LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chips da Apple podem ter maior salto de desempenho com litografia de 2 nanômetros em 2026

19 de setembro de 2023 10

A Apple chamou atenção pelo salto de desempenho do A17 Pro, seu novo processador para celulares fabricado com o processo de 3 nanômetros, e a expectativa é que a fabricante apresente mais chips baseados nessa tecnologia para seus desktops e notebooks, que devem passar por um grande aumento de performance com o Apple M3 em 2024.

Ming-Chi Kuo, famoso analista da indústria de hardware, afirma que o próximo salto de desempenho dos processadores da Apple ocorrerá em 2026, ano em que a fabricante deve passar a trabalhar com litografias da classe de 2 nanômetros, que prometem tornar os chips mais rápidos e eficientes graças ao aumento da densidade de transistores.

(Imagem: Reprodução/Apple)

As previsões do analista parecem se alinhar com a atual estratégia de produção de chips da Apple, que utilizou a mesma classe de litografia por três gerações de chips: A14 Bionic para o iPhone 12, A15 Bionic para o iPhone 13 e A16 Bionic para o iPhone 14 Pro — todos produzidos com a tecnologia de 5 nanômetros da TSMC.

Com isso, é possível que o iPhone 16 Pro e iPhone 17 Pro — previstos para 2024 e 2025, respectivamente — também sejam equipados com chips produzidos com novas gerações da litografia de 3 nanômetros, assim como o iPhone 15 Pro com A17 Pro. A transição para uma nova tecnologia ocorreria somente em 2026, com a adoção do processo de 2 nanômetros.

A TSMC, maior fabricante de semicondutores do mundo, está fortalecendo sua integração vertical com o design de chips da Arm, a fim de garantir uma transição suave da atual tecnologia de 3 nanômetros para o processo de 2 nanômetros. Especula-se que Apple e NVIDIA serão algumas das primeiras empresas a adotarem a futura litografia.

A expectativa é que a TSMC finalmente aposente o FinFET e passe a fabricar processadores com a arquitetura Gate-All-Around (GAA) ao migrar para a litografia de 2 nanômetros. Essa tecnologia envolve o canal de condução com uma porta em todos os lados, otimizando a transferência de energia e a eficiência da plataforma.

(Imagem: Reprodução)

A Apple deve lançar seus primeiros chips para desktops e notebooks baseados na litografia de 3 nanômetros em 2024, e segundo rumores, o Apple M3 deve representar um grande aumento de desempenho com potência suficiente para rodar jogos com folga. É possível que, assim como o A17 Pro, o hardware suporte ray tracing nativamente.

Veja mais!

Mais Notícias

10

Comentários

Chips da Apple podem ter maior salto de desempenho com litografia de 2 nanômetros em 2026
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços