LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12: dispositivo continua banido em regiões da França mesmo após atualização

27 de outubro de 2023 97

Atualização (27/10/2023) - HA

A Apple lançou uma atualização de software para usuários do iPhone 12 na França que faria a correção dos níveis de radiação do aparelho para cumprir as autoridades regulatórias. Ainda assim, de acordo com a ANFR, órgão governamental de regulamentação do país, o modelo 6.1 lançado em 2020 continua proibido em algumas regiões.

O comunicado de imprensa divulgado pelo AppleInsider afirma que a proibição persistiu em "departamentos estrangeiros". O termo é usado para rotular áreas fora das fronteiras da França e, no total, existem 13 deles no mundo. No entanto, o comunicado de imprensa menciona que a ANFR só manteve a proibição do iPhone 12 em cinco deles: Guadalupe, Guiana, Martinica, Mayotte e Reunião.


A Apple planeja uma atualização futura nesses cinco territórios e espera-se que seja lançada até o final do ano.

Nenhuma evidência prova que as ondas de rádio dos smartphones tenham um impacto adverso na saúde humana durante o uso prolongado, já que mesmo a investigação da OMS não revela efeitos secundários.

Como o aviso foi emitido à Apple por volta do lançamento do iPhone 15, a empresa não teve escolha a não ser cumpri-lo, com o órgão regulador colocando um escrutínio extra sobre eles, trazendo mais problemas para a empresa.

Atualização (11/10/2023) - RS

O problema de excesso de radiação emitido pelo iPhone 12 parece finalmente ter se resolvido com a última atualização do aparelho, aprovada pela França. Agora, a própria Apple resolveu dar algumas explicações sobre como conseguiu solucionar a situação envolvendo o seu celular.

A seguir, você confere um resumo divulgado pela empresa sobre o assunto:

O iOS 17.1 inclui uma atualização para o iPhone 12 para usuários na França para acomodar este protocolo de teste específico que requer energia reduzida quando estiver fora do corpo em uma superfície estática

O iPhone 12 não aumentará mais a potência permitida quando o estado fora do corpo for detectado, como quando estiver sentado sobre uma mesa. Como tal, em áreas de cobertura onde o sinal celular é baixo, esta alteração na potência de transmissão da antena pode resultar num desempenho celular ligeiramente inferior em certos casos de utilização fora do corpo. Não se espera que a grande maioria dos usuários perceba qualquer impacto


Para relembrar, a França chegou a proibir a venda do iPhone 12 devido ao excesso de radiação. A situação chamou tanto a atenção que até mesmo a Bélgica ficou de analisar o cenário após esse problema vir a tona, o que poderia ter gerado até mesmo um recall dos aparelhos.

A Apple acabou lançando uma atualização recentemente para contornar esse problema e de acordo com suas explicações, isso será incluído no iOS 17.1 quando ele estiver disponível de forma estável no aparelho. Neste momento, o sistema ainda está na fase de testes.

Com a aprovação da França, o modelo pode continuar sendo vendido normalmente nas lojas.

Veja também: o teste do DxOMark que avaliou o iPhone 15 Pro Max como o melhor celular para selfies atualmente.

Atualização (29/09/23) - JB

Em comunicado oficial liberado nesta sexta-feira, as autoridades francesas aprovaram a atualização liberada para a Apple para o iPhone 12.

Segundo testes realizados em laboratórios credenciados, o update foi capaz de limitar a emissão de radiação do aparelho, fazendo com que ele opere dentro dos limites estabelecidos pela legislação da União Europeia.

Com isso, a Agência Nacional Francesa de Frequências (ANFR) disse que o iPhone 12 pode voltar a ser vendido nos canais oficiais e também em outros varejistas.

Além disso, também foi revogada a nota que previa um possível recall de todos os iPhone 12 vendidos na França, algo que certamente causaria um sério problema para a Apple.

Contudo, ainda não está claro se a Apple liberará esse update para outros países fora da União Europeia. Isso porque a empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Atualização (26/09/23) - JB

França testa atualização do iPhone 12 que busca reduzir radiação emitida pelo aparelho

O governo da França confirmou que começou a testar a atualização de software que a Apple liberou para conter o excesso de radiação emitida pelo iPhone 12. A informação foi divulgada pelo Ministério de Tecnologia do país.

Com isso, o país quer certificar que o aparelho agora se encontra dentro dos limites aceitáveis na União Europeia.

Contudo, enquanto o teste não for certificado por agências independentes, a venda do iPhone 12 permanece suspensa.

Além disso, o governo francês também não descarta a convocação de um recall de todos os iPhone 12 já vendidos caso o problema não seja solucionado de forma satisfatória.

Por outro lado, a Apple diz que seus testes internos comprovaram a eficácia do update, restando apenas ao público francês aguardar o desenrolar da disputa.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Atualização (17/09/2023) - por DT

Apple iPhone 12 terá atualização de software na França após alerta de radiação

A Apple anunciou que vai lançar uma atualização de software para o iPhone 12 na França após as autoridades locais emitirem um alerta de radiação para os dispositivos. A medida foi adotada pela empresa para tentar reverter a proibição da venda dos aparelhos no país.

A Agência Nacional Francesa de Frequências (ANFR) anunciou na última quarta-feira (13) que iria “retirar o iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro de 2023 após o limite da Taxa de Absorção Específica (SAR) para este modelo ter sido excedido".

"Emitiremos uma atualização de software para usuários na França para acomodar o protocolo usado pelos reguladores franceses. Esperamos que o iPhone 12 continue disponível na França. Isto está relacionado com um protocolo de testes específico utilizado pelos reguladores franceses e não com uma preocupação de segurança."

Afirmou a Apple em comunicado


Vale lembrar que a Apple negou a alegação ANFR e apresentou documentações que atestam a segurança dos aparelhos da linha. Porém, documentos divulgados por uma reportagem da Bloomberg apontam que a Maçã sabia do excesso de radiação do iPhone 12.

Além disso, a reportagem diz que a Apple orientou seus funcionários a não comentarem nada quando questionados sobre o assunto. Os colaboradores também foram instruídos a rejeitar os pedidos dos clientes para devolver ou trocar o aparelho.

Sobre o anúncio do update de software para os smartphones, a ANFR comentou que “está se preparando para testar rapidamente esta atualização”. Caso o iPhone 12 seja aprovado nesse novo teste, a França deve acabar com a proibição da venda do modelo no país.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que vai apurar se o nível de radiação emitida pelo iPhone 12 está de acordo com as normas brasileiras, que seguem o mesmo limite determinado na Europa, é bom destacar.

Diante disso, é possível que a mesma atualização lançada na França seja liberada também em outros países, ou até globalmente. Após o alerta francês, a Bélgica e outras nações também estudam proibir venda do iPhone 12 por excesso de radiação.

Enquanto outros países europeus começam a seguir a decisão da França, a Apple agora tem outro problema para resolver no campo das relações-públicas.

Isso porque a Bloomberg revelou que a empresa já sabia do excesso de radiação emitido pelo iPhone 12 e permaneceu em silêncio sobre o assunto.

Além disso, fontes dizem que a direção da empresa ainda orientou seus funcionários a permanecerem calados quando questionados sobre o assunto.

A Apple indicou que todos devem usar a mesma resposta padrão: "não temos nada para compartilhar".
Imagem/reprodução.

Outra decisão da empresa de Cupertino envolve uma orientação para que suas lojas recursem qualquer substituição ou devolução do iPhone 12 comprado fora da janela de duas semanas. Ou seja, fora do prazo legal do "direito de arrependimento".

Como esperado, por enquanto a Apple não emitiu um posicionamento oficial sobre o assunto. Em manifestações anteriores, a empresa ressaltou que o iPhone 12 é seguro e que passou por diversos testes de segurança.

Contudo, as explicações da empresa não foram suficientes. A Bélgica resolveu submeter o iPhone 12 a novos testes para verificar se ele excede o limite aceitável de radiação.

Caso o resultado dê positivo, o governo pode seguir a França e proibir a venda, além de exigir um recall de todos os modelos em circulação. Ou seja, a Apple ainda tem muita dor de cabeça pela frente.

Veja mais

O Apple iPhone 12 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.177. Para ver as outras 19 ofertas clique aqui.
(atualizado em 12 de agosto de 2025, às 11:00)

97

Comentários

iPhone 12: dispositivo continua banido em regiões da França mesmo após atualização
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2