Economia e mercado 18 Jul
Atualização (17/07/24) - JB
Em nova postagem compartilhada nesta quarta-feira, o Digital Chat Station reforçou algumas especificações que devem estar presentes no novo Xiaomi Mix Fold 4.
Como sabemos, o aparelho será apresentado nesta sexta-feira (19), sendo que ele deve ter chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e isso possibilitará a incorporação do recurso de conexão bidirecional via satélite.
Para o vazador, a Xiaomi deve oferecer essa funcionalidade na modalidade de SMS de emergência, enquanto o aparelho deve ser vendido com variantes que tem até 16 GB de RAM com 1 TB de memória interna.
O Xiaomi Mix Fold 4 deve ser um smartphone que tem câmeras certificadas pela Leica, garantindo filtros especiais via software e sensor periscópio de até 5x.
No campo da autonomia, devemos esperar um dobrável com bateria na faixa dos 5.000 mAh.
A Xiaomi deve oferecer suporte para carregamento rápido de 67W com fio e 50W sem fio.
Por fim, o Mix Fold 4 ainda terá certificação IPX8, espessura de apenas 9,47 milímetros quando dobrado e Android 14 rodando sob o HyperOS 1.0.
Atualização (15/07/24) - WM
A Xiaomi deve apresentar em agosto na China o Mix Fold 4, seu mais novo celular dobrável que visa competir com modelos como Galaxy Z Fold 6 e Magic V3, mas com disponibilidade bem mais limitada que os rivais de Samsung e Honor. E após uma imagem apontar qual seria seu design final, uma nova renderização diz que podemos ir por um caminho diferente.
De acordo com a renderização publicada pelo informante Fixed Focus Digital, que seria um conceito feito com base nas informações mais recentes do Xiaomi Mix Fold 4, o modelo poderia reduzir o número de câmeras presentes na parte traseira, indo de quatro para três sensores. Isso vai ao encontro do que a Xiaomi fez com outras linhas, onde tivemos a troca de um número desnecessário de câmeras por componentes melhores para as lentes principal, ultrawide e telefoto.
Caso a nova imagem seja de fato coerente com o que teremos no Mix Fold 4, o aparelho mesclará elementos de design já vistos no Xiaomi Mix 4 e no Xiaomi Mix Fold 3, com um grande módulo para as câmeras onde dois sensores ficam lado a lado e um terceiro fica mais abaixo.
Além da mudança no número de câmeras e na organização dos sensores, a imagem também aponta que teremos linhas ligeiramente mais curvadas no lugar do visual bem reto que a Xiaomi adotou no Mix Fold 3. Isso poderia ser feito para melhorar a ergonomia do aparelho, apresentando algo mais próximo do Honor Magic V3 em vez de seguir o que fez a Samsung com o Galaxy Z Fold 6.
Outro destaque fica para a presença de uma câmera com lente telefoto periscópio e zoom de até 100x, o que colocaria o modelo da Xiaomi em condição de brigar com os melhores celulares do mercado em termos de capacidade de aproximação. A inclusão de uma lente do tipo periscópio em dobráveis é bem limitada até o momento, sendo vista em pouquíssimos modelos na categoria, como Vivo X Fold 3 Pro e Huawei Mate X5.
Por fim, o novo render também nos dá uma amostra de como ficaria a parte frontal externa do Mix Fold 4, com câmera de selfies em um furo centralizado no topo do painel e bordas bem finas ao seu redor, em uma proporção que parece pouca coisa mais esticada que o padrão dos smartphones em formato de barra.
Mais detalhes sobre o Mix Fold 4 devem ser liberados nos próximos dias, caso o aparelho realmente seja apresentado em agosto.
Atualização (03/07/24) - JB
Com lançamento previsto para acontecer em agosto na China, o novo Xiaomi Mix Fold 4 agora teve seu design vazado pelo conhecido e confiável Evan Blass.
Em postagem compartilhada na rede social X, o informante mostrou que o smartphone deve ter um grande módulo de câmeras, que é levemente saltado e acomoda quatro sensores.
Dentro do módulo também é possível perceber a presença de flash LED, bem como a marca Leica destacada.
Ao que tudo indica, o acabamento traseiro do futuro Xiaomi Mix Fold 4 é feito em couro sintético, sendo que a espessura total do smartphone é inferior a 10 mm.
Além disso, o dobrável deve ter certificação IPX8 para garantir resistência à água, enquanto a câmera traseira principal terá 50 MP com estabilização óptica de imagem (OIS).
As demais lentes são ultrawide de 12 MP, telefoto para zoom óptico de 2x e telefoto de 10 MP com suporte para zoom de 5x.
O chipset do Xiaomi Mix Fold 4 será o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e ele deve trabalhar em variantes com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno.
Por fim, a bateria deve ter mais de 5.000 mAh, suportando carregamento rápido na faixa dos 67W, e o sistema operacional será o Android 14 rodando sob o HyperOS 1.0.
Atualização (14/06/24) - JB
O Xiaomi Mix Fold 4 recebeu homologação do Órgão de Certificação Compulsória da China (3C), sendo que agora temos a confirmação de que o dobrável terá carregamento rápido de apenas 67W.
Ou seja, muito menos que os 100W especulados por vazadores anteriormente. Além disso, contando com a numeração 24072PX77C, o dobrável também teve o suporte para conexão via satélite confirmada.
Com isso, os usuários poderão enviar mensagens de emergência em locais onde não há rede de telefonia ativa, algo que está se tornando muito popular no mercado de smartphones da China.
Como esperado, o Xiaomi Mix Fold 4 deve oferecer conexão 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google.
Rumores anteriores também revelaram que o dobrável terá chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, bateria na faixa dos 5.000 mAh e câmera traseira principal de 50 MP.
Completam a ficha técnica, o Android 14 rodando sob o HyperOS 1.0 e a câmera frontal de 32 MP.
No momento, a Xiaomi não se manifesta sobre o vazamento das especificações, mas tudo indica que o lançamento do Mix Fold 4 deve acontecer no terceiro trimestre deste ano.
Atualização (08/05/24) - JB
Em postagem compartilhada nesta quarta-feira, o vazador Digital Chat Station voltou a falar sobre o Xiaomi Mix Fold 4 e ele confirmou que o smartphone será lançado com chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3.
Além disso, o aparelho terá bateria na faixa dos 5.000 mAh, com suporte para carregamento rápido de até 100W e opção de 50W na modalidade sem fio.
Outro destaque importante é que o Mix Fold 4 terá quatro câmeras traseiras, com sensor primário de 50 MP (OIS), ultrawide de 12 MP, telefoto de 60 MP e periscópio de 10 MP atualizado para zoom de até 5x.
Como esperado, a Xiaomi deve trabalhar para que o Mix Fold 4 seja um dos dobráveis mais finos do mercado, sendo que ele também terá certificação IP contra água.
Por fim, fontes dizem que o Xiaomi Mix Fold 4 deve ser lançado em meados de outubro deste ano, sendo que o seu peso total será de até 229 gramas e o sistema operacional é o Android 14.
Como a Xiaomi não comenta o assunto, tudo precisa ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Atualização (09/04/2024) - MR
Ao longo das últimas semanas, diversos rumores a respeito da próxima geração Mix Fold surgiram na internet. Os dobráveis da fabricante chinesa costumam ser elogiados por trazer espessura e peso semelhantes aos modelos normais.
O último, Mix Fold 3, conquistou popularidade na China e não deve ser diferente com o seu sucessor. Após rumores citarem a presença da plataforma Snapdragon 8 Gen 3 e conexão via satélite, um novo vazamento trouxe diversas especificações do Mix Fold 4.
Após o vazamento das especificações do Mix Flip, é a vez do Mix Fold 4 ter novos detalhes revelados. Segundo o Android Headlines, ambos terão algumas semelhanças nas suas especificações, trazendo módulo de câmeras inferior ao Xiaomi 14 Ultra.
O site alega que o Xiaomi Mix Fold 4 possui código “24072PX77C“ e somente deve ser lançado na China, enquanto o Mix Flip pode chegar ao mercado global e asiático, exceto na Índia e Japão.
Curiosamente, o Mix Fold 4 teria codinome “goku” e código interno “N18”. Vale lembrar que o seu antecessor era reconhecido por “M18”. Sob o capô, o novo dobrável da Xiaomi pode vir com o Snapdragon 8 Gen 3, processador flagship com desempenho de alto nível.
Assim como o seu antecessor, o Mix Fold 4 terá módulo quádruplo de câmeras, mas com algumas diferenças nos sensores. Por exemplo, a Xiaomi irá trazer o sensor Ovx8000 como Light Hunter 800, também utilizado no Redmi K70 Pro.
O sensor principal possui 50 megapixels e tamanho de 1/1.55, também sendo utilizado no Mix Flip. Já o sensor telefoto será o Omnivision OV60A com resolução de 60 megapixels e 1/2.8 polegadas com suporte a zoom óptico de 2x.
O módulo de câmeras ainda deve incluir o sensor ultrawide OV13B com 13 megapixels e 1/3 polegadas. Outro sensor é o S5K3K1, utilizado no Galaxy S23 e Galaxy S22. Ele possui resolução de 10 megapixels e 1/3.94 polegadas. Por último, o sensor frontal será o OV16F de 16 megapixels.
O Android Healines também menciona que a Xiaomi fará um upgrade no display externo do Mix Fold 4, trazendo maior resolução. Não há previsão oficial da fabricante chinesa para oficializar o dobrável, mas o vazamento cita que o evento de apresentação estaria agendado para agosto.
Texto original - 12/03/2024
O Xiaomi Mix Fold 4 segue no radar de lançamentos e novas informações liberadas na China indicam que o aparelho deve ser lançado com suporte para conexão bidirecional via satélite.
Segundo o vazador Digital Chat Station, o dobrável da Xiaomi deve seguir o exemplo de outros flagships ao permitir que o usuário possa pedir socorro em locais onde não há rede de telefonia.
Além disso, o aparelho deve sair da caixa com chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno na sua versão mais poderosa.
O DCS também aproveitou a oportunidade para dizer que a Xiaomi pretente ampliar a bateria do Mix Fold 4, fazendo com que ela passe dos 5.000 mAh. Ou seja, algo que ultrapassa os 4.800 mAh do Mix Fold 3.
Outra mudança importante é o carregamento rápido, que pode ser de 100W na modalidade com fio e 50W sem fio. No campo do design, o vazador disse que fontes na Xiaomi dizem que ele deve pesar menos de 250 gramas, mesmo tendo uma bateria maior.
Para isso, a Xiaomi tem trabalhado para otimizar a dobradiça como forma de diminuir seu peso, sendo que o Mix Fold 4 ainda pode receber certificação IP68.
Por fim, a câmera principal do dobrável será de 50 MP e trabalhará em conjunto com um novo sensor periscópio, mas, por enquanto, a Xiaomi não confirma a veracidade do vazamento.
Comentários