LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vendas de PCs no Brasil aumentaram em 2020, mesmo com alta de 23,5% nos preços

22 de março de 2021 7

Mesmo com aumento nos valores durante o quarto trimestre de 2020, o mercado de computadores cresceu cerca de 6% em vendas em comparação com 2019. Os dados são de um levantamento da IDC Brasil, que aponta a venda de 6,3 milhões de computadores no Brasil ao longo de 2020, sendo 1,3 milhão de desktops e 5 milhões de notebooks.

No final de 2020, os preços médios de desktops e notebooks foram de R$ 3.782 e R$ 4.299, respectivamente, o que corresponde a uma alta de 23,5% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano.

Apesar do aumento no custo, a pandemia de coronavírus e seus desdobramentos, como trabalho, aulas remotas e isolamento social, deram um empurrão na busca por computadores no mercado brasileiro, o ano passado também rendeu bem para o mercado de consoles, que bateu recorde de faturamento.

De acordo com o analista de mercado da IDC Brasil, Rodrigo Okayama Pereira, o segmento de educação deu um disparo de 66% no quarto trimestre de 2020 quando comparado ano a ano, além disso, o volume de negócios no varejo teve crescimento de 26,4%, com 1,3 milhões de unidades vendidas.

No mercado corporativo, a alta foi de 10,5%, com 671.281 computadores comercializados. O aumento nos preços, ainda segundo o analista, pode ter sido fruto da alta demanda, da baixa na produtividade da cadeia global de componentes e do aumento do dólar, dentre outros fatores.

Estima-se que o mercado de computadores cresça cerca de 8,6% em 2021, ainda sob efeito das circunstâncias da pandemia de coronavírus, criando soluções e oportunidades para transformação digital na educação e setor corporativo, que também deve alcançar retomada significativa de 17,3% em relação a 2020.

Além disso, a IDC também prevê aumento nas vendas de tablets e produtos de casa inteligente durante 2021.

Você adquiriu um PC durante o período de pandemia? Conte sua experiência nos comentários!


7

Comentários

Vendas de PCs no Brasil aumentaram em 2020, mesmo com alta de 23,5% nos preços
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos