LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quantum Dot: Samsung anuncia o QD-Display para rivalizar com as TVs OLED; veja detalhes

12 de agosto de 2021 2

A Samsung, desde o ano passado, se preparava para instaurar sua nova era de televisões com a tecnologia Quantum Dot. Os novos “pontos quânticos” compõem telas capazes de emitir sua própria luz e controlar cada um dos pixels individualmente, oferecendo melhor contraste e fidelidade de cores ao display com uma camada extra de inovação.

Nesta quinta-feira (12), a sul-coreana oficializou essa novidade ao publicar uma página dedicada que detalha o funcionamento de seu Quantum Dot. As televisões que implementarem essa tecnologia serão chamadas de QD-Display, e segundo os rumores mais recentes, os primeiros modelos serão apresentados em 2022.


Em sua página oficial, a gigante tecnológica sequer menciona o OLED, mas seus detalhes explicitam que as tecnologias compartilham as mesmas raízes. A estrutura das telas é conhecida, essencialmente equipada com emissores orgânicos azuis capazes de produzir sua própria iluminação e controlar a energia dos pixels individualmente.


O diferencial da tecnologia é que o painel azul recebe uma matriz adicional chamada de “camada QD”, que contém os pontos quânticos vermelhos e verdes. Esses pontos são cristais semicondutores capazes de agir sobre o comprimento de onda da luz para gerar qualquer tom a partir da luz azul.

A Samsung defende que o espectro azul é prejudicial ao olho humano e reforça que as telas QD podem reduzir a emissão dessa luz em até 50% em comparação às TVs LCD.

“A luz azul da camada luminescente reduz a porção de luz azul, por isso pode ser relativamente mais segura de ameaças à saúde ocular”, argumenta a sul-coreana, citando que os raios azuis podem causar desconforto visual, danos à retina, problemas de sono e envelhecimento prematuro da vista.


A nova solução também promete maior fidelidade para todos os níveis de cor a partir dos pontos quânticos, ultrapassando 80% de cobertura da gama BT.2020 — em comparação, telas “convencionais” raramente chegam a 60% de cobertura. Para mais, o QD-Display deve entregar imagens consistentes em diferentes ângulos ao emitir luz em todas as direções igualmente.

Não é surpresa que essas televisões entregaram a resolução Ultra HD e um dos melhores alcances dinâmicos do mercado — a luminescência varia entre 0,0005 nits para o preto e pico de 1.000 nits para o branco. Monitores e outros dispositivos também devem ser beneficiados com a tecnologia.

O Quantum Dot promete atenuar um problema observado em telas com cristal líquido, já atenuado pela tecnologia OLED — o brilho residual. Com a capacidade de controlar a emissão de luz em pixels individuais, o display definirá o preto com mais precisão, evitando problemas como o vazamento de luz.


Em suma, a principal mudança em comparação aos diodos orgânicos tradicionais será a melhor saturação de cores em diferentes níveis de brilho, um dos melhores alcances dinâmicos, profundidade de imagem com contraste de 1.000.000:1 e mais conforto aos olhos, embora haja um grande debate em torno dos verdadeiros impactos da luz azul.

A Samsung não especifica a data de lançamento das primeiras telas com Quantum Dot, mas sua página oficial sugere que o público pode esperar uma apresentação oficial no início de 2022 durante o Consumer Electronics Show (CES).

O que achou da nova solução da Samsung? Conte sua opinião nos comentários!


2

Comentários

Quantum Dot: Samsung anuncia o QD-Display para rivalizar com as TVs OLED; veja detalhes
  • Vai continuar apanhando pro Oled, única coisa pra combater é o Micro led o resto é resto.

      • Chegou a ler? Isso é basicamente Oled, só que com uma gama de cores bem maior por causa dos pontos quanticos, e mais estabilidade por utilizar apenas pixels azuis na matriz. A Samsung não utilizou o nome OLED pois essa tecnologia não é a mais adequada para TVs pela sua baixa longevidade.

        QNED vem pra bater OLED antes da popularização e minituariazação do Microled

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Software

        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2