LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MacBook Air M3: Apple finalmente corrigiu problema no SSD, segundo desmontagem do iFixit

13 de março de 2024 6

A Apple lançou uma nova geração do MacBook Air de 13 e 15 polegadas com grande ênfase para o novo processador Apple M3. No entanto, a fabricante deixou de comentar sobre uma importante mudança no hardware que pode impulsionar o desempenho dos notebooks, conforme revelado por um vídeo de desmontagem do iFixit nesta quarta-feira (13).

A empresa de reparos de dispositivos eletrônicos publicou um vídeo que mostra o processo de desmontagem do MacBook Air com M3 em sua versão com armazenamento de 256 GB, e um detalhe que pode ser observado é a presença de dois chips de SSD — corrigindo uma das piores desvantagens do MacBook Air com M2.

Acima, placa-mãe do MacBook Air M3 com duas unidades de SSD, cada uma com 128 GB; abaixo, placa-mãe do MacBook Air M2 com um único SSD de 256 GB (Imagens: iFixit)

Para entender o problema, voltemos a junho de 2022, mês em que era lançado o MacBook Air com M2. Havia muita expectativa em torno desse notebook por trazer a segunda geração do processador baseado em Arm da Apple, contudo, muitos usuários acabaram desapontados com a versão de entrada (com armazenamento de 256 GB).

O problema estava no próprio sistema de armazenamento. Na versão mais barata do notebook, a fabricante optou por utilizar um único chip de memória de 256 GB em vez de dois chips de 128 GB — como fazia no MacBook Air com M1, lançado em 2020. Isso causou grande limitação em sua velocidade de leitura e gravação do dispositivo.

Já versão de 512 GB do MacBook Air com M2 contava com duas unidades de SSD — cada uma com 256 GB — o que permitia que o notebook apresentasse velocidades de leitura e gravação significativamente mais rápidas.

Por esse motivo, o problema de desempenho era limitado à versão mais barata do notebook, o que gerou uma onda de críticas. A Apple defendia que o salto de desempenho do processador M2 “compensaria” o engasgo do SSD, mas isso não foi suficiente para abrandar as críticas, e parece que a empresa finalmente acatou ao desejo dos usuários.

Conforme observado no vídeo do iFixit com o MacBook Air com M3, a versão de entrada conta com duas unidades de SSD de 128 GB. Testes realizados pelo canal Max Tech do YouTube indicam que, ao transferir um arquivo de 5 GB, o modelo com M3 com 8 GB de RAM e SSD de 256 GB tem gravação 33% mais rápida que seu equivalente com M2.

Apesar da mudança no sistema de armazenamento, o MacBook Air com M3 tem construção idêntica às versões com M2. Isso significa que os técnicos de reparo acostumados com os modelos antecessores não terão problemas ao fazer manutenção desses dispositivos — isto é, desde que sejam autorizados pela Apple.

O MacBook Air com M3 já está disponível em suas versões de 13 e 15 polegadas com preços sugeridos a partir de R$ 12.499 no Brasil.

Ofertas em MacBook

6

Comentários

MacBook Air M3: Apple finalmente corrigiu problema no SSD, segundo desmontagem do iFixit
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista