LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi 10 Lite vs LG Velvet: vale importar ou investir no celular nacional? | Comparativo

18 de outubro de 2020 72

O celular LG Velvet é tão interessante que está valendo colocar este celular lado a lado com concorrentes. Temos visto, comparado com outros como o Edge, A71, que seu acabamento é muito bom e o processamento ainda aguenta o tranco.

Mas e perto de um Xiaomi? E se esse Xiaomi for importado? E se for o Mi 10 Lite? É um conjunto interessante, por um valor bem menor, será que o Velvet segura? Você pode conferir isso agora, aqui nesse comparativo no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 10 Lite

Enquanto o celular da LG apresenta uma renovação na linha da sul-coreana, a Xiaomi fez diferente. Não seguiu o visual mais moderno do topo de linha Mi 10 e até se aproximou bastante dos aparelhos intermediários da Samsung, com traseira arredondada, módulo de câmera em dominó e tela plana, sem curvas.

O LG, na verdade, lembra a linha 10 da Samsung, e traz traseira mais reta, câmeras separadas dispostas na vertical e uma chamativa tela curva bem comprida. Há diferenças também no material, pois embora a traseira de ambos seja em vidro, o corpo é em plástico no Xiaomi e em alumínio no Velvet.

LG Velvet

E se no Xiaomi não houve preocupação com proteções, o Velvet pega tudo para ele: além de ser IP68, tem certificação militar. No notch, os dois não fogem muito um do outro, e se é em gota no LG, é em U no Mi 10 Lite, ficando no mesmo. O leitor biométrico fica abaixo da tela, e é um pouco melhor no Mi 10 Lite.

Eles também ficam no zero a zero nos slots. Os dois são dual SIM, mas enquanto o Velvet é híbrido, o Xiaomi simplesmente não tem slot para microSD. Em tamanho, enquanto o LG é mais estreito e leve, o Xiaomi consegue ser mais baixo, porém mais pesado, mesmo com menos bateria e de plástico.

É difícil bater o Velvet na construção, ele leva o ponto.

Melhor construção Velvet
Slot é híbrido ou não? Nenhum vence
Possui alguma resistência? Velvet
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Velvet
74.77 x 163.91 x 7.98 mm
6.57 polegadas - 2340x1080 px
74 x 167.08 x 7.85 mm
6.8 polegadas - 2460x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela

Nossos dois competidores têm display OLED, P-OLED de 6.8 polegadas no Velvet e AMOLED de no Mi 10 Lite. Por ter uma tela curva, o smartphone da LG tem melhor proporção tela-corpo, mas os dois são FullHD+.

O display do Velvet é wide, mais esticado, e pode ser mais brilhante no modo automático e vai ficar melhor sob o sol, embora o Xiaomi não seja ruim. O Velvet fica bonito com a tela curva, mas isso prejudica um pouco a visibilidade.

As duas têm suporte a HDR10 e podem ser ajustadas ao gosto do usuário, embora no Velvet isso não seja anunciado. Só o Xiaomi mostra conteúdo em HDR no Netflix, mas um update pode resolver isso no LG.

A qualidade das duas telas é muito boa, com contraste perfeito, boas cores e ajustes. Eles empatam aqui pelo brilho e HDR10.

Melhor tecnologia de tela Mi 10 Lite
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Velvet
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Velvet

Som

Em áudio, a LG seguiu a Xiaomi e resolveu não colocar fones na caixa, alegando que o usuário certamente vai preferir um melhor. Por isso, só nos resta avaliar o som externo, que vai ser melhor no Velvet, o único estéreo aqui.

O do Mi 10 Lite é decente, mas é mono perto da conexão USB. Vai ser legal para vídeos, mas não vai ter bons graves para músicas, embora tenha aptX para som sem fios. O Velvet tem áudio bom, e mesmo ninguém tendo fones aqui, os dois têm conexão P2.

Ponto para o LG Velvet.

Som é estéreo? Velvet
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Mi 10 Lite
Vem fones de ouvido na caixa? Nenhum

Sistema


Temos dois Androids, mas duas interfaces diferentes. Os dois chegam no Android 10, e embora nenhum dos dois tenham anúncio oficial de update, o Mi 10 Lite tem mais chances, sendo que a LG é bem bagunçada quanto a atualizações.

A LG UX está renovada, e embora ainda pareça a OneUI da Samsung tem muitos recursos, suporte a temas e fontes e recursos especiais no app de câmera. A MIUI 12 do Xiaomi tem também muitos recursos, e um suporte maior da comunidade de usuários.

Nas conexões, o Mi 10 Lite é uma opção interessante por ser um celular 5G dos mais baratos disponíveis atualmente. Esse também é um tradicional Xiaomi por trazer porta infravermelho para controlar outros eletrônicos. Fora isso, os dois têm Wi-Fi ac, Bluetooth 5.1 e NFC.

Esse ponto é com certeza do Mi 10 Lite.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Mi 10 Lite
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Mi 10 Lite
Faltam conexões? Sobram? Mi 10 Lite

Desempenho

Em outros comparativos o conjunto do Velvet tem surpreendido. Uma aposta estilo Pocophone em um processador Qualcomm Snapdragon 845 de 2018, acompanhado de 6 GB de RAM. Já o Mi 10 Lite chega com conjunto bem atual com chipset Snapdragon 765 e outros 6 GB de RAM. O Velvet veio em versão de 128 GB, e o Xiaomi tem essa e mais versões com 64 GB e 256 GB com 8 GB de RAM.

E vocês querem saber tanto quanto a gente, quem se sai melhor? Bem, em benchmarks o Velvet é 5% melhor, o que já anima. Em nossos testes padronizados de abertura de apps, o celular da LG também foi melhor, sendo 20% mais rápido.

Além de vermos que o 845 ainda rende um caldo, mostra que a LG deixou seu software bem otimizado. Em jogos, os dois irão performar muito bem. Todos os títulos que testamos, inclusive PUBG em HDR em alta qualidade, rodaram lisos.

Mas o ponto fica com o Velvet pelo conjunto da obra.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Velvet
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Velvet
Qual o processador mais atualizado? Mi 10 Lite
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Velvet
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Aqui, já tínhamos adiantado que a bateria do Mi 10 Lite é menor, e ela tem 4.160 mAh. O Velvet chega com 4.300 mAh, mas os resultados foram parecidos nos testes, o que pode significar que o 845 bebe bastante.

Foram aproximadamente 20 horas e meia de bateria para ambos, e em tela o Mi 10 Lite ainda faz pouco mais de 11 horas e 10 minutos, uma hora a mais que seu rival. Na recarga, mesmo o carregador do LG sendo de 16W e o do Xiaomi de 22,5W, o tempo de recarga foi similar, por volta de uma hora e meia. O Velvet é o único aqui que traz o carregamento sem fio.

O Velvet fica com o ponto pela recarga sem fio.

Qual tem mais bateria? Velvet
Qual recarrega mais rápido? Nenhum
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Nenhum
Tem carregamento sem fio? Velvet

Câmeras

Sendo intermediários, não temos números enormes nas câmeras dos nossos concorrentes, mas temos conjuntos que, no mínimo, são triplos, e bem parecidos. Veja:
LG Velvet: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.
Xiaomi Mi 10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

No sensor principal, os dois farão ótimas fotos em boa luz, com cores, HDR e nitidez bem acertados. A IA do LG realmente serve para alguma coisa, o que é difícil de acontecer. Porém, o Velvet patina no modo noturno, trazendo muitos ruídos, enquanto que o Mi 10 Lite consegue excelentes capturas nessa modalidade para um intermediário.

Para a ultrawide, os dois saturam mais as fotos do que no sensor maior, e vão sofrer com menos luz. O sensor de profundidade ajuda bastante em ambos e o Mi 10 Lite traz o extra da macro, que não é excelente mas faz capturas interessantes, ainda mais por trazer foco automático.

Um modo noturno e versatilidade são importantes, e dão o ponto para o Mi 10 Lite.

Melhor conjunto de câmera traseira Mi 10 Lite
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Mi 10 Lite
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Mi 10 Lite

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 10 Lite

Para vídeos, eles já começam com limitações. Nenhum dos dois grava em 4K a 60 fps, apenas a 30fps, e possuem apenas estabilização eletrônica, não óptica. No geral, os dois têm ótima captura de áudio e boa estabilização, que funciona apenas em FullHD.

Enquanto o Velvet tem alguns recursos de áudio, como zoom de microfone e modo ASMR, o Mi 10 Lite traz câmera lenta e pode gravar ao mesmo tempo com as câmeras traseira e frontal.

O que define o ponto para o Mi 10 Lite aqui é seu foco, bem mais rápido que o do concorrente.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Mi 10 Lite

Fotos tiradas com o LG Velvet

A câmera frontal de ambos têm 16 megapixels, mas a abertura é de f/1.9 para o Velvet e de f/2.5 no Xiaomi.Além dessa vantagem, o LG é o único aqui que grava em 4K nessa câmera.

Mas, nas fotos, é o Mi 10 Lite que se sai melhor, fazendo boas selfies em qualquer situação, com desfoque bom. O Velvet também tem boas fotos na frontal, mas tropeça em baixa luz, perdendo nitidez. Ele também pode estourar o fundo da foto no sol.

O 4K de um, as melhores selfies do outro, temos um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Velvet
Câmera frontal grava em 4k? Velvet
Melhor selfie Mi 10 Lite

Preço

Falamos de preço com aquela observação de sempre quando temos produtos importados no páreo. O lançamento lá fora costuma ser mais barato, e consideramos sempre o imposto de 60% no aparelho.

Porém, nem isso impede o Mi 10 Lite de ser mais barato em tudo. Ainda não lançado oficialmente por aqui, chegou a 349 euros lá fora, aproximadamente R$ 2.300. O Velvet chegou caro como aparelhos mais robustos da LG sempre chegam, e chegou a R$ 4.300.

Atualmente, o Velvet já caiu um pouco de preço e está por R$ 3.870, ainda caro. O Mi 10 Lite, em sites de importação, já com impostos, pode ser encontrado a R$ 2.864, um valor melhor do que seu rival. Isso faz dele um melhor custo benefício atualmente.

O ponto final da precificação fica com o importado Xiaomi.

Qual teve melhor preço de lançamento? Mi 10 Lite
Qual tem melhor custo benefício? Mi 10 Lite
8.8 Hardware
6.7 Custo Benefício

LG Velvet

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Apesar de termos um empate no final, nossos dois concorrentes de hoje têm propostas diferentes, que podem não agradar a mesma pessoa. Quer mais atualizações e melhor câmera, com um 5G a preço econômico? Vai de Mi 10 Lite.

Não curte importados, quer a garantia nacional, aprecia um acabamento de qualidade, bom desempenho, áudio estéreo para mídia e jogos, e bateria bem razoável? Daí o LG Velvet é a escolha.

De similar, os dois têm ótimo display, boas selfies e duração de bateria parecida. Se você prioriza isso, os dois te deixarão satisfeito.

RESULTADO

Xiaomi Mi 10 Lite: 6 PONTOS

  • Ótima tela
  • Mais atualizações
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Boas selfies
  • Bom custo benefício

LG Velvet: 6 PONTOS

  • Melhor construção
  • Ótima tela
  • Melhor áudio
  • Melhor desempenho
  • Recarga sem fio
  • Boas selfies

Mas você é de que time? Dos que querem um bom desempenho, não importando se o chipset é mais antigo? Ou é dos que preferem a MIUI e suas atualizações? Responde pra gente nós aí embaixo!

(atualizado em 25 de outubro de 2020, às 18:48)

72

Comentários

Xiaomi Mi 10 Lite vs LG Velvet: vale importar ou investir no celular nacional? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular