LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple M3 Max: processador tem mudança que dá pistas sobre futuro Mac com M3 Ultra

28 de março de 2024 3

O M3 Max é o processador de última geração mais poderoso da Apple, estando presente nos modelos mais potentes (e caros) do MacBook Pro. Apesar de seu altíssimo desempenho, ainda há espaço para o lançamento do M3 Ultra, que deve ser utilizado nos desktops mais velozes da marca — Mac Studio e Mac Pro — sucedendo ao M2 Ultra.

Na quarta-feira (28), Vadim Yuryev, apresentador do canal Max Tech no YouTube, comentou sobre algumas características do M3 Max que dão pistas sobre o que podemos esperar do M3 Ultra. De acordo com o especialista, é possível que a próxima geração do chip mais poderoso traga mudanças significativas em comparação com o M2 Ultra.

M3 Max não possui interconexão UltraFusion (Imagem: @techanalye1/X)

Conforme observado por Yuryev, o M3 Ultra pode ser projetado como um chip único em vez de utilizar duas matrizes do M3 Max. Para contextualizar, a Apple criou o M1 Ultra e M2 Ultra ao combinar duas unidades do M1 Max e M2 Max, respectivamente, a partir de uma tecnologia chamada de “UltraFusion”.

Para isso, o M1 Max e M2 Max possuem conectores específicos que permitem “fundir” duas unidades dos chips em um único processador. O M2 Ultra possui exatamente o dobro de núcleos de CPU, GPU e NPU do M2 Max, além de ter capacidade de memória unificada duas vezes maior — afinal, é apenas a combinação de duas unidades do M2 Max.

Curiosamente, o M3 Max não possui os mecanismos necessários para a interconexão UltraFusion, o que poderia significar que o M3 Ultra, pela primeira vez, seria um processador com especificações próprias — e não apenas uma dupla de matrizes do M3 Max.

Isso permitiria que a Apple criasse um design específico para o M3 Ultra, a fim de torná-lo mais adequado para as cargas de trabalho mais intensas, como edição de vídeos em altíssima resolução e aplicações de inteligência artificial.

A empresa poderia, como exemplo, deixar de utilizar os núcleos de eficiência em favor de um design totalmente composto por núcleos de desempenho na CPU, além de aumentar a quantidade de núcleos de GPU e Neural Engine.

M3 Ultra pode complementar portfólio de chips da Apple em 2024 (Imagem: Apple)

Ainda há poucas informações quanto à ficha técnica do M3 Ultra, mas rumores anteriores indicam que o processador será fabricado com o processo N3E da TSMC (classe de 3 nanômetros). Essa é a mesma litografia que supostamente será utilizada para produzir os chips do iPhone 16 e iPhone 16 Pro, previstos para setembro de 2024.

É esperado que o M3 Ultra seja anunciado em breve como o processador mais poderoso da Apple. Uma das possibilidades é que o chip seja revelado durante a WWDC de 2024, marcada para 10 de junho, que também deve servir como palco de apresentação de uma nova geração do Mac Studio, além do iOS 18 e macOS 15.

Veja mais!


3

Comentários

Apple M3 Max: processador tem mudança que dá pistas sobre futuro Mac com M3 Ultra
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista