LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM pretende desativar redes antigas para focar na expansão do 4G no país

06 de maio de 2021 17

A TIM, em parceria com a Vivo, compartilha a antiga rede de segunda geração em um piloto que abrange municípios com menos de 30 mil habitantes, de forma que possam expandir a cobertura de redes mais atuais e evitar a sobreposição de frequências.

Desta forma, antenas podem ser desativadas para que possibilitem o uso de espectros das gerações mais recentes de rede. De acordo com Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, uma negociação com a Anatel deve acontecer para que o desligamento de redes antigas seja viabilizado.

O compartilhamento da infraestrutura com a operadora Vivo permitiu à TIM desligar antenas obsoletas.

Capdeville, que já foi diretor de rede na empresa parceira, enfatiza que a TIM opera atualmente com as redes 2G, 3G, 4G e 5G DDS (sem frequência dedicada), e para que a operadora seja capaz de aderir à quinta geração da rede móvel, é necessário que a atual infraestrutura abra espaço para as novas tecnologias.

Vale destacar que a elaboração do 5Ge até mesmo do 6G — não configura em inutilização total dos equipamentos antigos empresas de telecomunicação. Ao mesmo tempo em que uma grande parcela da população mundial ainda se conecta às redes antigas, todo um ecossistema se apoia nessa infraestrutura.

Desligamento do 3G

O CTIO reforça que ainda existem dúvidas se o 2G GSM, por ser mais antigo, deva ser desligado antes do 3G. O Sistema Global para Comunicação Móvel (GSM) ainda é amplamente utilizado por dispositivos como máquinas de cartão, rastreadores de veículos e objetos, centrais de alarme e diversos outros.

Com isso, o desligamento do 3G possibilitaria o avanço de redes dedicadas aos equipamentos de Internet das Coisas, como a banda estreita (NB-IoT) e o LTE-M para o setor automotivo e implementação de cidades autônomas inteligentes, além de dar mais visibilidade ao padrão 4G.

Para mais, as redes 2G e 3G são muito equivalentes no quesito quantitativo. A TIM equipa essas redes em 3.476 e 3.533 municípios, respectivamente. A migração das ligações telefônicas para a tecnologia VoLTE é outro fator que pode levar a terceira geração da rede móvel à obsolescência.

Caso essas projeções de Capdeville se concretizem, o Brasil seguiria os mesmos passos de operadoras de telefonia estrangeiras, que aposentaram a rede 3G e mantêm suporte da rede 2G em vista da expansão das novas tecnologias.


17

Comentários

TIM pretende desativar redes antigas para focar na expansão do 4G no país
  • Merda,os caras ainda não colocaram 4G e ficam arrotando 5G.

      • Se desligar o 3G as redes param. 99% dos celulares comutam pra 3G no momento da chamada de voz. Máquinas de cartão estão migrando do 2G para 3G porque a maioria das operadoras desativou o GPRS das redes 2G ficando só pra voz.
        Quem falou desse desligamento do 3G tava com febre! Melhor ir testar pra Covid urgente!

          • O 3G que faz ligação e acessar a internet e manda msg já o 4G se não tiver VOLTE NÃO FAZ LIGAÇÃO SOMENTE MAIS PRA INTERNET, JA O 2G A MAIORIA NÃO USA MAIS O 2G, O CERTO E DESLIGAR SOMENTE O 2G

            • 2G ninguém usa mais, e quem usa pode trocar de aparelho que use o 3G, já a muito tempo os equipamentos de cartão e outros já usam o 3G a muito tempo, as operadoras deveriam compartilhar o 3G em todas torres, até que o 4G ganhe o espaço em todos lugares

                • As maquinas de cartão ja usam o 3G a muito tempo, quem ainda usa com 2G podem muito bem trocar, as pessoas mais antigas tem aparelhos celulares com 3G a muito tempo, minha vó tem um simples tipo modelo antigo com 3G, as empresas que usam 2G podem muito bem parar de ser mão de vaca e começar a usar equipamentos com 3G ou superior, ai vai sobrar quase ninguém com 2G, mas o 3G e muito mais importante que o 2G

                  • Não desligando o 3G tá bom, meu iPhone 6 por exemplo não suporta 4G, só do 6s pra cima...

                      • Desligar o 3G vai ser um tiro no pé, principalmente para aqueles que usam aparelhos sem o VoLTE, o certo seria desligar o 2G, que é praticamente inútil.

                          • Sim, muitas pessoas mais pobres ainda tem celulares que não pegam 4G(meu iPhone é um deles, só vai até 3G)...

                              • 3G é apenas para dados. Faz sentido desligar a 3G se a rede for realmente substituída pela 4G. Já a rede 2G é mais difícil, pois ela é usada para voz e a maioria ainda não tem VoLTE

                                  • 3G é base das chamadas de voz. 99% dos celulares comutam pra 3G no momento da chamada.
                                    Só testar: Pegue 2 celulares populares que estejam em 4G (barra de sinal) e efetue uma ligação. Se aparecer 3G ou H+ tá aí sua resposta

                                      • Ao contrário, o 3G faz ligações, o 4G é que precisa de adaptação ( VoLTE ), o 2G se tornou inútil nos dias de hoje.

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                    Economia e mercado

                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista