LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Amazon remove anúncios de celulares contrabandeados após notificação da Senacon

15 de maio de 2024 16

Atualização (15/05/2024) - EB

Após um pedido da Senacon para remover vendedores de celulares contrabandeados da sua plataforma, a Amazon acatou outra solicitação da Secretaria Nacional do Consumidor. Desta vez, a loja online removeu vários anúncios de vendas de celulares irregulares.

Segundo a Senacon, os celulares anunciados são irregulares por não ter homologação da Anatel e/ou não ter impostos recolhidos sobre mercadorias vendidas no Brasil, prática considerada ilegal principalmente para produtos importados.

A Amazon.com.br removeu as ofertas de uma seleção de aparelhos celulares de sua loja em cumprimento a requisição enviada pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (“CNCP”) da Secretaria Nacional do Consumidor (“Senacon”). Os vendedores parceiros responsáveis pelas ofertas foram notificados e suas lojas foram suspensas temporariamente. Eles poderão recorrer apresentando à Amazon a documentação que comprove a regularidade de cada produto e oferta.

A ideia da secretaria é conter o avanço do mercado cinza no Brasil, que deve dobrar suas vendas até o fim de 2024, alcançando 12 milhões de aparelhos comercializados no Brasil. Em 2023, o número foi de 6,2 milhões de celulares vendidos, enquanto as vendas de celulares legalizados (homologados e que pagam impostos) se mantém estável.


A notificação para remoção dos anúncios foi emitida pela Senacon em 10 de mai, quando a secretaria estabeleceu um prazo de 48 horas para que Amazon e Mercado Livre removessem os anúncios irregulares da plataforma.

Enquanto a Amazon removeu os anúncios, o Mercado Livre solicitou mais informações à Senacon a respeito do seu pedido com o seguinte comunicado:

O Mercado Livre se colocou à disposição para contribuir com a Senacon e apresentou uma manifestação pedindo mais informações para que seja possível cumprir corretamente a determinação.

Matéria original (13/05/2024)

Senacon pede que Amazon e Mercado Livre removam vendedores de celulares contrabandeados

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Amazon e o Mercado Livre para remoção dos 50 maiores vendedores de smartphones contrabandeados por meio dos seus marketplaces.

As varejistas tem um prazo de 48 horas, a contar da última sexta (10), para atender as exigências do órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo a Senacon, a denúncia foi feita pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), sendo que o órgão tem analisado a crescente expansão do mercado ilegal de smartphones por meio da internet.

Imagem/reprodução: após o Remessa Conforme, tem crescido o número de cargas apreendidas de smartphones que atravessam a fronteira por meio do Paraguai.

Entre as irregularidades observadas pela Senacon há a falta de homologação na Anatel, a ausência de carregador no padrão ABNT obrigatório no país, a não observância do período de garantia estabelecido por lei, bem como a inexistência de assistência técnica autorizada pelos fabricantes no Brasil.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse:

Os produtos em questão não apenas desrespeitam as normas de segurança e qualidade, mas também representam uma ameaça à saúde dos consumidores, expondo-os a campos elétricos e magnéticos sem obedecer aos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por enquanto, as plataformas de varejo não comentaram o assunto, mas a Anatel já firmou um acordo com as empresas para que elas comecem a exigir o código de barras em anúncios realizados por terceiros.

Com isso, a partir do código EAN, será possível determinar se os smartphones cadastrados são regulares ou contrabandeados.

Veja mais


16

Comentários

Amazon remove anúncios de celulares contrabandeados após notificação da Senacon
  • Querem obrigar a Amazon a usar os Correios, Veja que outras plataformas que tem os mesmo anuncios mas que vendem pelos correios n foram afetadas.

      • Parabens a todos que votaram nesse governo...

          • Pova por isso que o Tecno Pova 6 Pro, não chega nunca ao Mercado Livre %uD83E%uDD72

              • Sou team shopee

                  • A gente sabe que a única razão é imposto

                      • Eles são tão burros ao ponto de não saber que os consumidores estão pouco se fudendo pra todos esses pontos que eles falaram?

                          • Grandes empresários seguem na luta para impedir as nossas importações

                            • Olha a desculpinha: "ameaça à saúde dos consumidores, expondo-os a campos elétricos e magnéticos sem obedecer aos limites estabelecidos". A questão é, e sempre foi, a ausência de recolhimento de impostos.

                                • Não tem nada a ver com impostos. Quem fez a denúncia não foi um funcionário do governo e sim uma associação de empresários, que estão de todo modo buscando impedir que os consumidores tenham a liberdade de importar seus produtos, para que compremos esses mesmos produtos ou até mesmo outros inferiores no mercado brasileiro pelo preço que eles quiserem cobrar de nós!

                                    • O governo recebe incontáveis denúncias sobre tudo o tempo todo, mas apenas vão adiante aquelas que são de interesse interno. Negar isso, é ser ingênuo sobre como funciona o Brasil. Ninguém está preocupado com com o "campos eletromagnéticos", estão interessados em dinheiro, inclusive o governo.

                                      Além disto, esses perfis no ML não são "consumidores", não estão equiparáveis à "nós", brigando contra o Remessa Conforme e a importação autônoma. Eles são lojistas ricos, que vendem milhares de aparelhos, e são um problema para os grandes varejistas nacionais.

                                      E sim, é óbvio que o assunto principal são os impostos. A margem de lucro destas grandes empresas varejistas online é altíssima, por isso os aparelhos têm o preço tão elevado. Porém, não é só margem de lucro, a carga tributária é abusiva também. Entre a importação e logística, a carga de tributação real pode chegar à mais de 40% do valor final.

                                      Se os lotes da Magalu (exemplo) viessem diretamente do Paraguai no porta malas de um Monza para serem revendidos no e-commerce sem NF (no máximo um certificado de garantia), é óbvio que os preços seriam menores, para vender mais.

                                      A culpa é dividida por todos, governo, empresários, consumidores desinformados que alimentam esse mercado... Infelizmente.

                                        • Já começo dizendo que não li o seu texto acima, kkkkkkk
                                          Grandes empresários não se importam com impostos pq tem muitos profissionais do assunto, de formas diferentes muitos deles conseguem sonegar boa parte dos impostos e lucrar ainda mais!
                                          De tempos em tempos algum deles são denunciados e até presos por isso.
                                          Todos nós podemos odiar os impostos do governo em nossas compras, mais não devemos deixar de lado quem está o tempo todo apertando o juízo dos políticos para nos taxar, e principalmente quem deseja lucrar em cima da nossa situação

                                    • Como eles sabem são aparelhos contrabandeados?

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Especiais

                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                      Software

                                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2