros itens que forcem a circulação de ar, tarefa que exige um sério trabalho de engenharia.
Para demonstrar as capacidades de seu modelo top de linha, o Turemetal UP10, Wong montou uma máquina equipada com um AMD Ryzen 5 5600X, com TDP de 65W, e nada menos que uma ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3080, cujo consumo é estabelecido em elevados 320W. Esse número, no entanto, pode ser ultrapassado com facilidade em cenários de uso intenso.
O Turemetal UP10 conta com uma seção elevada na qual a placa de vídeo é instalada. Essa seção inclui um grande bloco de alumínio com quatro heatsinks equipados no PCB da placa. A GPU em si é conectada a um bloco de cobre massivo, com diversos heatsinks que o atravessam. Todo o calor gerado é então dissipado no próprio gabinete, que atua como um gigantesco heatsink de 12kg.
Em um ambiente controlado, com temperaturas de 13,6ºC, Mical executou o teste de estresse FurMark, dedicado a levar GPUs ao limite. Nele, o sistema do executivo consumiu um total de 410W, sendo 350W oriundos apenas da RTX 3080. Nesse cenário, a GPU da Nvidia atingiu sua temperatura máxima de 87ºC, mas surpreendentemente se manteve estável durante os 5 minutos de testes. Apesar de angustiantes, os resultados impressionam bastante.
Ainda que não seja o ideal, especialmente em países tropicais como o Brasil, o Turemetal UP10 pode ser adquirido através do site da própria companhia. A brincadeira não sai nem um pouco barata, no entanto, com os preços atingindo os US$899 (~R$4.901), sem considerar os componentes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários