LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple deve anunciar primeiro Macbook com processador ARM em 2021, diz fonte

23 de abril de 2020 2

Não é mais novidade para ninguém que a Apple quer parar de usar os chipsets da Intel em seus Macs. A ideia da gigante de Cupertino é desenvolver seus próprios processadores usando a arquitetura ARM, algo já comentado pelo conhecido Ming-Chi Kuo.

Agora, enquanto a empresa se esforça para contornar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fontes que trabalham com a companhia confirmaram para a Bloomberg que o lançamento de um Mac com chipset ARM pode acontecer em algum momento de 2021.

O projeto recebeu o nome de "Kalamata" e provavelmente será um notebook de entrada (Macbook Air). Assim, a companhia de Cupertino ganharia um tempo para testar o mercado e desenvolver opções mais poderosas para futuros iMacs, por exemplo.


O primeiro chip proprietário da Apple a equipar um Mac deve ser produzido pela TSMC e será baseado no mesmo projeto do A14, que deve ser lançado em conjunto com a família iPhone 12. O processador será produzido em 5 nanômetros e terá 12 núcleos: oito de alto desempenho e quatro de eficiência energética.

Além disso, a ideia é que o componente seja montado combinando CPU e GPU em uma única unidade. No entanto, essa transição dos processadores da Intel para proprietários não será uma tarefa muito fácil. Isso porque o processo exige que as equipes de hardware e software trabalhem em conjunto.

Assim, será necessário adaptar o macOS para a nova arquitetura, uma vez que a empresa quer que o software seja executado em dispositivos com chipset ARM. Por isso, não é de se estranhar que a companhia esteja explorando ferramentas que garantem uma maior compatibilidade entre os apps para macOS e iPadOS, por exemplo.

Por enquanto, a Apple não comenta o assunto. Mesmo assim, tudo indica que a companhia de Cupertino também quer seguir os passos da Microsoft e iniciar um divórcio com a Intel.


2

Comentários

Apple deve anunciar primeiro Macbook com processador ARM em 2021, diz fonte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2