LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD pode não lançar placas de vídeo de altíssimo desempenho em 2024 para focar em IA

12 de setembro de 2023 3

A AMD pode não lançar placas de vídeo de altíssimo desempenho em 2024, o que deixaria um espaço completamente aberto para a estreia dos futuros modelos tops de linha da NVIDIA, segundo rumores divulgados na última semana pelo site Bits And Chips.

Fontes afirmam que a indústria mostra uma recuperação lenta, e ainda há um estoque limitado de wafers e outros materiais para fabricação de chips, portanto, a “equipe vermelha” pode não lançar placas de vídeo com desempenho absurdo para jogos e focar na supercomputação com seus aceleradores de inteligência artificial.

De acordo com os vazadores, a fabricante irá “sacrificar” sua linha de placas de vídeo para jogos em favor de seus processadores gráficos de propósito geral (GPGPU) e dispositivos lógicos programáveis desenvolvidos pela Xilinx — tipos de hardware que devem observar grande demanda na indústria no próximo ano.

Isso significa que, para os gamers, a AMD pode descartar a Radeon RX 8900 e a Radeon RX 8800 — baseadas em RDNA 4 — e oferecer apenas placas de vídeo intermediárias e básicas, deixando o espaço de altíssimo desempenho para a GeForce RTX 5090, prevista para meados de 2025, representando o maior salto de desempenho da história da NVIDIA.

(Imagem: Reprodução)

A nova especulação reforça as informações do popular vazador @Kepler_L2 que, em agosto, havia sugerido que a gigante de hardware não desenvolverá chips gráficos de altíssimo desempenho baseados na arquitetura RDNA 4, portanto, supõe-se que a próxima geração de placas de vídeo da marca tenha apenas GPUs Navi 43 e Navi 44.

Há também a possibilidade de que a AMD introduza apenas placas de vídeo de altíssimo desempenho em 2024, uma vez que os consumidores que buscam preços mais acessíveis poderiam optar pelos modelos intermediários e entusiastas baseados em RDNA 3, contudo, a maioria dos vazadores espere um corte nos produtos mais caros.

(Imagem: Reprodução)

Embora a estratégia tenha um impacto negativo na receita das placas de vídeo para jogos da AMD, os negócios de hardware para supercomputação se mostraram mais lucrativos para as principais empresas do ramo. A NVIDIA, por exemplo, já desviou parte de sua capacidade de produção da GeForce RTX 4090 para se dedicar à GPU H100, voltada para IA.

No lado da AMD, isso poderia significar um maior investimento nos aceleradores Instinct. O mais recente lançamento da série é a Instinct MI300A e Instinct MI300X, que entregam até 24 núcleos de CPU baseada na arquitetura Zen 4, GPU baseada em CDNA 3 e 192 GB de memória HBM3 com largura de banda de 5,2 TB/s.

Ofertas em placas de vídeo da NVIDIA

3

Comentários

AMD pode não lançar placas de vídeo de altíssimo desempenho em 2024 para focar em IA
  • Interessante.....

    Justo que o RDNA 4 com os GPUs Navi 43 ou 44 possuem um 48 Gb de GDDR6 e outro com 24 Gb de HBM3

    Porém... na Redação do Artigo fez lembrar o "poderio" da nova geração:

    A série Instinct MI300A e Instinct MI300X, que entregam até 24 núcleos de CPU baseada na arquitetura Zen 4, GPU baseada em CDNA 3 e 192 GB de memória HBM3 com largura de banda de 5,2 TB/s.

      • Parece que a AMD está com medo da NVIDIA.

          • Tá nada, elas são "amigas" nos negócios, ela não quer tomar o mercado de alto desempenho da AMD pq os custos tbm aumentam junto, então ela deixa uma "concorrência" no ar que na vdd n tem.Espero que a Intel esteja disposta a tomar esse mercado pq ela pode entrar firme pra tirar a AMD da jogada.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista