LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Radeon RX 7000: GPUs Navi 32 e 33 são detalhadas com até 10.240 núcleos em novo rumor

03 de agosto de 2021 4

Ao passo que a arquitetura RDNA 2 ainda gera frutos, novas expectativas são criadas em torno da futura geração de placas de vídeo da série Radeon RX 7000 da AMD. Ao longo dos últimos meses, emergiram as primeiras informações sobre a GPU Navi 31, top de linha que equipará os modelos mais avançados da série.


Hoje (03), novos detalhes abordam os chips intermediário e de entrada que estrearão com a arquitetura RDNA 3 — Navi 32 e Navi 33, respectivamente. O entusiasta Olrak elaborou diagramas de blocos que detalham as GPUs com suas possíveis especificações técnicas.

Rumores afirmam que a linha baseada na arquitetura RDNA 3 consistirá em chips singulares e MCM (módulos multichip) que equiparão as placas de vídeo da série 7000. É dito, por fontes confiáveis, que sua produção em massa já teve início e devem ser apresentadas em breve.

AMD Navi 32

O Navi 32, GPU intermediária da nova linha, será um dos dois chips disponíveis em módulo multichip entre os lançamentos. Essa GPU contará com dois dies de execução GCD (Graphics Compute Dies) e um único die MCD (Multi-Cache Die) similar ao equipado no atual chip Navi 21, top de linha que alimenta a Radeon RX 6900 XT.

Afirma-se que o chip intermediário será baseado no processo de 5 nanômetros da TSMC — que também produzirá novos processadores da série Ryzen com nova litografia — e processo de 6 nanômetros para as plataformas com múltiplos chips.

Como é tradicional na arquitetura RDNA, cada unidade de execução terá dois Shader Engines (SEs) com dois Shader Arrays (SAs) que, por sua vez, levarão 5 WGPs (Workgroup Processors, unidade da AMD que substitui a contagem de CUs). Esse conjunto oferece 5.120 núcleos em cada chiplet, isto é, traz um total de 10.240 núcleos.


O Navi 32 será conectado ao conjunto de GCDs com a nova geração da Infinity Fabric, interface de conexão dos componentes da AMD, responsável pela latência continuamente reduzida ao longo das gerações. A GPU contará com até 384 MB em Infinity Cache e três conexões com a memória com interface de 192 bits.

Esse hardware deve equipar a linha Radeon RX 7700 com ganhos de desempenho expressivos em comparação às placas atuais. A potência deve aumentar de 230 watts para até 300 watts. Um recente vazamento que detalha a série 40 da NVIDIA GeForce reforça esse rumor.

AMD Navi 33

O AMD Navi 33 deve compor o segmento de entrada das futuras placas de vídeo. Com die também semelhante ao atual chip top de linha e baseada no processo de 6 nanômetros da TSMC, a GPU contará com 2 Shader Engines com 2 Shader Arrays cada que, por sua vez, carregarão 5 WGPs (20, no total).


O conjunto equipará as placas Radeon RX 7600 com até 5.120 núcleos — contagem equivalente à RX 6900 XT, atual modelo high-end da série 6000 com GPU Navi 21 — que oferecerão 256 MB de Infinity Cache.

Os chips terão duas conexões com a memória, com interface de 128 bits, que deve tornar o desempenho do modelo de entrada superior à RX 6800 com TDP de 200 watts.

No geral, espera-se que os chips com a terceira geração do “DNA da Radeon” ofereça — coincidentemente ou não — performance triplicada em comparação à RDNA 2, que já conta com variantes avançadas para o público profissional com opções de até 32 GB de memória GDDR6. Rumores afirmam que esse hardware terá desempenho superior às futuras placas da NVIDIA.


4

Comentários

AMD Radeon RX 7000: GPUs Navi 32 e 33 são detalhadas com até 10.240 núcleos em novo rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2