LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após reclamações, Google defende o Android 12 e explica porquê inseriu o atalho 'Internet'

26 de outubro de 2021 17

Apresentado oficialmente há pouco tempo com os novos aparelhos da linha Pixel 6, o Android 12 foi lançado com várias novidades e alterações na interface, incluindo a implementação do Material You, modo que ajusta as cores do sistema de acordo com o papel de parede usado no aparelho.

Além dessa novidade, o Google também alterou a disposição e função de alguns botões presentes na barra de notificações do Android, gerando uma série de reclamações por parte dos clientes da empresa.

A mudança em questão é a implementação de um novo atalho que unifica na barra de configurações do Android 12 as funções de Wi-Fi e rede móvel, que na geração anterior do sistema — e em todas as outras poderiam ser acessados individualmente, isto é, permitindo ativar ou desativar essas conexões de forma independentes.

Chamado de 'Internet', o novo botão inserido no sistema direciona os usuários para uma janela que permite efetuar algumas configurações rápidas no Wi-Fi e rede, não sendo tão prático quanto a versão anterior desse recurso, causando certa revolta entre as pessoas que estão mais habituadas com a antiga interface e disposição dos atalhos.

Atalho 'Internet' no Android 12. (Foto: Reprodução/Suporte do Google).

Para o Google, a adição dessa etapa adicional tem como objetivo "promover uma experiência de uso mais intuitiva para os usuários", além de evitar que os usuários que desativam o Wi-Fi e usam apenas os dados móveis esqueçam de alternar entre as redes e tenham um consumo excessivo de internet da operadora.

Essa informação foi reiterada pelo desenvolvedor em sua página oficial de suporte, informando que "em nossos estudos com usuários, descobrimos que a maioria dos usuários desativa o Wi-Fi para forçar a conexão do celular com redes móveis".

Isso [ativar os dados móveis] geralmente é feito em resposta a uma conexão Wi-Fi ruim e à falta de uma forma alternativa de fazer com que o telefone se conecte explicitamente à operadora do usuário. Os usuários que desligam o Wi-Fi frequentemente se esquecem de ligá-lo novamente, resultando em um possível uso excessivo de dados móveis. Nossa pesquisa mostrou que isso tem sido um problema para os usuários, então tomamos a decisão de resolver isso com este lançamento.

Com as mudanças que estamos fazendo, os usuários com problemas de conexão Wi-Fi podem simplesmente passar a usar sua operadora com dois toques rápidos."

Google

Indo mais além, a empresa não descartou a possibilidade de implementar alterações nesse atalho em próximas atualizações do Android, indicando que não deve voltar a usar o visual antigo, mesmo com as reclamações dos usuários que estão testando o Android 12.

Veja também


17

Comentários

Após reclamações, Google defende o Android 12 e explica porquê inseriu o atalho 'Internet'
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas