LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conheça o plano da NASA para salvar a Terra de uma colisão com asteroides [vídeo]

06 de julho de 2017 14

Não é raro astrônomos se preocuparem com a possibilidade de um asteroide se chocar com a Terra. Claro, nenhuma das previsões anteriores se concretizou, e por isso ainda estamos aqui sãos e salvos, mas eventualmente o risco pode ser grande o suficiente para nos ameaçar. A NASA então preparou um plano que pode salvar o planeta de um possível impacto.

Basicamente, ideia consiste em enviar uma nave para se chocar contra a ameaça espacial e tirá-la de sua trajetória mórbida contra nosso lar. Agora, o passo seguinte é o desenvolvimento de uma missão de testes, que se chamará DART (Double Asteroid Redirection Test).

Inicialmente, o alvo desse teste será uma dupla de asteroides chamados Didymos A e B, que se aproximarão da Terra em 2022, e novamente em 2024. A técnica que será usada no DART é chamada pela NASA de "técnica do pêndulo cinético". Significa esmagar a espaçonave no asteroide com força o suficiente para redirecioná-lo - claro, não sobrará nada da nave em questão.

Como mostra o vídeo, o DART será lançado, voará rumo aos asteroides e vai mirar no menor deles. "Então, a nave espacial de tamanho de uma geladeira atingiria a pedra menor a uma velocidade cerca de nove vezes mais rápida do que uma bala, aproximadamente 3,7 milhas por segundo (6 quilômetros por segundo)", observa a NASA.

Então, os cientistas da Terra poderiam observar o asteroide para ver como sua órbita mudou. Se o DART for bem sucedido, poderá se tornar o modelo para lidar com asteroides realmente ameaçadores. Os astros Didymos passarão bem perto do planeta mas aparentemente não oferecem um risco real de colisão.


14

Comentários

Conheça o plano da NASA para salvar a Terra de uma colisão com asteroides [vídeo]
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista