LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Nexus 6P e 5X ficam na história por nomes e novos rumos do Google

22 de janeiro de 2019 12

Com fim anunciado desde novembro do ano passado, os smartphones Nexus 6P e 5X tiveram seu suporte encerrado de forma oficial pelo Google nesta segunda-feira (21). Apesar de serem descontinuados pela gigante de Mountain View, os modelos continuarão em funcionamento e entram para a história por algumas características marcantes.

Desde suas nomenclaturas até novos recursos implantados, a coluna Detetive TudoCelular separou os destaques e curiosidades dos dois últimos aparelhos da linha Nexus lançados pelo Google. Confira:

Significado das letras

Diferente dos antecessores diretos, os dois últimos dispositivos Nexus possuem nomes curiosos, ao apresentar letras acompanhando os números. No caso do 5X, fabricado em parceria com a LG, o “X” simboliza o núcleo do programa “Nexus”.

A letra já havia aparecido em diversas imagens que representavam a iniciativa. Além disso, mostra que a intenção do Google foi fazer um aparelho voltado a desenvolvedores, com preço reduzido.

Já a presença do “P” no aparelho produzido em um acordo com a Huawei significa “Premium”. Ou seja, ele teria os principais recursos e uma qualidade maior que o outro modelo.

Nexus 6P e o corpo metal

O smartphone mais sofisticado Nexus 6P inaugurou uma tendência entre os aparelhos do Google: o corpo totalmente em metal. Até o próprio 5X, materiais comuns eram usados em aparelhos da gigante de buscas.

A mudança chegou no modelo da Huawei e se estendeu até a segunda geração de smartphones da linha Pixel. Somente foi trocado por apenas vidro no Google Pixel 3.

Recursos que viraram tendências

Os aparelhos Nexus 6P e 5X foram os primeiros do Google a contar com alguns recursos que estão presentes até os dias atuais nos celulares. Um dos principais é o leitor de digitais. Já pretendido desde o Nexus 5, o sensor biométrico chegou na tampa traseira e seguiu na mesma posição na série Pixel. Ele tinha capacidade de 600 milissegundos para reconhecer o usuário.

Outra novidade que os dois últimos modelos da linha Nexus apresentavam de diferente dos antecessores era a presença do conector USB Tipo-C. Ele permite altas taxas de transferência de dados e também fazem parte da maioria dos principais tops de linha das fabricantes até hoje.

Por outro lado, uma das principais ausências sentidas pelos usuários foi a falta de suporte ao carregamento sem fio. Uma das justificativas era o tempo que levaria para carregar toda a bateria sem precisar de cabos, uma vez que o USB-C já permitia o carregamento rápido.

Você se lembra de mais alguma curiosidade relacionada aos modelos Nexus 6P e 5X? Possui alguma história específica com esses aparelhos? Relate para a gente no espaço abaixo.

  • O Huawei Nexus 6P ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG Nexus 5X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

Detetive TudoCelular: Nexus 6P e 5X ficam na história por nomes e novos rumos do Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista