LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo federal deve enviar proposta que regulamenta o trabalho por aplicativos em janeiro

26 de dezembro de 2023 5

O governo federal deve enviar ao Congresso Nacional em janeiro de 2024 uma proposta que regulamenta no território brasileiro o exercício das atividades de trabalhadores por aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e 99.

Conforme explicou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o principal objetivo do governo federal com a proposta é mediar as negociações entre trabalhadores e empresas do setor para garantir condições decentes de trabalho.


“Nós temos um salário mínimo vigente, e essa é a base número um de qualquer debate sobre mercado de trabalho. Não pode ter ninguém que chegou no final do mês, ficou à disposição de uma empresa e ganha menos que um salário mínimo. Isso é uma aberração econômica”, afirmou o ministro.

O ministro também destacou que um acordo fechado entre trabalhadores e empresas prevê garantia à previdência e remuneração pelo valor-hora trabalhado, além do pagamento mensal de fatores como desgaste do material do veículo e reposição de despesas.

Segundo Marinho, só falta agora redigir o texto que será transformado em minuta de projeto de lei a ser enviado ao Congresso. Contudo, entidades que representam os motoristas de app questionam a iniciativa e defendem que não haja uma regulamentação.

O medo dos motoristas é que uma regulamentação aumente os custos para as empresas e, consequentemente, o valor repassado aos condutores seja menor. A regulação dos apps de transporte é defendida há meses pelo ministro do Trabalho do governo Lula.

Apps de entrega de alimentos

Entretanto, Marinho disse que ainda não há um acordo com relação à regulamentação dos aplicativos de entrega de mercadorias e de alimentos. O ministro explicou que empresas não apresentaram uma proposta que estivesse em linha com o objetivo do governo.

“Os entregadores não chegaram a um acordo, as empresas não fizeram uma proposta que corresponda aos anseios e às necessidades que os trabalhadores colocaram na mesa”, finalizou Marinho.

E você, concorda com a iniciativa do governo em querer regulamentar o trabalho por app no Brasil? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


5

Comentários

Governo federal deve enviar proposta que regulamenta o trabalho por aplicativos em janeiro
  • Os motoristas não querem, a empresa não quer, os clientes que usam a plataforma não querem. Só o governo Lula quer msm, pra roubar mais impostos da pessoas kdsjds

      • agradeça ao nordet

        • Esse Governo é marcado por imposto atras de imposto

            • Tudo que há intervenção do estado é uma praga e fica cada vez mais burocrático. Ainda mais Lule e cia, em busca de impostos infinitos e sem investimentos com os mesmos arrecadados!

              A única intenção do governo é sugar apenas, os motoristas e entregadores são contra isso. Não tem lógica querer botar um salário mínimo ou ganho por hora fixo. Tendo em vista que se ganha de acordo com a demanda. Se der mole, mais algumas empresas do ramo caindo fora. Se nada der certo, os "Correios" pode substituir, segundo as palavras do Ministro do Trabalho escravo morderno.

                Economia e mercado

                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Windows

                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos