
Google 12 Mai
01 de agosto de 2021 73
Já virou senso comum no mercado de smartphones acreditar que o modo escuro é uma boa saída para economizar bateria em dispositivos com tela OLED. Contudo, pesquisadores da Universidade de Purdue revelaram que essa é uma verdade relativa.
Em estudos realizados com alguns smartphones no modo escuro, os cientistas descobriram que esse recurso só consegue entregar autonomia extra em um único cenário: quando o smartphone está com seu brilho máximo, ou seja, 100%.
Os testes revelaram que o modo escuro chega a economizar entre 39% a 47% de energia quando é executado no brilho máximo do display OLED.
No entanto, como a maioria dos usuários são acostumados a utilizar seu smartphone com brilho entre 30% a 50%, essa economia de energia cai para ínfimos 3% a 9%. Assim, eles concluíram que é pouco provável que o usuário sinta um efeito positivo em termos de autonomia neste cenário.
Considerando que muitas pessoas não vão passar a usar o smartphone com brilho em 100% do dia para a noite, os pesquisadores afirmam que o pessoal do marketing tem exagerado ao prometer que o modo escuro vai ampliar consideravelmente a autonomia dos smartphones.
Charlie Hu, Michael e Katherine Birck, pesquisadores responsáveis pelo estudo, comentaram:
Quando a indústria se apressou em adotar o modo escuro; ainda não tinha as ferramentas para medir com precisão o consumo de energia por pixels. Mas agora podemos fornecer aos desenvolvedores as ferramentas que precisam para oferecer aos usuários aplicativos com maior eficiência energética.
Você usa o modo escuro no seu smartphone? Gosta dele? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários