LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel derruba taxa cobrada do usuário final na certificação de equipamentos

19 de outubro de 2019 39

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta semana, a revisão do Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos. Por três votos a dois, os dirigentes alteraram as regras atuais, que foram implementadas em novembro de 2000.

Como resultado, o consumidor sai ganhando. Isso porque a Anatel derrubou todas as taxas que eram cobradas para a certificação e homologação de produtos do usuário final. O presidente da agência, Leonardo de Morais, disse que a medida também segue a orientação do governo Bolsonaro (PSL):

Drones, equipamentos de radioamador, ou qualquer outro produto a ser usado por usuário final, não cobraremos mais qualquer taxa.[...] em uma iniciativa para baratear os custos do Estado brasileiro e em apoio ao esforço do Ministério da Economia.


O novo regulamento da Anatel também passa a classificar os dispositivos de telecomunicações por produtos e famílias e não mais por categorias. Além disso, ele deixa mais flexíveis os testes que não precisarão ser feitos em território nacional.

Outra mudança importante é que os técnicos da agência ganham mais autonomia para analisar os pedidos de homologação. Por enquanto, o fim da cobrança ao usuário final ainda não está valendo. Isso porque o texto do novo regulamento precisa ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

De toda forma, a medida já está sendo comemorada, uma vez que a Anatel passou a cobrar uma taxa de R$ 200 para homologar produtos importados. A ação teve início no fim do ano passado e virou motivo de reclamação, uma vez que muitos smartphones estavam sendo encaminhados direto dos Correios para a agência reguladora.


39

Comentários

Anatel derruba taxa cobrada do usuário final na certificação de equipamentos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista