LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple deve anunciar primeiro Macbook com processador ARM em 2021, diz fonte

23 de abril de 2020 2

Não é mais novidade para ninguém que a Apple quer parar de usar os chipsets da Intel em seus Macs. A ideia da gigante de Cupertino é desenvolver seus próprios processadores usando a arquitetura ARM, algo já comentado pelo conhecido Ming-Chi Kuo.

Agora, enquanto a empresa se esforça para contornar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fontes que trabalham com a companhia confirmaram para a Bloomberg que o lançamento de um Mac com chipset ARM pode acontecer em algum momento de 2021.

O projeto recebeu o nome de "Kalamata" e provavelmente será um notebook de entrada (Macbook Air). Assim, a companhia de Cupertino ganharia um tempo para testar o mercado e desenvolver opções mais poderosas para futuros iMacs, por exemplo.


O primeiro chip proprietário da Apple a equipar um Mac deve ser produzido pela TSMC e será baseado no mesmo projeto do A14, que deve ser lançado em conjunto com a família iPhone 12. O processador será produzido em 5 nanômetros e terá 12 núcleos: oito de alto desempenho e quatro de eficiência energética.

Além disso, a ideia é que o componente seja montado combinando CPU e GPU em uma única unidade. No entanto, essa transição dos processadores da Intel para proprietários não será uma tarefa muito fácil. Isso porque o processo exige que as equipes de hardware e software trabalhem em conjunto.

Assim, será necessário adaptar o macOS para a nova arquitetura, uma vez que a empresa quer que o software seja executado em dispositivos com chipset ARM. Por isso, não é de se estranhar que a companhia esteja explorando ferramentas que garantem uma maior compatibilidade entre os apps para macOS e iPadOS, por exemplo.

Por enquanto, a Apple não comenta o assunto. Mesmo assim, tudo indica que a companhia de Cupertino também quer seguir os passos da Microsoft e iniciar um divórcio com a Intel.


2

Comentários

Apple deve anunciar primeiro Macbook com processador ARM em 2021, diz fonte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista