
Economia e mercado 21 Mai
Atualização (21/05/24) - JB
A varejista chinesa Temu foi aceita e agora está certificada para operar dentro do programa Remessa Conforme, que oferece isenção federal para compras abaixo dos US$ 50.
A certificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (20), sendo que a empresa usa o nome Elementary Innovation Pte Ltd.
Comemorando o avanço, a Temu publicou em seu site oficial que a plataforma estará disponível no mercado brasileiro "em breve", sendo que ela também já detalha o processo de compras dentro das suas normas.
Procurada pela Reuters, a Temu ainda não deu detalhes sobre o início das suas operações no Brasil, mas a chinesa, que é uma forte concorrente da Shopee, chega ao país em um momento conturbado.
Isso porque o varejo e a indústria tem pressionado o Congresso Nacional a aprovar um projeto de lei que taxará todas as importações com imposto federal, além de ICMS de 17% dos estados.
Por enquanto, o texto ainda não foi votado na Câmara, mas a expectativa é de que isso aconteça ainda hoje.
Texto original (15/05/24)
A Pinduoduo, gigante chinesa do varejo por trás da Temu, pediu adesão ao programa Remessa Conforme, indicando que a plataforma deve chegar ao Brasil em breve.
Segundo informações divulgadas pelo Valor Econômico, a solicitação de adesão já consta na plataforma da Receita Federal e, quando aprovada, ela permitirá a importação de produtos isentos de imposto federal em compras abaixo dos US$ 50.
Além disso, a transportadora que ficará responsável pela entrega dos produtos vendidos pela Temu Brasil será a J&T Express. Ou seja, a mesma que já opera em conjunto com a singapurense Shopee.
Conhecida como a "Shopee da China", a Temu vende diversos objetos e produtos, indo desde roupas a móveis, sendo que ela também consegue entregar preços mais baixos que os dos seus concorrentes.
Para alcançar esse feito, a Temu envia seus produtos direto da China e opera sem estoques. Ou seja, a companhia trabalha em contato direto com as fábricas, produzindo até mesmo produtos sob demanda e lançando tendências.
Nos Estados Unidos, a Temu é muito popular, patrocinando até mesmo o intervalo do Super Bowl. Contudo, isso também tem despertado uma reação do varejo americano, que tem pleiteado algumas barreiras comerciais.
Por enquanto, a Temu ainda não comentou o assunto, mas a adesão ao Remessa Conforme é algo esperado desde o fim do ano passado. Isso porque a empresa tem sondado o mercado brasileiro há muito tempo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários