Feiras e eventos 10 Nov
A mineração de criptomoedas ganhou força nos últimos anos e as cotações atingiram valores recordes em 2021. Para essa prática, um hardware poderoso em termos de processamento é feito necessário e as placas de vídeo são as soluções mais utilizadas. Contudo, uma nova solução foi elaborada para usufruir de chips da família AMD Ryzen.
O Raptoreum é um novo algoritmo para mineração da criptomoeda de mesmo nome, criado para aproveitar o armazenamento em cache L3 nos chips mais modernos. Aparentemente, o software executa com mais eficiência sobre os processadores Ryzen e Threadripper da AMD, visto que oferecem as maiores capacidades pelo melhor custo-benefício.
O algoritmo é baseado no GhostRider, que combina o uso dos códigos Cryptonite e x16r modificados para utilizar o cache L3 da CPU. O hardware da AMD é o objeto de foco por entregar boas capacidades de cache — o Ryzen 9 3900 e Ryzen 9 3900X possuem até 64 MB em L3; os tops de linha da família “Threadripper” e “EPYC” podem chegar a 256 MB em L3.
Falando sobre a velocidade de mineração, o AMD Ryzen 9 3900 pode entregar taxas de até 4.600 H/s; o Ryzen 9 5950X é mais poderoso e ostenta taxas de até 6.800 H/s.
Essas métricas, obviamente, não se comparam ao desempenho de placas gráficas, como a vindoura NVIDIA CMP 170HX com 164 MH/s, mas considerando seus valores e eficiência de mineração, além de custos mais brandos em função do consumo de energia, a prática vem ganhando popularidade entre os entusiastas.
A eficiência das plataformas levam ao rápido cálculo que mostra o porquê do novo método — uma CPU Ryzen 9 5950X é capaz de minerar, em apenas um dia, 205 Raptoreum. Considerando os gastos com energia e outras despesas, o lucro pode ser de até US$ 5 por dia, e o valor pode aumentar em função da capacidade de armazenamento em cache.
Praticantes divulgaram seus sistemas de mineração nas redes sociais. O El Chapuzas Informatico publicou um vídeo que mostra 28 placas-mãe ASUS Prime X570P equipadas com processadores Ryzen 9. Veja abaixo:
A repercussão do vídeo foi negativa devido às preocupações com a escassez global de semicondutores. Fabricantes a nível mundial vêm enfrentando problemas de oferta agravados pela alta demanda ocasionada pela pandemia de coronavírus, embora alguns líderes neguem que a prática tenha impacto negativo na indústria.
Em breve, a empresa deve lançar o Ryzen com 3D V-Cache, nova técnica de empilhamento de módulos de memória que deve trazer capacidades de até 192 MB em cache L3. Os lucros com a mineração de Raptoreum devem crescer ainda mais com a chegada das novas soluções e, com isso, a demanda aumentará proporcionalmente.
Comentários