LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IO21: Google Maps priorizará rotas com menor poluição de carbono e ganha recursos em IA

18 de maio de 2021 0

Durante o evento I/O 2021, o Google anunciou mudanças no comportamento do Maps em modo de navegação on-line. Após diversos recursos serem desenvolvidos à luz do coronavírus, o aplicativo irá priorizar as rotas com menor emissão de carbono com base em monitoramento de tráfego e características das rodovias.

Esse modelo de roteamento já vinha sendo experimentado desde o fim de março, mas a empresa ressalvou durante o evento que uma parcela mais massiva de usuários poderão se beneficiar com o novo recurso dentro dos próximos meses.

Rotas mais sustentáveis podem reduzir o consumo de combustível e emissão de gases do efeito estufa.

As rotas ecológicas serão calculadas através de insights do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA para promover menor consumo desnecessário de combustível, utilizando parâmetros como inclinação da rodovia, congestionamento e outros fatores que podem levar o motorista a permanecer no trânsito por mais tempo e, consequentemente, gerar mais poluição.

Para oferecer mais possibilidades ao usuário, as rotas com menor emissão de monóxido de carbono terão seu tempo estimado de chegada ao destino (ETA) comparado às rotas tradicionais para que mais de uma opção de caminho seja fornecida. Utilizando modelos de aprendizagem da máquina, o Google Maps optará pelos modos preferidos automaticamente.

A integridade do usuário também foi abordada pela atualização do aplicativo — um modo de "rota segura" que poderá identificar as condições do caminho e analisará possibilidades de acidente devido a condições climáticas, tráfego mais denso e outros fatores perigosos.

Modo de roteamento seguro analisará chances de "freagem repentina" e poderá evitar acidentes.

As aplicações de inteligência artificial também serão destacadas no futuro do aplicativo de navegação e mapas. Mais de cem novos recursos baseados em IA foram implementados apenas este ano no Google Mapas, conforme apontou Elizabeth Reid, engenheira de software do Google, durante a transmissão.

Em destaque, o Live View combina essa ferramenta com a realidade aumentada (AR) para melhor orientação do usuário. Esse modo também apresentará novidades que facilitam a navegação. Agora, será possível acessá-lo diretamente através do mapa, que também exibirá informações sobre os estabelecimentos ao redor, como avaliações e fotos de clientes.

Outras novidades incluem a visão mais detalhada dos mapas com imagens de satélite. Ao longo deste ano, o recurso estará disponível em cinquenta novas cidades até o final do ano, incluindo São Paulo e outras grandes metrópoles.

O aplicativo também será capaz de destacar estabelecimentos próximos com base no horário em que se está navegando através do Google Mapas. Desta forma, se o usuário abrir o aplicativo pela manhã, serão destacados os lugares que oferecem refeições matinais, da mesma forma que destaca restaurantes no horário do almoço.

Estes são, além de poucos exemplos das diversas aplicações da inteligência artificial do Google em seu ecossistema, algumas das novidades que a gigante de Mountain View apresentou durante seu evento. Em conjunto, novas informações sobre o Android 12 e seus aplicativos foram cedidas.


0

Comentários

IO21: Google Maps priorizará rotas com menor poluição de carbono e ganha recursos em IA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2