Apple 21 Dez
Atualização (10/08/2021) por LL
A parceria entre a TSMC e a Apple está rendendo bastante. Depois de entregar uma grande quantidade de processadores baseados em 5 nm, a fabricante taiwanesa desenvolveu o processo de 3 nm e, no final de 2020, vendeu o primeiro lote à gigante de Cupertino.
A Apple já tem prioridade na linha de produção da TSMC, que no momento está produzindo os chips A15 para compor a série iPhone 13. Mas de acordo com um relatório do DigiTimes, os Macs e iPhones que chegarão em 2022 serão ainda melhores: a fabricante taiwanesa está se preparando para massificar os chips com processo 3nm para a gigante de Cupertino.
Vale lembrar que outros rumores já apontavam que o iPad Pro do ano que vem contaria com chip TSMC de processo 3nm e mais avanços estão vindo por aí. Isso porque a fabricante taiwanesa já tem licença governamental para construir a primeira fábrica de chips com processo 2nm.
Você acha que o iPhone 14 realmente sairá de fábrica com um chip em 3nm?
Texto original (20/12/2020)
Apple compra primeiro lote de chips em 3 nm da TSMC, diz rumor
Depois de entregar uma grande quantidade de processadores baseados em 5 nm, a TSMC já está se preparando para a próxima tecnologia. Isso porque já faz alguns anos que a companhia taiwanesa desenvolve o processo de 3 nm.
Observando as movimentações internas da fabricante, a Apple supostamente encomendou todo o lote inicial de processadores em 3 nm. A informação foi revelada nesta semana e indica que a gigante de Cupertino não quer perder espaço para concorrentes.
Apesar da produção em massa dos chips em 3 nm só começar em 2022, a Apple saiu na frente e encomendou todo o lote inicial. Isso deve fazer com que o iPhone 14 saia da caixa com a novidade integrada.
Por enquanto, a Apple não se manifesta sobre o assunto. Já a TSMC prefere manter segredo. Mesmo assim, essa mudança para a tecnologia de 3 nm pode ser altamente benéfica para a companhia de Cupertino.
Isso porque a Apple também está usando processadores ARM em seus Macs e a troca para o 3 nm pode dar uma vantagem ainda maior para a empresa em outros mercados.
A Samsung também está desenvolvendo chips em 3 nm, mas a TSMC é a fabricante mais avançada no momento. Por isso, essa vantagem faz com que a Apple aposte suas fichas na taiwanesa.
Comentários