LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Duopólio perigoso? Estudo mostra que Android e iOS rodam em 99,9% dos smartphones

13 de maio de 2018 247

Ninguém hoje em dia ficaria surpreso ao ouvir que o Android e o iOS são os sistemas móveis mais populares do mercado. Com a morte do Windows Phone e o fracasso do Tizen para smartphones, Google e Apple dominaram ainda mais um mercado onde já eram líderes, e hoje, sem exagero, não possuem nenhum tipo de concorrência minimamente próxima de bater de frente com seus sistemas.

Não à toa, a Google já até planeja um novo SO para celulares e outros dispositivos, o Fuchsia. Porque, bem, a Google está confortável com a posição que ocupa no mercado: a companhia tem uma fatia de 85,9% segundo um estudo da Statista, o que a deixa bem confortável para planejar mudanças nesse mercado sem temer perder a liderança.

Já a Apple, apesar de possuir uma fatia bem menor, também está bastante confortável: isso porque sua participação de 14% significa que ela tem 140 vezes mais penetração no mercado que todas as outras fabricantes de sistemas operacionais móveis do mercado que ficam atrás dela.


Com a matemática acima fica fácil concluir que as duas empresas, juntas, são donas de 99,9% do mercado, o que é um número surpreendente e quase absoluto, restando 0,1% para ser dividido entre Windows Phone, Tizen, Symbian e outros. Um cenário completamente diferente do de 8 anos atrás, quando o Android era líder por uma pequena vantagem, mas - pasmem - o Blackberry OS (que deus o tenha) vinha na segunda posição.

Como é de se imaginar, concentrar tanto poder nas mãos de uma companhia é perigoso: sem concorrência, sem o risco de perder mercado, não existem muitas razões para uma empresa seguir apostando em melhorias e inovação, por já estar bastante confortável.

Mas nesse mercado em específico, sabemos que Google e Apple querem tudo o que puderem, e por isso deverão seguir apresentando boas soluções - como as que vimos por parte da gigante de buscas na I/O 2018 - para cativarem ainda mais usuários.

Por outro lado, não deixa de ser triste constatarmos a falta de pluralidade quanto à sistemas operacionais móveis. Se não quiserem ficar limitados a aparelhos muito específicos e praticamente sem suporte de desenvolvedores de aplicativos, os consumidores são praticamente obrigados a escolherem entre um iPhone e um smartphone Android.

E você, ficou surpreso com esses números? Ainda usa o Windows Phone ou algum outro sistema diferente do Android ou iOS? Conte para a gente nos comentários!


247

Comentários

Duopólio perigoso? Estudo mostra que Android e iOS rodam em 99,9% dos smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista