LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung lidera, Motorola é vice e Apple fica em 5º lugar no mercado de celulares da América Latina

12 de dezembro de 2023 35

Após seis trimestres consecutivos em queda, o mercado de celulares voltou a mostrar resultados positivos na América Latina. De acordo com uma pesquisa divulgada na última semana pela Canalys, o segmento exibiu um “forte ressurgimento” de remessas no 3º trimestre de 2023, atingindo 31,8 milhões de unidades.

Liderando os envios de smartphones para comercialização, a Samsung manteve-se no topo do mercado latino-americano com 31% de participação de mercado, representando um crescimento de 2% em relação ao mesmo período no ano anterior. Segundo os analistas, o sucesso da marca é atribuído à expansão robusta da série “Galaxy A”.

Apesar de uma ligeira queda de 2%, a Motorola conseguiu manter sua vice-liderança no mercado de celulares latino-americano com 19% de market share. A fabricante exibiu um declínio nas vendas de dispositivos de médio a alto padrão.

Com a retração da Motorola, houve espaço para o crescimento da Xiaomi, que quase tomou o 2º lugar da rival ao alcançar 18% de participação de mercado, representando um crescimento significativo de 43% em relação ao mesmo período em 2022. Analistas apontam sua nova geração de celulares intermediários como um fator decisivo para a alta no volume.

(Imagem: TudoCelular.com)

“Seu desempenho foi particularmente forte no Brasil, México e Chile, impulsionado pelos Redmi 12, Redmi 12C, Redmi Note 12S e Redmi Note 12 4G”, disse a Canalys.

A Transsion, que detém as marcas TECNO e Infinix, chama atenção pelo crescimento astronômico de 159% entre o 3º trimestre de 2022 e 3º trimestre de 2023. Além de sua estreia no Brasil, outro fator que contribuiu para seu salto é o investimento em mercados comumente inexplorados da região, como a América Central e o Caribe.

Embora seja uma das maiores fabricantes do mundo, a Apple exibiu uma tímida participação de mercado de 4% na América Latina durante o 3º trimestre de 2023, retraindo 9% em relação ao mesmo período em 2022. Fora do top 5, as demais fabricantes de celulares que operam na macrorregião tiveram um avanço significativo de 23%.

“No 3º trimestre de 2023, os principais mercados da região cresceram dois dígitos em meio à melhora da demanda e renovação de portfólios antes da temporada de férias”, disse Miguel Perez, consultor sênior da Canalys, destacando Brasil e México como alguns dos países que voltaram a crescer por melhores projeções econômicas e estabilização de estoques.

Horizonte do mercado é incerto

Apesar da ligeira recuperação após vários meses registrando queda nos envios, o mercado latino-americano finalmente registrou melhores resultados no último trimestre, e as expectativas para o final do ano são positivas. Contudo, as perspectivas para longo prazo ainda são dubitáveis, segundo Miguel Perez.

“As incertezas sociais e políticas estão prontas para injetar volatilidade na demanda, levando os fornecedores a se prepararem para flutuações significativas no mercado”, disse o especialista, acrescentando, contudo, que há espaço para crescimento, uma vez que a “necessidade persistente de smartphones” impulsionará o mercado nos próximos anos.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

35

Comentários

Samsung lidera, Motorola é vice e Apple fica em 5º lugar no mercado de celulares da América Latina
  • Apple apenas com tops de linha segurando a 5 posição, é muita coisa, é a maior mesmo. as outras estão na frente pq vendem lixo de qualquer faixa de preço. Apple é a maior com folga o resto é resto.

      • Samsung só presta a linha S (quando não vem enganexynus)!

          • Uso iPhone por causa do iOS que é bastante fluido, não trava, não aperreia.
            Uso Samsung pq gosto da One Ui.
            Uso Motorola por causa do Android puro.
            Cada um tem suas qualidades e benefícios.

            • O que mantém a Motorola lá em cima são os valores "menos caros" de aparelhos inferiores.
              Eu particularmente gosto do Android puro mas os aparelhos da Motorola misericórdia. É aquela história, time que está ganhando não se mexe.

              • A samsung acabou com qualquer concorrente após mudar a linha a em 2019

                  • Apple em 5° lugar? Também pudera, aparelhos com preços de grife, a maioria vai nos concorrentes com preços melhores.

                      • CHORO È FREE !

                          • Resumindo. Xiaomi foi há única que cresceu quase 50%. E olhe que ela não tem fábrica por aqui. Tudo na base da importação.

                            • Motorola em 2° lugar? Kkkkkkkk parece piada, Motorola tá seguindo o msm caminho que a "LG" aguardando ansiosamente pelo fim dessa marca bomba tbm.

                                • A Motorola mudou a estratégia de mercado ampliando o suporte de atualizações de 1 ano para básicos e intermediarios para 2 anos e os tops de linhas de 2 anos para 3 anos de atualizações. Em 2023 foi a marca com melhor custo benefício (falo com vc de um Motorola Edge 30 Neo) comprado por 1300 nas casas Bahia. Lembrando que C x B vai além de só ter o menor preço, tem que entregar garantia, assistência autorizada e qualidade de materiais. A Infinix entrega desempenho e garantia, mas cobra preço de Xiaomi. A Xiaomi entrega preço baixo e desempenho mas peca em garantia (loja oficial deles no BR não conta, porquê o preço caro deles faz perder todo o sentido), Samsung entrega tudo bem equilibrado, mas os aparelhos peçam em carregamento rápido e design. Já a Motorola entrega tudo, sem falar fone, capinha de proteção e carregadores de até 68W na caixa.E eles estão investindo em segmentos para todos os públicos e gostos nos mesmos moldes da Samsung. Reinventaram os celulares dobráveis e ja estao investindo em modelos que envergam, podem ser usados no punho e etc... Se a Motorola continuar nesse ritmo acelerado de reinvenção e competição eles irão começar a preocupar verdadeiramente tanto Apple quando Samsung.

                                  • Aqui no Brasil a Motorola tem mais potencial que a xiaomi, isso por que tem garantia local, suporte técnico autorizado e tem mais atualizações de sistema. Xiaomi é ilusão e particularmente acho os lançamentos uma bagunça, pra piorar é chinês, não respeita a privacidade dos usuários.

                                    Embora eu ache a Samsung indiscutivelmente melhor, a minha segunda opção seria a Apple, a terceira a Motorola.

                                    Levando em consideração os preços, aí a ordem seria Samsung > Motorola e Apple, no Brasil Apple é um roubo, muito caro.

                                  • cade a huawei kkkkkk

                                    • Aqui temos muitos analistas em merchandising e market share; só %uD83D%uDE06 mesmo.

                                        • Os Redmi até se entende, mas quem comprou Infinix caiu em golpe do amigo "recomendador". Aparelhos caros que oferecem pouco.

                                            • A lenovo tem que acordar para vida, ela vai empurrar a motorola pelo mesmo caminho da LG, se não melhorar o software de câmeras e a política de atualizações.

                                                • Discordo. A política de atualizações da Samsung, embora seja boa sempre sai apressada e entrega algo que ou danifica o aparelho ou gere danos à drenagem da bateria no final de vida de seus smartphones. Até o próprio Google Pixel 6 e 7 tiveram problemas crônicos com as políticas de atualizações da Google para o Android. Mesmo assim a Motorola já começou a se mexer e aumentou a longevidade das atualizações de 1 para 2 anos nos intermediários e de 2 para 3 anos de Android para os Top de linha. Eu particularmente não tenho tanta necessidade assim de seguir atualização tete a tete. Saí de um Galaxy M22 com Android 13 pra pegar um Motorola Edge 30 Neo no Android 12. Agora no 13 e vai receber o Android 14.

                                                    • Os aparelhos da Motorola são praticamente descartáveis; principalmente depois de atualizar o software...

                                                        • Nem todos são loucos por atualizações, esse negócio do celular atualizar e ficar com problema nem existe mais. o ideal e oferecer uma boa quantidade de atualizações para quem quiser atualizar, quem não quiser não atualiza, agora dizer que os smartphones da motorola são descartáveis é ridículo, os moto g da vida Duram MUITO MAIS do que os galaxy A.

                                                        • Lenovo comprou a Motorola só para acabar com ela

                                                          • Com certeza

                                                            • Tivesse Oppo e Oneplus iriam tirar muita gente do topo!
                                                              Apple iria ficar mais em baixo ainda.
                                                              Afinal as pessoas querem telefones falar e não pra virar blogueiro.

                                                              • Eita só a xiaomi e essa transsion cresceram... se tivesse mas concorrência, o mercado Latino seria outro...

                                                                  Android

                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                  Android

                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                  Especiais

                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                  Software

                                                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2