LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Fotos: como reativar o backup automático de imagens do WhatsApp e de outros apps

01 de julho de 2020 12

Atualização em 01/07/2020 por BB

Na última segunda-feira, 29 de junho, o Google decidiu desativar o backup automático das fotos e vídeos recebidos por meio de aplicativos terceiros, como WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger e Twitter, por exemplo.

A decisão foi tomada para reduzir o tráfego de dados no app durante a pandemia do novo coronavírus, já que aumentou o número de envios de arquivos de mídia nos mensageiros neste período.

No entanto, essa alteração não é algo definitivo e, também, pode ser alterada manualmente pelo usuário a qualquer momento. Dessa forma, é possível reativar o salvamento automático das imagens recebidas na nuvem do aplicativo do Google.

O procedimento para isso, na verdade, é bem simples. Basta abrir o app Google Fotos e clicar no ícone com sua foto, no canto superior direito. Após isso vá para a opção “Configurações do Google Fotos e na sequência clique em Backup e Sincronização. O aplicativo vai abrir uma nova janela de opções e a última delas deverá ser “Fazer backup das pastas do dispositivo”. Abrindo essa opção aparecerão todas as pastas de imagens salvas por aplicativos terceiros ou criadas pelo próprio usuário.

Ao final da linha de cada pasta há um “toggle” para ativar e desativar a sincronização. A partir de então é só selecionar as pastas desejadas para reativar o backup das imagens de cada uma delas. As pastas que estiverem com essa “chave” em azul já estão com o backup automático ativado.

Vale destacar que o Google Fotos precisa estar em sua última versão disponível, portanto vá para o Google Play Store para garantir que ele esteja atualizado corretamente.

Texto original em 29/06/2020:

Mudanças chegando: Google Fotos deixará de fazer backup automático de certos apps

Cada vez mais novidades estão chegando ao serviço de armazenamento de imagens do Google: o Fotos. Na semana passada já noticiamos que ele ganhou diversas melhorias de interface e algumas funcionalidades novas. Agora mais refinamentos estão sendo feitos para otimizar a forma como essas mídias são mostradas e como o aplicativo interage com outros no celular.

A novidade vai mudar algumas coisas principalmente para novos usuários ou para aqueles que instalarem o aplicativo pela primeira vez em um celular. Isso porque a uma funcionária do Google anunciou hoje que o Fotos vai deixar de fazer backup de imagens de pastas de certos aplicativos. Os usuários serão notificados a respeito dessa mudança quando ela começar a valer em seus celulares.


Segundo ela, a decisão foi justificada da seguinte forma:

"Devido a COVID-19, as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos. Para salvar banda de Internet, o backup e a sincronização foram desligados para pastas de dispositivos criadas por aplicativos de mensagens como WhatsApp, Messages e Kik."

A mensagem ou o fórum de ajuda do aplicativo não detalham especificamente, mas Mishaal Rahman do fórum XDA diz que os seguintes aplicativos não terão mais backup automático no Google Fotos:

  • Facebook
  • Helo
  • Instagram
  • Linha
  • Mensagens
  • Messenger
  • Snapchat
  • Twitter
  • Viber
  • Whatsapp

Vale dizer que imagens e vídeos com backup no serviço não serão apagados ou afetados, caso deseje você pode simplesmente reabilitar a cópia automática deles de forma manual. Vale dizer que outros aplicativos já adotaram medidas semelhantes anteriormente, como o YouTube, a Netflix e o Instagram, que reduziram a qualidade dos seus vídeos para evitar sobrecarga de tráfego na rede.

Google Fotos

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


12

Comentários

Google Fotos: como reativar o backup automático de imagens do WhatsApp e de outros apps
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista