
Lançamentos 21 Fev
Em mais um capítulo dessa batalha aparentemente infinita entre Apple e Epic Games, a desenvolvedora do Fortnite acaba de divulgar que o título voltará ao iOS no Brasil a partir do próximo mês de julho. O jogo foi removido pela Maçã da App Store em 2020 após a Epic desafiar as regras da loja.
Ainda na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou uma liminar que revogava uma medida preventiva imposta pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Brasil contra a Apple. Na ocasião, o TRF-1 impôs um prazo de 90 dias para que as medidas impostas fossem adotadas pela Maçã.
Relembrando o caso, o Conselho havia decidido que a empresa estadunidense teria que implementar novos mecanismos para permitir a escolha de diferentes canais de distribuição e sistemas de pagamento. O processo foi instaurado pelo órgão após uma denúncia realizada pelo Mercado Livre ainda em 2022.
Atualmente, no Brasil e em várias outras regiões do mundo, as compras feitas no ecossistema do iOS carregam comissões de até 30%, deixadas para a Apple.
Mas voltando ao Fortnite, o game foi banido da loja de aplicativos do iPhone e do iPad após a Epic Games desenvolver um sistema de pagamentos próprio dentro do game que burlava diretamente as diretrizes da Maça. A partir daí, tudo se tornou uma batalha judicial infindável, travada em vários territórios do mundo.
Agora, a desenvolvedora anunciou em sua conta no X (ex-Twitter) que o seu jogo Fortnite retornará ao iOS no Brasil por meio da sua própria loja de apps, a chamada Epic Games Store. Confira a publicação:
É DO BRASIL!
— Fortnite Brasil (@Brasil_Fortnite) March 10, 2025
Cadê o pessoal do iOS aí? O Fortnite vai voltar aos dispositivos iOS no país através da Epic Games Store em julho, após a vitória na Justiça do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra a Apple.
Pode comemorar! 🎉 pic.twitter.com/gzcUECMOD8
Com a informação, teríamos o primeiro sideloading oficial confirmado para o iOS/iPadOS no Brasil – onde desenvolvedores distribuem seus aplicativos em lojas que não a App Store. É de se imaginar que um método de pagamentos que não o da Apple também deverá ser implementado, contradizendo os próprios pontos que levaram a empresa a banir o Fortnite da loja.
Mas o Brasil não encabeça a lista. A loja da Epic Games está disponível desde agosto do ano passado na União Europeia e conta com outros títulos da empresa, como Rocket League Sideswipe e Fall Guys. No território, outras lojas também já estão funcionando. Recentemente, o primeiro aplicativo de conteúdo adulto chegou ao ecossistema da marca através da loja alternativa AltStore PAL.
Porém, não é como se a Apple estivesse de acordo com tudo. A empresa ainda deve recorrer às novas medidas impostas pelo TRF-1. Embora provavelmente esteja preparada para abrir suas plataformas um pouco mais, seguindo o mesmo movimento visto na Europa, caso tenha sucesso em suas apelações, poderá adiar os planos da Epic – e de outras desenvolvedoras – por mais um tempo.
Apesar da postagem da desenvolvedora do Fortnite, ainda não há uma data precisa para a chegada da nova loja em solo nacional. De qualquer forma, estaremos aqui acompanhando todo o desenrolar da trama durante os próximos meses (ou anos, se precisar).
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários