
Economia e mercado 06 Set
27 de agosto de 2021 0
A empresa de pesquisa de mercado Jon Peddie Research divulgou, na quinta-feira (26), um relatório sobre o mercado global de placas de vídeo no segundo trimestre de 2021. Os dados mostram que a NVIDIA e Intel tiveram um aumento nas vendas de GPUs, enquanto a AMD registrou uma baixa nos números.
De acordo com o levantamento da JPR, a NVIDIA obteve 83% de participação no segmento de chips gráficos dedicados para PCs, um aumento de 2% em relação aos três primeiros meses do ano. Já AMD caiu de 19% para 17% no período analisado.
Os analistas atribuem o aumento ao fato da NVIDIA conseguir alocar seus recursos para aumentar a produção dos chips Ampere, que estão presentes na série 30 das placas gráficas GeForce RTX. Já a AMD enfrenta um momento complicado devido às restrições no processo de fabricação em 7 nm da TSMC.
Quando levamos em conta todas as GPUs (iGPUs / dGPUs), a Intel surge com força graças a liderança da empresa no fornecimento de chips gráficos para notebooks, por exemplo.
A porcentagem geral de participação de mercado da AMD diminuiu -0,2% no último trimestre, já a Intel teve uma elevação 0,1% e a Nvidia aumentou 0,06%, conforme indicado no gráfico.
Ainda de acordo com o estudo, foram comercializadas cerca de 123 milhões de unidades gráficas no tempo analisado, o que representa um aumento de 3,4% em relação ao trimestre anterior. As remessas da AMD aumentaram 2,3%, as da Intel 3,6% e as da Nvidia subiram 3,8%.
O estudo projeta ainda que o mercado de GPU vai continuar crescendo a uma taxa anual de 3,5% de 2020 até 2025.
E você, acha justa a liderança da NVIDIA no segmento de placa de vídeo dedicadas? Deixe a sua opinião nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários