LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Endless Dungeon é a mistura do Roguelite com Tower Defense! Preview

29 de março de 2023 0

Com lançamento previsto para maio deste ano, Endless Dungeon é o mais novo projeto do estúdio Amplitude, conhecido por jogos como Humankind, Endless Legend, Endless Space e Dungeons of the Endless. O título será publicado pela Sega.

Chegando como o mais novo capítulo da saga Endless, Endless Dungeon mescla muito da expertise do estúdio e conceitos pré-estabelecidos em uma aventura espacial eletrizante.

O TudoCelular teve a chance de experimentar o título antecipadamente e iremos com partilhar nossas primeiras impressões.

O mundo de Endless Dungeon

Podendo viver a aventura sozinho ou com amigos em modo cooperativo, Endless Dungeon nos apresenta um mundo conhecido como Galaxy, cujas principais instalações foram construídas por criaturas divinas conhecidas como Endless.

Na trama, estamos presos em uma das estações espaciais construídas pelos Endless e seu objetivo é chegar ao núcleo da nave para escapar das criaturas alienígenas que infestaram o local.

Por algum motivo, os protagonistas se tornam "imortais", mas sempre que eles morrem, são levados de volta ao Saloon, um bar que serve como hub central para as diferentes fases do jogo.

E como funciona essa mistura de estilos de jogo?

Como sabemos, os jogos no estilo de Tower Defense implicam no posicionamento de armadilhas e outros tipos de defesas para impedir que os inimigos cheguem até seu personagem ou um local que pertence a você.

Em Endless Dungeon isso não é diferente, contudo, além de poder posicionar suas defesas, seu personagem também conta com armas e habilidades próprias, que servem para ajudar no combate às hordas de inimigos.


Somado a isso temos o fator roguelite, que semelhante a jogos como Hades, faz com que você perca algumas de suas habilidades e melhorias ao ser sobrepujado pelos inimigos, sendo levado de volta ao início da fase, que nesse caso, é o Saloon.

Mesmo que esse estilo de jogo possa ser um repelente natural para alguns jogadores, já que muitos não têm paciência para esse sistema mais "punitivo", devo dizer que a jogabilidade agradável de Endless Dungeon acaba conseguindo quebrar um pouco essa barreira.


Infelizmente, durante o preview não foi possível explorar o bastante do jogo para upar minhas habilidades o suficiente para conseguir explorar as fases com inimigos mais fortes, mas durante o teste pude notar um pouco de repetição na jogabilidade, mesmo que os mapas e inimigos estejam bem diversos.

Outro fator negativo é que a jogabilidade no estilo Tower Defense não se destaca tanto, com as armas que você posiciona no mapa servindo apenas como pano de fundo e grande parte da ação ficando por conta do jogador e as habilidades de seu personagem. É claro, elas ajudam bastante no momento em que a horda sai de controle e o volume de inimigos é aterrador, mas ainda assim, senti falta de um uso melhor desse sistema.


Para quem se pergunta, o jogo conta com uma ampla variedade de personagens, o que permite uma diversidade maior na jogabilidade, assim como em suas estratégias de combate, já que cada personagem possui um estilo diferente. Durante o jogo, é possível obter melhorias e armas para seu personagem, o que aumenta ainda mais suas possibilidades estratégicas.

Os pontos mais fortes de Endless Dungeon

Ao meu ver, os pontos mais fortes de Endless Dungeon foram o estilo de arte e a trilha sonora do jogo, que são de fato muito agradáveis.

Na parte artística, o amplitude opta por gráficos que se parecem bastante com o estilo quadrinesco de Homem-Aranha no Aranhaverso, com personagens caricatos e texturas mais arrojadas e coloridas.

Quanto à trilha sonora, muito da personalidade do jogo é transmitida por ela, seja durante as fases tensas e sombrias, repletas de inimigos andando pelo mapa ou até mesmo no Saloon, onde temos uma banda que pode ser apreciada com tranquilidade enquanto você toma um drink.

Nosso veredito parcial

Ainda é cedo para cravar um veredito para Endless Dungeon, ainda mais porque os desenvolvedores devem fazer ajustes e mudanças até o lançamento, principalmente na parte de conectividade e comunicação no multiplayer. De todo modo, pelo que deu para ver até agora, tivemos um saldo positivo.

A performance do jogo é bem aceitável e deu para ver que ele não será muito exigente, mesmo em hardwares menos potentes como o Nintendo Switch, o que é ótimo.

Mesmo com o fator repetição, fica claro que o Amplitude sabe o que está fazendo e empregou toda a sua expertise em jogos anteriores no novo título. Se você é fã do trabalho do estúdio, certamente vale a pena esperar pelo novo lançamento.

Esse parece ser mais um daqueles bons jogos para passar um tempo com os amigos e dar algumas risadas, o que gera uma certa leveza para a frustração causada pelos roguelites.

Endless Dungeon será lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S / X, Nintendo Switch e PC via Steam.

*Gostaríamos de agradecer a Sega e TheoGames pela oportunidade do teste.


0

Comentários

Endless Dungeon é a mistura do Roguelite com Tower Defense! Preview
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista