
Windows 28 Jul
30 de agosto de 2021 4
Atualização (30/08/2021) por LL
A expectativa era que a Apple apresentasse uma porção de produtos com chips de 3nm da famosa Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, incluindo um novo iPad Pro, a nova geração de Macs e a linha iPhone 14. No entanto, com a TSMC passando por problemas de produção, dada a crise de hardware, esses planos devem ser modificados.
A TSMC deve começar a produzir a segunda geração de chips em 3nm somente em 2023, enquanto a primeira geração deve ser iniciada no segundo semestre do ano que vem. A fabricante, porém, assim como a Samsung, deve aumentar preços e consequentemente impactar o mercado de CPUs e GPUs em breve.
Segundo novos relatórios, a famosa fabricante de chips taiwanesa não conseguirá alcançar a quantidade de chips planejada para o ano que vem, dado esse cenário atual de produção. Com esse adiamento, a Apple precisará utilizar um componente de geração anterior nos produtos de 2022.
A Apple havia adquirido todo o primeiro lote de chips em 3nm da TSMC. Com prioridade na linha de produção da fabricante taiwanesa, a Gigante de Cupertino esperava surpreender no ano que vem. Resta aguardar para ver se a situação terá alguma reviravolta. Enquanto isso, mais novidades podem dar as caras: a TSMC já tem licença para construir a primeira fábrica de chips com processo 2nm.
Você acha que será possível vermos chips em 3nm da TSMC em ação já no ano que vem?
Texto original (13/08/2021)
O avançado processo de fabricação de chips de 3nm da famosa TSMC — a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company— está em vias de produção em massa no próximo ano, de acordo com as expectativas dos bancos de investimento.
Em suas notas de pesquisa, os bancos Morgan Stanley e Citigroup forneceram detalhes sobre as cifras da TSMC para o segundo semestre deste ano e esclareceram suas expectativas sobre os cronogramas de produção em massa para os processos de semicondutores 3nm de primeira — e também — de segunda geração.
O processo de fabricação em massa de 3nm de primeira geração da TSMC deve permanecer no segundo semestre de 2022, e usuarão tecnologias novas que atualmente estão em construção. Além disso, o Citigroup acredita que a segunda geração do processo de 3 nm entrará em produção em massa um ano após a primeira geração, isto é, no segundo semestre de 2023.
A TSMC está atualmente produzindo semicondutores em massa com seu processo de chip de 5nm, e suas primeiras entregas serão feitas para a Apple, para sua próxima geração de smartphones.
A empresa enfrentou uma queda de 42% de vendas na China, mas com os ganhos relacionados à produção em 5nm e 7nm, a receita da TSMC no final do segundo trimestre deste ano chegou a NT$ 372 bilhões (cerca de R$ 70 bilhões), representando um crescimento anual de 20%.
Esse crescimento ocorreu enquanto o setor de chips enfrentou uma escassez histórica devido ao aumento da demanda por produtos eletrônicos de consumo na esteira da pandemia contínua e da desordem da cadeia de suprimentos no setor automotivo.
E aí, como você vê esse mercado? Deixe seus comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários