LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Funcionários da Apple “lutam para sobreviver” às condições de trabalho da empresa, afirma reportagem

03 de dezembro de 2021 2

Uma nova reportagem do The Verge publicada na última quinta-feira (02) divulgou relatos de 16 funcionários da linha de frente da Apple, isto é, trabalhadores das lojas físicas e do suporte aos produtos e serviços. Segundo Zoe Schiffer, autora do artigo, os empregados da big tech estão “lutando para sobreviver” às suas condições de trabalho.

A matéria aborda vários casos em que executivos e líderes da empresa não demonstraram preocupação quanto a questões de gerência e a saúde mental de seus funcionários, e foca na história de um antigo funcionário de uma Apple Store, Mark Calivas, que lutou contra a depressão e cometeu suicídio no início de setembro “por causa da Apple”, segundo Schiffer.

(Imagem: Divulgação)

Segundo Jimmy Bailey, identificado como seu amigo, Calivas era dedicado e sempre se posicionava a favor da saúde mental, contudo, após a contratação de uma nova gerente “movida a métricas”, conforme trata a matéria, o norte-americano passou a ter sua “autoconfiança diminuída” e foi diagnosticado com depressão.

De acordo com Bailey e outro ex-colega, se você fosse visto pelos bons olhos dela, você poderia ter uma boa agenda, um projeto especial ou uma promoção. Mas se você não estivesse, você seria punido da maneira mais estratégica possível.

Ao que tudo indica, Mark Calivas nunca esteve do lado dela. ‘Ela o odiava, ela me disse’, explica o ex-colega. ‘Ela apenas falava constantemente sobre como Mark não era bom o suficiente e não era especial’.

The Verge

Bailey e outros funcionários afirmam ter prestado queixas contra a líder no RH, porém não obtinha resposta. “Eu prestei três, talvez quatro queixas”, afirma o funcionário.

É relatada também uma reestruturação na carga horária da Apple, que enviou seu pessoal do Apple Care para o home office, porém, isso ocorreu em sinergia com o lançamento do iOS 14, em 2020, que tradicionalmente apresentou bugs em sua fase estável inicial, como os problemas na autonomia do iPhone.

Funcionários que realmente querem ajudar os clientes dizem que muitas vezes têm que sacrificar sua carga horária pessoal. ‘Se eu tiver um idoso no telefone, vou ser um pouco mais lento com eles em detrimento das minhas métricas pessoais?’, pergunta um funcionário atual. ‘Sim, não posso tratar todas as pessoas da mesma forma porque elas não são todas iguais.’

The Verge

Outros entrevistados afirmam que a Apple se preocupa excessivamente com os consumidores, mas não trata os funcionários do varejo e suporte como tal. Isso remete às preocupações levantadas pelo movimento #AppleToo que, desde então, manifestava as condições inadequadas para os trabalhadores da Maçã.

Nick Leahy, porta-voz da Apple, fez declarações ao The Verge. “Estamos sempre comprometidos em criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo. Levamos a sério e investigamos prontamente todas as preocupações e, por respeito e privacidade aos indivíduos envolvidos, não discutimos assuntos de trabalhadores específicos [em público]”, afirma.

Jimmy Bailey encerrou suas declarações com uma mensagem direcionada a Tim Cook, CEO da Apple.

Tim, eu enviei e-mails sobre [os problemas de Calivas], expliquei os ocorridos na Apple Store, falei com o RH e expressei minhas preocupações a um representante. Disse a ele que bastava checar os registros para evitar a tragédia que aconteceu. E agora, Tim, o que você pretende fazer?

A Apple teve conhecimento do ocorrido. “Estamos devastados pela morte de nosso colega”, disse um porta-voz, “Prestamos nossas condolências aos seus amigos e familiares em seu período de luto”.


2

Comentários

Funcionários da Apple “lutam para sobreviver” às condições de trabalho da empresa, afirma reportagem

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo