
Curiosidade 03 Jan
A Steam anunciou o Família Steam, unificando os antigos recursos do ‘Compartilhamento de Biblioteca Steam’ e o ‘Modo Família do Steam’. Com ele, é possível compartilhar sua biblioteca de jogos com membros da sua família e realizar medidas de controle parental.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como criar uma família (ou se unir a uma) e os detalhes de como jogar usando a biblioteca compartilhada.
Como mencionado, o Família Steam unifica recursos que já existiam e adiciona novas funcionalidades às opções de compartilhamento e controle parental da plataforma.
Com ele, até 6 membros podem compartilhar suas bibliotecas Steam. Isso é, se você é membro de uma família, poderá acessar qualquer jogo elegível da biblioteca dos outros membros, e vice-versa. Embora compartilhados, os jogos serão acessados de forma individual, onde cada conta mantém seu próprio progresso.
A seguir, confira como criar uma Família Steam e os detalhes do recurso:
Depois de adicionar os membros desejados à família, eles precisarão responder a notificação do Steam e confirmar a aceitação do convite através do e-mail.
Você pode navegar pelos menus do “Gerenciamento da família” para explorar as opções de compartilhamento disponíveis.
Em “Biblioteca”, é possível ver a lista completa de títulos à disposição no compartilhamento, unindo as bibliotecas de todos os membros. Como mencionado, embora esses games sejam compartilhados, os jogos serão acessados de forma individual, onde cada conta mantém seu próprio progresso.
Mas há uma limitação: cada cópia de jogo só pode ser jogada por um único membro da família por vez. Para que dois ou mais membros joguem um mesmo jogo ao mesmo tempo, o grupo familiar precisa ter duas ou mais cópias do mesmo game.
Mas essa limitação só ocorre para um mesmo título. Os membros da família podem jogar outros jogos de uma mesma biblioteca mesmo se o titular estiver jogando um outro game.
Como exemplo, suponha que Pedro está jogando The Witcher 3 de sua biblioteca. Isso não impede que Mariana jogue Portal 2 e que João jogue FIFA 25, também disponíveis na mesma biblioteca. No entanto, o titular sempre tem prioridade sobre os jogos. Assim, se Pedro decidir parar de jogar The Witcher 3 para iniciar Portal 2, a sessão de Mariana será interrompida.
E for falar nisso, a titularidade dos jogos permanece com quem os comprou e cada novo título é adicionado à coleção individual do comprador. Então, se você sair de uma família ou for removido, os jogos comprados na sua conta permanecerão como seus.
O Steam define que o recurso é voltado para membros próximos de uma família que vivem em uma mesma residência. É importante que você convide apenas pessoas de confiança para o seu grupo, já que fraudes e trapaças cometidas em um jogo compartilhado podem revogar seus direitos em Famílias Steam e podem fazer com que sua conta seja banida.
É possível sair de uma família e expulsar membros. Ao sair de uma família, os adultos precisarão esperar um ano (contando a partir de quando entraram na família anterior) para criar ou entrar em outra família. Crianças, por outro lado, não podem sair de uma família por conta própria, tendo que ser removidas por um adulto.
E por falar em crianças, é possível restringir quais jogos elas podem jogar através dos controles parentais do recurso – mas isso é assunto para um outro tutorial. Ao convidar uma pessoa para sua família, caso exista expectativa de usar os controles parentais para limitar quais jogos essa conta poderá jogar, por quanto tempo e quando, convide-a como uma criança. Caso o contrário, convide-a como adulto.
Para sair de uma família, basta acessar o mesmo menu de “Gerenciamento da família”, clicar sobre o retângulo do seu usuário e clicar em “Sair da família”. Para expulsar algum membro, o passo a passo é o mesmo, mudando apenas o final: clique em “Remover membro”.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários