LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores smartphones à prova d'água, queda ou outras intempéries | Guia do TudoCelular

14 de maio de 2019 88

Com o avanço da tecnologia, muita gente vem buscando manter seu smartphone por mais tempo, o que muitas vezes acaba não acontecendo devido a pequenos acidentes que podem acontecer como quedas ou contato com a água.

Pensando nisso, diversas fabricantes vem investindo em uma maior resistência para seus produtos, incluindo certificações que garantem que os dispositivos irão "sobreviver" aos intempéries do cotidiano.

Pensando em ajudar a estes tipos de usuário que buscam por uma resistência maior em um smartphone, separamos um novo Guia de Compras voltado especificamente para dispositivos com alguma certificação de resistência, seja apenas contra danos por água e poeira ou até mesmo aqueles que prometem sobreviver a quedas, temperaturas extremas e até explosões.

Começamos pelos modelos com certificação de resistência IP contra água e poeira, dando preferência para aqueles que podem ser submersos sem qualquer tipo de problema, desde que respeitadas as regras de sua certificação.

Vale lembrar que existem diversos tipos de certificação para níveis diferentes de resistência contra água. Aqui listaremos apenas aparelhos com validação IP68, que é o maior nível de resistência contra líquidos disponível em smartphones atualmente.

RESISTÊNCIA CONTRA ÁGUA

Motorola Moto X4

O Moto X4 é uma ótima opção de intermediário e que pode ser encontrado por pouco mais de R$ 1 mil. Se você é fã da Motorola e busca um celular com resistência contra água, esse é o modelo ideal para você. A certificação IP68 garante que o aparelho sobreviva em quedas acidentais em líquidos e mesmo que caia na piscina não terá problema desde que não fique muito tempo submerso.

8.1 Hardware
8.7 Custo Benefício

Motorola Moto X4

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy A5 2017

Samsung renovou recentemente a linha Galaxy A, que agora parte do A10 e vai até o A80. Porém a empresa acabou removendo a certificação IP68, que era uma das caraterísticas premium que separava os modelos da linha A da J. Se você não quer pagar caro em algum flagship da Samsung só para ter um celular à prova d'água, o Galaxy A5 2017 é uma opção mais acessível com este nível de proteção.

7.6 Hardware
7.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A5 2017

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy A8

O Galaxy A8 é considerado um intermediário premium porque tem design elegante, com corpo metálico e acabamento em vidro na frente e atrás, e também oferece certificação IP68, ou seja, não vai estragar se cair em um recipiente com água até um metro e meio. Há também a versão Plus que pode ser encontrada pelo mesmo preço e tem como diferenciais tela e bateria maiores.

8 Hardware
7.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A8 2018

Comparar Aviso de preço
8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy A8 Plus 2018

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S9 e S9 Plus

A dupla Galaxy S9 e S9 Plus também contam com certificação IP68, mesma presente nas gerações anteriores. É interessante ver que Samsung manteve a entrada P2 para fones de ouvido sem comprometer a proteção contra água, já que algumas fabricantes usam isso como desculpa para abandonar a entrada padrão para fones de ouvido.

Por ter acabamento de vidro como os demais flagships recentes da sul-coreana, o Galaxy S9 e sua versão Plus também são frágeis em quedas, não sendo recomendado para quem é muito desastrado.

8.9 Hardware
7.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
7.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9 Plus

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact

Sony foi uma das pioneiras ao incluir proteção contra água em seus smartphones, e com a linha XZ2 não poderia ser diferente. Tanto o modelo maior quanto a versão Compact vêm protegidos contra água e poeira graças às certificações IP65 e IP68. Além disso, Sony defende que a estrutura de alumínio é muito resistente, garantindo excelentes características anti-torção e curvatura.

Assim como os recentes lançamentos da Samsung, entre outras, os dois flagships da Sony possuem proteção Gorilla Glass 5 no vidro frontal e traseiro, o que ajuda a prevenir danos contras riscos e quedas, mas não espere alta resistência em impactos fortes.

8.7 Hardware
6.4 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
7.6 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2 Compact

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S8 e S8 Plus

A dupla Galaxy S8 também traz vidro Gorilla Glass 5 para proteger contra pequenos impactos, além da mesma certificação IP68 vista nos demais flagships da Samsung. Isso garante que você possar mergulhar o S8 em água por no máximo 30 minutos respeitando a profundidade máxima de 1,5m.

Em termos de resistência contra impactos e outras intempéries, o Galaxy S8 entrega o mesmo nível de proteção dos demais aparelhos da empresa, então é melhor ter cuidado e usar alguma capinha para evitar danos sérios ao dispositivo.

8.8 Hardware
7.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8

Comparar Aviso de preço
8.8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S8 Plus

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy Note 9

O Galaxy Note 9 herda a mesma certificação IP68 do seu antecessor, o que garante que o phablet da sul-coreana possa ser submerso por até 1,5m por no máximo 30 minutos. É notável Samsung ter conseguido este feito, se considerámos que o aparelho tem diversas entradas, incluindo a da S Pen.

Infelizmente, por ter corpo de metal com acabamento em vidro, o Galaxy Note 9 não é um aparelho muito resistente a quedas. Ele pode quebrar com facilidade e o custo de reparo é alto, sendo recomendado usar uma capinha de proteção, mas você poderá levá-lo para um mergulho na piscina sem medo.

8.6 Hardware
6.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 9

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10e

O Galaxy S10e é o mais recente flagship de baixo custo da Samsung. Ele herda muitas características dos modelos mais caros da família S10, incluindo a certificação IP68. Se você quer ter a experiência dos novos flagships da sul-coreana, mas não quer pagar uma fortuna, o S10e oferece tudo o que você precisa.

8.9 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
Huawei P30 Pro

O P30 Pro é um flagship cheio de qualidades. Ele é uma das opções mais completas atualmente no mercado nacional, que trouxe a Huawei de volta ao mercado nacional em grande estilo. Um grande diferencial comparado à versão Lite do P30 está na certificação IP68, o que garante que o modelo mais caro da chinesa seja mergulhado em água com segurança. Mas tenha em mente que possíveis danos causados por líquidos não são cobertos pela garantia.

8.7 Hardware

Huawei P30 Pro

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XS e XS Max

Os novos iPhones XS e XS Max herdaram o design do iPhone X, mas trouxeram melhor vedação contra poeira e líquidos. O iPhone XS agora está classificado como IP68 para um mergulho de até 2m por 30 minutos, acima da classificação IP67 anterior para 1m de profundidade. A Apple também disse que testou o iPhone XS em várias condições, incluindo água salgada que não é coberta pela classificação IP68, e sobreviveu.

Isso não quer dizer que você deve sair mergulhando o iPhone XS em qualquer tipo de líquido, já que alguns podem ser corrosivos. Mas é notável o avanço na resistência contra água e poeira nesta geração dos smartphones da Maçã.

9 Hardware
6 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
5.8 Custo Benefício

Apple iPhone XS Max

Comparar Aviso de preço

RESISTÊNCIA CONTRA IMPACTOS

Passamos agora para modelos voltados aos usuários mais estabanados ou que atuam em áreas de risco e demandam uma resistência extra. Caso você não conheça a certificação militar MIL-STD-810G, ela garante que o dispositivo irá sobreviver a condições extremas de temperatura, umidade e pressão, prometendo até mesmo resistência a pequenas explosões, ácidos, choque balístico e muito mais.

LG Q6 e Q6 Plus

O Q6 marcou uma mudança nos intermediários da LG, trazendo tela ampla que estava presente apenas nos flagships da empresa. Ele também herdou algumas características dos modelos mais caros, como a certificação MIL-STD-810G, o que garante que ele resista ao sal, areia, umidade, chuva, vibração, radiação solar, queda e choque térmico. A versão analisada pelo TudoCelular foi a Plus e conta com a mesma proteção.

7.4 Hardware
9.6 Custo Benefício

LG Q6

Comparar Aviso de preço
7.4 Hardware
7.8 Custo Benefício

LG Q6 Plus

Comparar Aviso de preço
LG K12 Plus

O LG K12 Plus é o mais básico da LG atualmente a trazer a certificação militar MIL-STD-810G. Se você é desastrado com celular e não quer pagar caro pelos flagships da marca, este será uma boa opção. O K12 é feito de plástico, o que já o torna mais resistente que celulares de vidro. A certificação garante que ele sobreviva algumas quedas antes de sofrer dano.

6.8 Hardware
7.8 Custo Benefício

LG K12 Plus

Comparar Aviso de preço
LG G6

O flagship da LG decepcionou muita gente pela presença do chipset Snapdragon 821, que pode ser visto como defasado em relação aos modelos mais recentes (incluindo os próprios Galaxy S8 e S8 Plus). Ainda assim, ele está longe de ser um modelo ruim, contando com módulo duplo de câmeras para captura de imagens grande-angulares e certificações IP68 e MIL-STD-810G. - mesmas presentes no G7 ThinQ.

8.1 Hardware
6.8 Custo Benefício

LG G6

Comparar Aviso de preço
LG G7 ThinQ

O LG G7 ThinQ traz certificação IP68, como a maioria dos aparelhos da nossa lista, mas entrega maior resistência graças à sua certificação militar MIL-STD-810G, que garante que o aparelho aguenta sofrer algumas quedas antes de apresentar algum problema em sua estrutura.

Em testes em laboratório, ele suportou 14 quedas antes de sofrer dano. Mas tenha em mente que dependendo da rigidez da superfície em que o aparelho caia poderá sofrer danos graves mais facilmente.

9.2 Hardware
8.3 Custo Benefício

LG G7 ThinQ

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto Z2 Force

Após deixar o Brasil de fora no lançamento do Moto Z Force, a Motorola decidiu trazer o flagship de 2017 para o nosso país, sendo o Moto Z2 Force um dos melhores modelos em solo nacional na atualidade. Além de manter a tela "inquebrável", o dispositivo foi lançado por um preço bem abaixo de seus rivais, mesmo contando com diferenciais de câmera dupla e hardware extremamente potente.

8.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Motorola Moto Z2 Force

Comparar Aviso de preço

88

Comentários

Melhores smartphones à prova d'água, queda ou outras intempéries | Guia do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho