LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exclusiva? Apple adquiriu toda a remessa de chips de 3 nanômetros da TSMC para 2023, diz rumor

29 de agosto de 2023 8

Atualização (29/08/2023) - FM

A Apple parece não ser simplesmente a maior cliente das tecnologias de última geração da TSMC, como também pode ser a única. De acordo com uma reportagem divulgada nesta terça-feira (29) pelo DigiTimes, a gigante norte-americana adquiriu todo o suprimento de chips produzidos com litografia de 3 nanômetros para o ano de 2023.

O mesmo veículo havia informado, em maio, que a Apple havia garantido 90% das remessas de wafers litografados com o processo N3B da TSMC, mas as novas informações sugerem que a big tech obteve 100% de todo o fornecimento inicial da tecnologia. Com isso, a Maçã poderia ser a única empresa do mundo com chips produzidos em 3 nanômetros neste ano.

iPhone 15 Pro pode ser o primeiro celular do mundo com chip de 3 nanômetros (Imagem: Reprodução)

Esperava-se que a Intel contribuiria para acelerar a migração da indústria para a classe de 3 nanômetros da TSMC, contudo, a “Chipzilla” parece ter adiado seus planos. Rumores indicam que a líder do mercado de processadores x86 utilizará tecnologias da fundição taiwanesa para fabricar seus produtos da família “Arrow Lake” de 15ª geração até 2024.

A reportagem acrescenta que a produção de processo de 3 nanômetros da TSMC foi reduzida para cerca de 50 mil a 60 mil wafers por mês ao longo do 4º trimestre — isto é, quase metade da previsão inicial — devido a um suposto corte nos pedidos da Apple. Ming-Chi Kuo, contudo, afirma que os novos produtos da marca não sofrerão com baixa demanda.

Especula-se que a Apple utilizará a tecnologia de 3 nanômetros da TSMC para produzir o A17 Bionic, chip que será utilizado no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max ainda em 2023. A litografia também deve ser utilizada para produzir o M3, processador para desktops e notebooks da marca que possivelmente será adiado para 2024.

A Apple anunciou o evento “Wonderlust” para 12 de setembro, dia em que deve finalmente anunciar o iPhone 15 e iPhone 15 Pro. Com a nova litografia, os modelos mais caros da linha devem apresentar um ganho significativo de desempenho e eficiência de energia em relação ao A16 Bionic, que supostamente é fabricado com processo de 5 nanômetros.

Texto original (15/05/2023)

Apple deve liderar setor com 90% da remessa de chips 3nm da TSMC

A Apple deve ser a única empresa no mundo a incorporar o primeiro chipset de 3 nm do mundo da TSMC em seus dispositivos e, ainda mais, com uma vantagem imensa sobre a concorrência, já que garantiu 90% das remessas da empresa taiwanesa.

Embora o M3 SoC da Apple para futuros modelos de iPad e Mac tenha sido adiado até o próximo ano, a empresa ainda tem planos de anunciar o A17 Bionic exclusivamente para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max em 2023, juntamente com as melhorias que vêm com produzido em massa na arquitetura de 3 nm da TSMC.

De acordo com um relatório paywall publicado pelo DigiTimes, a TSMC deve crescer significativamente como resultado do aumento dos requisitos de chip de 3nm da Apple. Anteriormente, havia rumores de que a TSMC estava lutando para atender à demanda da Apple, o que poderia ser uma das razões pelas quais o M3 foi adiado até o próximo ano.


Além disso, como testemunhado na última teleconferência de resultados da empresa, os iPhones geraram mais da metade dessa receita de US$ 94,8 bilhões, enquanto as vendas de iPad e Mac sofreram uma queda. Nesse sentido, faz todo o sentido adiar o M3 em favor do aumento da produção do A17 Bionic para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

O relatório não menciona a produção mensal geral do fabricante ou quanta produção aumentará nos próximos meses. No entanto, o DigiTimes menciona que a TSMC está preparando uma versão mais avançada de seu processo de 3 nm chamado N3E, que é utilizado por empresas como Qualcomm e MediaTek.

Infelizmente, a produção em massa dos N3E da TSMC não deve começar até 2024. Quanto ao N3B, devemos ver uma enorme economia de energia do A17 Bionic, com o TSMC afirmando que traz cerca de 35% de eficiência melhorada em comparação com a arquitetura anterior. No entanto, as diferenças de desempenho não foram mencionadas, mas será possível fazer a comparação a partir do lançamento do iPhone 15, previsto para o final do ano.


8

Comentários

Exclusiva? Apple adquiriu toda a remessa de chips de 3 nanômetros da TSMC para 2023, diz rumor
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos