LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado, Intel! NVIDIA anuncia linha de CPUs baseados em ARM para data centers

13 de abril de 2021 3

Logo após apresentar suas nova linha de placas de vídeo profissionais, a NVIDIA acaba de ingressar do mercado de processadores ARM com a linha NVIDIA Grace, apresentada na última segunda-feira (12). Desenvolvida para data centers e workstations, a nova família de processadores promete um desempenho dez vezes superior ao hardware mais avançado da atualidade.

De acordo com a fabricante, a CPU, que até o momento só ganhou uma única renderização, é perfeitamente apropriada para as mais altas cargas de trabalho que exijam o máximo de desempenho possível, bem como demanda as poderosas inteligências artificiais implementadas em unidades de processamento atuais, tais que visam aprimorar suas próprias funções automaticamente.

A arquitetura ARM, que trabalha com instruções reduzidas sem sacrificar o desempenho, se combinará às vantagens mencionadas com um consumo mais eficiente de energia. É interessante lembrar que a NVIDIA adquiriu a Arm Holdings — empresa criadora da arquitetura — em setembro do ano passado, justamente prometendo foco em avanços da inteligência artificial.

Com a notável forte influência da inteligência artificial, recursos encontrados no cotidiano das pessoas também serão foco do NVIDIA Grace — a nível de curiosidade, a CPU recebeu esse codinome em homenagem a Grace Hopper, pioneira no conceito de linguagem de programação nos Estados Unidos. Entre os recursos, podem se encontrar o processamento de linguagem natural e suporte para avançados sistemas de recomendação. De acordo com Jensen Huang, CEO da NVIDIA:

Inteligência artificial e ciência de ponta estão levando a arquitetura dos processadores de hoje além de seus limites. Usando ARM, a NVIDIA projetou o NVIDIA Grace como uma CPU especificamente para IA e computação de alto desempenho em escala gigante.

Ainda sem números precisos, a NVIDIA divulga que seu novo processador terá uma largura de banda até trinta vezes maior, comparada aos data centers mais avançados da atualidade, graças à sua compatibilidade com a conexão NVLink. Além disso, o suporte a memória LPDDR5x fará com que seu consumo de energia seja até dez vezes mais eficiente quando comparado ao modelo mais comum — DDR4.

É mencionado no comunicado de imprensa que os devkits serão brevemente disponibilizados, bem como as bibliotecas do processamento paralelo CUDA e CUDA-X, para que os desenvolvedores já possam dar início à adaptação de seus softwares para o novo chip do mercado. Sua previsão de lançamento é dada para o início de 2023.

Será que a NVIDIA vai invadir o mercado de CPUs com processadores ARM? Conte sua opinião nos comentários!


3

Comentários

Cuidado, Intel! NVIDIA anuncia linha de CPUs baseados em ARM para data centers
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista