
Segurança 21 Nov
01 de dezembro de 2024 5
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) usou Inteligência Artificial para apreender cerca de 22 mil produtos irregulares em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre.
A operação "Black Friday" aconteceu entre os dias 26 a 29 de novembro nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP), sendo que os bens foram avaliados em mais de R$ 3 milhões.
Conforme a agência reguladora, entre os produtos apreendidos há smartphones, power banks, carregadores de celular, drones, fones de ouvido, microfones, baterias, notebooks, smartwatch, TV Box, entre outros.
Para realizar o monitoramento da regularidade dos produtos oferecidos nesses marketplaces, a Anatel desenvolveu o "Regulatron", que é um bot de IA que automatiza a coleta, processamento, visualização e análise de todos os anúncios veiculados.
Desenvolvido e aperfeiçoado por servidores da própria Anatel, o Regulatron é objeto de constantes atualizações, pois os marketplaces periodicamente alteram as configurações de suas plataformas de venda. Essa ferramenta inédita está sob a responsabilidade do Escritório de Inovação da Superintendência de Fiscalização e é usada para coletar evidências de irregularidades e direcionar as vistorias nos centros de armazenagem e distribuição dos marketplaces.
Assim, a IA reconhecia aqueles produtos que estavam sendo comercializados legalmente e aqueles que eram fruto de contrabando e descaminho, encaminhando os irregulares para a Receita Federal.
Além disso, a IA também ajudou a Anatel a verificar se os produtos de telecomunicações tinham certificado de homologação.
Comentando o resultado da "Operação Black Friday", Gesiléa Teles, superintendente de Fiscalização da Anatel, salientou que o bot de IA ajudou muito.
As ações de fiscalização presenciais nos centros de distribuição dos marketplaces são mais um passo que a Agência dá no combate à pirataria de produtos de telecomunicações. Além dessas ações, existe uma decisão cautelar em vigor por meio da qual a Anatel impôs, aos maiores marketplaces, medidas como a inclusão do código de homologação válido nos anúncios dos aparelhos celulares nas plataformas.
Já o conselheiro Alexandre Freire enfatizou que, em futuras operações, novas ferramentas tecnológicas serão implementadas, ampliando o poder de fiscalização da Anatel.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários