LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

RTX 4000? GPU Nvidia GeForce "Lovelace" de 5nm tem detalhes divulgados em vazamento

30 de dezembro de 2020 6

Depois de críticas pela evolução limitada que ofereceu com sua linha GeForce RTX 2000, a Nvidia impressionou entusiastas ao trazer sua família RTX 3000, baseada na arquitetura Ampere de 8nm. Tendo como chip mais poderoso o GA102, com nada menos que 10.496 núcleos CUDA, a nova geração de GPUs conseguiu compensar sua antecessora com ganhos entre 60% e 100% de desempenho.

Enquanto esperamos um aumento no estoque da linha RTX 3000, além de seu lançamento nos notebooks, a Nvidia já pode estar preparando sua próxima geração de placas de vídeo, conforme afirma o respeitado leaker kopite7kimi. Em seu Twitter, kopite comparou o atual GA102 com o AD102, dando detalhes de sua estrutura, que seria significativamente maior.

O site 3DCenter partiu desse princípio e listou as possíveis especificações da nova GPU, sendo basicamente reforçados pelo leaker. Ao que parece, o AD102 deve trazer configurações ainda mais impressionantes, incluindo o equivalente a 18.432 núcleos CUDA, quase o dobro da RTX 3090, além de algo em torno de 66 TFLOPs, contra os 35 TFLOPs da geração Ampere.

O leaker também cita um cache L2 maior, o que indica uma mudança completa de arquitetura, que dessa vez deve se chamar Lovelace, em referência à matemática britânica e primeira programadora da história, Augusta Ada Byron King, mais conhecida por Ada Lovelace.

Filha do poeta Lord Byron, Ada Lovelace foi responsável por propor um novo uso para a Máquina Analítica do matemático Charles Babbage, tendo desenvolvido o primeiro algoritmo do mundo e, portanto, sendo considerada como a primeira programadora. Seus avanços no ramo da matemática e computação aconteceram quase 50 anos antes do computador de uso geral desenvolvido por Alan Turing para quebrar o sistema de criptografia nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

Durante a GTC 2018, a Nvidia exibiu uma imagem com os heróis da Ciência, possíveis nomes de suas futuras arquiteturas.

O uso do nome Lovelace não apenas segue a agenda da Nvidia de nomear suas arquiteturas em homenagem a grandes cientistas, como ainda pode ter recebido um teaser durante a apresentação da fabricante na GTC 2018. Uma imagem divulgada pela empresa mostra os grandes heróis da Ciência, sendo Turing, da linha RTX 2000, um deles, além de Lovelace e outros possíveis nomes de futuras arquiteturas.

Por fim, a expectativa é que a arquitetura Lovelace seja baseada no processo de 5nm, como já indicam múltiplos rumores, mas ainda não se sabe se a Nvidia seguirá utilizando tecnologia da Samsung, ou se voltará para a TSMC. No entanto, é mais provável que a companhia continue com sua parceria com a sul-coreana, considerando a agenda superlotada da fundição taiwanesa.

Apesar de tudo, ainda vale tomar essas informações como fortes rumores. Por mais que kopite7kimi tenha um excelente histórico de vazamentos, múltiplos fatores podem variar até que a próxima geração de GPUs da Nvidia seja anunciada, desde problemas no mercado até mesmo mudanças internas para evitar novos vazamentos, algo já realizado no passado. A suposta arquitetura Lovelace deve ser anunciada apenas em 2022.


6

Comentários

RTX 4000? GPU Nvidia GeForce "Lovelace" de 5nm tem detalhes divulgados em vazamento
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas