LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mineradoras de criptomoedas compram usinas de energia e fábricas antigas para expandir operações

16 de julho de 2021 2

A discussão sobre os sérios impactos ambientais das criptomoedas vem ocorrendo há anos, isso porque o processo de mineração, geralmente feito em fazendas dedicadas repletas de máquinas, pode até mesmo aquecer um lago inteiro e prejudicar o ecossistema.

O alto consumo de energia elétrica e as intensas atividades na internet necessárias para a mineração e transação do bitcoin, por exemplo, deve fazer com que a criptomoeda mais famosa da atualidade deixe de ser rentável.

O bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, deixou de aceitar o bitcoin como método de pagamento da montadora de carros justamente por conta dos impactos ambientais, ocasionando uma queda brusca na cotação, e investidores preveem retrações maiores.

Mesmo assim, há quem veja um grande futuro para as criptomoedas. Tanto que algumas operações de mineração estão instalando “minas inteiras" dentro de usinas de energia e fábricas existentes.

Essas empresas de criptomineração estão em busca do que é chamado de "energia encalhada", que poderia ser uma usina elétrica existente ou uma instalação abandonada com acesso a fontes de energia adormecidas.

Por exemplo, uma empresa de mineração criptográfica chamada Core Scientific se mudou para uma antiga fábrica de jeans da Levi que tinha acesso quase exclusivo a uma represa hidrelétrica próxima. Já a Greenidge Generation, outra empresa criptomineradora, comprou uma usina de queima de gás para alimentar diretamente suas operações.

Outras operações de mineração instalaram lojas em armazéns abandonados, moinhos, hangares de aviões, fábricas, fundições de alumínio e siderúrgicas, entre outras. O que os mineiros estão procurando são grandes espaços abertos com ampla ventilação para preencher com servidores e acesso a fontes baratas ou de energia com a infraestrutura existente.

As relíquias abandonadas das indústrias americanas mais antigas estão voltando à vida, mas cheias de servidores.

Algumas localidades dos Estados Unidos, como Nova Iorque, tentaram bloquear novas operações de mineração devido a preocupações ambientais, mas outros estados como Texas, Kentucky e Dakota do Sul estão recebendo essas empresas de braços abertos.

À medida que estes mineiros de criptomoedas inundam, as relíquias abandonadas das indústrias americanas mais antigas estão voltando à vida, mas cheias de servidores em vez de máquinas metalúrgicas.

Qual sua opinião sobre criptomoedas e o impacto ambiental de mineração e transações?


2

Comentários

Mineradoras de criptomoedas compram usinas de energia e fábricas antigas para expandir operações
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2