
Economia e mercado 28 Jul
29 de agosto de 2023 8
Atualização (29/08/2023) - FM
A Apple parece não ser simplesmente a maior cliente das tecnologias de última geração da TSMC, como também pode ser a única. De acordo com uma reportagem divulgada nesta terça-feira (29) pelo DigiTimes, a gigante norte-americana adquiriu todo o suprimento de chips produzidos com litografia de 3 nanômetros para o ano de 2023.
O mesmo veículo havia informado, em maio, que a Apple havia garantido 90% das remessas de wafers litografados com o processo N3B da TSMC, mas as novas informações sugerem que a big tech obteve 100% de todo o fornecimento inicial da tecnologia. Com isso, a Maçã poderia ser a única empresa do mundo com chips produzidos em 3 nanômetros neste ano.
Esperava-se que a Intel contribuiria para acelerar a migração da indústria para a classe de 3 nanômetros da TSMC, contudo, a “Chipzilla” parece ter adiado seus planos. Rumores indicam que a líder do mercado de processadores x86 utilizará tecnologias da fundição taiwanesa para fabricar seus produtos da família “Arrow Lake” de 15ª geração até 2024.
A reportagem acrescenta que a produção de processo de 3 nanômetros da TSMC foi reduzida para cerca de 50 mil a 60 mil wafers por mês ao longo do 4º trimestre — isto é, quase metade da previsão inicial — devido a um suposto corte nos pedidos da Apple. Ming-Chi Kuo, contudo, afirma que os novos produtos da marca não sofrerão com baixa demanda.
Especula-se que a Apple utilizará a tecnologia de 3 nanômetros da TSMC para produzir o A17 Bionic, chip que será utilizado no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max ainda em 2023. A litografia também deve ser utilizada para produzir o M3, processador para desktops e notebooks da marca que possivelmente será adiado para 2024.
A Apple anunciou o evento “Wonderlust” para 12 de setembro, dia em que deve finalmente anunciar o iPhone 15 e iPhone 15 Pro. Com a nova litografia, os modelos mais caros da linha devem apresentar um ganho significativo de desempenho e eficiência de energia em relação ao A16 Bionic, que supostamente é fabricado com processo de 5 nanômetros.
Texto original (15/05/2023)
A Apple deve ser a única empresa no mundo a incorporar o primeiro chipset de 3 nm do mundo da TSMC em seus dispositivos e, ainda mais, com uma vantagem imensa sobre a concorrência, já que garantiu 90% das remessas da empresa taiwanesa.
Embora o M3 SoC da Apple para futuros modelos de iPad e Mac tenha sido adiado até o próximo ano, a empresa ainda tem planos de anunciar o A17 Bionic exclusivamente para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max em 2023, juntamente com as melhorias que vêm com produzido em massa na arquitetura de 3 nm da TSMC.
De acordo com um relatório paywall publicado pelo DigiTimes, a TSMC deve crescer significativamente como resultado do aumento dos requisitos de chip de 3nm da Apple. Anteriormente, havia rumores de que a TSMC estava lutando para atender à demanda da Apple, o que poderia ser uma das razões pelas quais o M3 foi adiado até o próximo ano.
Além disso, como testemunhado na última teleconferência de resultados da empresa, os iPhones geraram mais da metade dessa receita de US$ 94,8 bilhões, enquanto as vendas de iPad e Mac sofreram uma queda. Nesse sentido, faz todo o sentido adiar o M3 em favor do aumento da produção do A17 Bionic para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
O relatório não menciona a produção mensal geral do fabricante ou quanta produção aumentará nos próximos meses. No entanto, o DigiTimes menciona que a TSMC está preparando uma versão mais avançada de seu processo de 3 nm chamado N3E, que é utilizado por empresas como Qualcomm e MediaTek.
Infelizmente, a produção em massa dos N3E da TSMC não deve começar até 2024. Quanto ao N3B, devemos ver uma enorme economia de energia do A17 Bionic, com o TSMC afirmando que traz cerca de 35% de eficiência melhorada em comparação com a arquitetura anterior. No entanto, as diferenças de desempenho não foram mencionadas, mas será possível fazer a comparação a partir do lançamento do iPhone 15, previsto para o final do ano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários