LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redes 2G e 3G devem ser desligadas para implementação do 6G, afirma TIM

05 de dezembro de 2023 27

O desligamento das redes 2G e 3G abrirá caminho para que seja implementada a rede 6G. É nisso que a TIM acredita ao falar sobre o assunto em sua contribuição para a tomada de subsídio nº 23 da Anatel. Nesse sentido, a operadora diz que a medida é importante para que as empresas do setor mantenham suas atividades:

Manter simultaneamente infraestruturas para múltiplas gerações tecnológicas é demasiadamente oneroso. Com a chegada da tecnologia 6G, cujos primeiros padrões devem surgir ao final da década, é imperativo que as tecnologias 2G e 3G estejam em pleno phase out , uma vez que a manutenção de 5 gerações tecnológicas simultaneamente na infraestrutura das operadoras pode simplesmente inviabilizar a próxima evolução tecnológica para a década de 2030.

Segundo a empresa, a recomendação é de que seja criado um Plano de ação pelo setor privado, “de acordo com suas diretrizes estratégicas de uso de rede, a ser objeto de diálogo com a Anatel”. Ou seja, não se trata da definição da regra de transição e, além disso, ela cobra uma postura dos fabricantes.

No caso, a TIM diz que os fabricantes devem parar de produzir e homologar aparelhos que trabalhem somente com tecnologias de redes 2G e 3G. Do mesmo modo, ela acredita que a Anatel tem o dever de definir a demanda e organizar o mercado dos produtos com suporte a essas tecnologias. A operadora também comenta:

De todo modo, esse movimento pode ser impulsionado também por medidas que facilitem a importação, ou mesmo a fabricação, de tecnologias mais avançadas, combinadas com medidas de desincentivo à produção de equipamentos defasados frente à evolução tecnológica.


Vale lembrar que a Anatel já regulou em 2021 um documento para regular a nova geração de conectividade a partir de 2025. Enquanto isso, a TIM aprovou recentemente a venda de sua rede de telefonia fixa para a KKR, negócio que deve ser concluído no próximo ano.


27

Comentários

Redes 2G e 3G devem ser desligadas para implementação do 6G, afirma TIM
  • Papo furado, provavelmente isso vai dar é processo, bando de retardado, sabe muito bem que esse 5g e 4g são ondas curtas, não vai ter o mesmo alcance do 3g , vai deixar uma multidão sem sinal..

      • Oi

          • Tem que evoluir mesmo. Uso o 5G da Tim a mais de um ano e funciona muito bem sempre com médias de download em torno de 650 e 790 Mega. Com boa cobertura de sinal e baixa latência ping. Então que venha logo o 6G e adeus as obsoletas redes de 2G e 3G que já cumpriram bem seus propósitos.

              • Ferrou.
                No bairros Vila da Penha e Vila Kosmos na zona norte do Rio de Janeiro e dentro do shopping Carioca a TIM não têm sinal do 4G e na minha casa o sinal que vem é 3G de uma barra e 4G nem com reza forte aparece....
                Eles têm é que melhorar a rede que já têm.
                Há e numa falta de energia no bairro as redes da TIM, CLARO, OI E VIVO somem parecendo que as antenas NÃO têm baterias de backup

                  • Moro no RJ e tem 5G da Claro, Vivo e Tim e todos os cantos já(a disputa ta até legal), realmente investiram bem no 5G no RJ e SP. Agora tem estados que só nas capitais tem 5g, tem que expandir muito ainda pra desligar 2g e 3g, principalmente em areas rurais. Mas realmente a tim tem a pior velocidade do 5G comparada as concorrentes

                    • Até uma piada de mal gosto, TIM o 4G tem velocidade de 2G, esse 6G aí será triste. Agora que a Anatel deveria já ter feito é obrigar a todas operadoras implementar o 5G onde já foi liberado, pq nem isso fazem.

                        • Não fizeram a implantação do 5G já querem implantar o 6G sendo que nem o 4G funciona direito? Complicado esse brasilzao com as más fiscalizações

                            • A COPEL que eu saiba era uma empresa controlada pelo governo do Paraná. O governo federal que eu saiba não defende privatização. Reclame com o Ratinho Júnior!

                                • Se soubesse interpretar, veria que ele falou da fiscalização, não da privatização que foi para uma empresa de energia e não sabe trabalhar com internet, que é outro ramo.

                                  • Moro em Maringá, anunciam tanta coisa que minha cidade é modelo, só se for de ineficiência de sinal de qualidade, todas as operadoras são horríveis e entregam uma péssima qualidade de sinal.

                                    Uso a TIM na maioria das vezes o 4G não funciona e as propagandas do 5G extraordinário tomou conta da cidade, qual sinal de qualidade? Pura enganação.

                                    Uso a TIM Ultra Fibra de 500MB há quase uma ano depois de sair da Copel que antes de ser vendida entregava uma internet de qualidade absurda de boa, a empresa foi destruída, hoje é uma das piores da cidade, já a TIM Ultra Fibra eu só tive problemas nos temporais que afetaram os fios, e danificaram os postes, fora isso, entrega acima de 500MB, e ping na maioria da vezes abaixo de 10. Upload na média !

                                    Agora com o governo de esquerda e seus apadrinhados nunca teremos fiscalização séria nessas empresas. Faz o L !

                                      • Tem lugares da minha cidade que a Tim não pega nem 2G e 3G, quem dirá 4G, imagine o 5G e 6G que ainda não chegou. Para pegar a Tim tem que morar no Centro, e não somente na minha cidade, nas cidades vizinhas é a mesma coisa.

                                        • Que tirem o 2g e o 3g lá na terra natal da Tim, na Itália, pois aqui no BR ainda milhares de cidades pequenas, distritos e povoados que só tem 2g e 3g, isso em dias de céu aberto!

                                          • O 3G não funcionava direito, o 4G dá para ver vídeo agora travando em 360p, já o 5G encontra mas não tá compensando ainda..
                                            O 4G tá pior que a melhor conexão em 3G e isso e insultante.

                                              • Enquanto houver franquia de dados sempre vou achar desnecessário essas novas tecnologias, pra mim o 4G já é suficiente, tem outras questões sobre latência, mas para o usuário comum que é a maioria, de que adianta 5G/6G com super velocidade se tem franquia, que impede o usuário de usar a internet da forma e tempo que ele quiser sem pagar a mais por isso. Eu prefiro que houvesse a opção de planos ilimitados com teto de velocidade, seria muito melhor ter 10 Mbps ilimitado do que 100 Mbps com franquia pífia.

                                                  • Nada haver, a tecnologia melhora a velocidade de acesso, o quanto ira gastar de franquia vai do seu consumo, uso um plano da Claro de 12Gb e um Vivo de 19Gb, dá o mês de boa e sem preocupação, agora não anda consumindo YT a todo momento para acabar a franquia com um acesso, pq o uso que dá a necessidade da franquia.

                                                      • Aí que tá
                                                        Já tem teto de velocidade E franquia. Os cara tão cagando pra gente

                                                        • 6G ? Tudo é descartável em tecnologia.... até quando o planeta vai aguentar isso ? Celular deveria ser feito pra durar de 5 a 7 anos. Mas o que importa é lucratividade e não o planeta

                                                            • os mesmos que buscam essa lucratividade sem fim, são os mesmos que bancam essas agendas de sustentabilidade que você já aderiu

                                                                • Ain, planetaaannn, faz o seguinte, emocionado, vá viver no meio da roça sem internet e eletrônicos, aí seu argumentl fará sentido

                                                                    • Concordo, estou usando o mesmo celular já faz 4 anos, um S9 Plus, deu defeito de tela verde mês passado, mandei pra assistência e trocaram a tela de graça, só aguardo ele voltar pelo correio, vou continuar usando por um bom tempo, e quando o Android 10 ficar obsoleto, coloco alguma custom rom, pra apps de banco uso um moto g básico que está mais atualizado.

                                                                    • Entao botem 4g em td, pq aq ainda fica muito tempo em h+

                                                                        Android

                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                        Android

                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                        Windows

                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                        Economia e mercado

                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista