LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G71 vs Galaxy A72: desempenho e bateria pesam mais que o resto? | Comparativo

11 de abril de 2022 16

O Moto G71 foi lançado no Brasil com a promessa de ser uma das melhores opções avançadas de celular intermediário disponível no país. Para isso, ele terá que vencer o Galaxy A72, o modelo da coreana que também tem a mesma proposta.

Será que os pontos positivos da Motorola superam os da Samsung, nesta briga direta entre as duas? Essa resposta a gente terá agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Motorola Moto G71

No design, temos acabamentos similares, mesmo com aparências distintas. Os dois smartphones são construídos de plástico, tanto nas laterais como na traseira. A diferença é que o Moto tem um material mais liso, enquanto o Galaxy prefere um acabamento fosco.

O bloco de câmeras deles segue a linha de parecer mais premium, ao colocar a cor de fundo da mesma tonalidade que o restante da tampa. Ainda na parte de trás, o G71 traz o leitor de impressões digitais sob o logo da marca. Já o A72 avança mais ao vir com o sensor biométrico sob o display.

Samsung Galaxy A72

Na frente, a opção de ambas as fabricantes foi pelo notch em forma de furo na tela, para reduzir as bordas sem grandes distrações. A maior vantagem da Motorola neste quesito está no corpo mais compacto e leve. Já a Samsung tem como forte a presença da certificação IP67, para dar proteção contra poeira e água.

A coreana é a única a permitir expansão de armazenamento em seu dispositivo. Mesmo assim, a gaveta não passa de uma solução híbrida, que divide o segundo slot para chip com o espaço para cartão de memória. Pelo menos, eles oferecem Bluetooth e Wi-Fi de quinta geração, além do suporte a NFC, para os pagamentos por aproximação.

O Galaxy abre o placar pelas suas vantagens de design.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy A72

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Galaxy A72

Tem certificação de resistência?

Galaxy A72

Qual é mais compacto e fino?

Moto G71

73.9 x 161.2 x 8.5 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
77.4 x 165 x 8.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Partindo para tela, encontramos uma OLED de 6,4 polegadas no G71, contra uma AMOLED de 6,7 polegadas no A72. Isso significa que você terá reprodução de cores superior Moto, enquanto o Galaxy capricha com seu brilho maior. E o resto?

Bom, não temos diferença na resolução, que não passa de Full HD+. O grande destaque aqui vai para o coreano, pela taxa de atualização de 90 Hz. Em outras palavras, é o celular da Samsung que vai entregar uma fluidez maior nas animações e nos jogos compatíveis, na comparação com os 60 Hertz do painel da Motorola.

Além de ter economizado na suavidade, a marca pertencente à Lenovo também deixou de fora uma proteção para o vidro. Algo que o concorrente inseriu, por meio do Gorilla Glass 5.

Este é um ponto fácil para o Galaxy A72.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy A72

Melhor brilho de tela

Galaxy A72

Melhor definição de cores

Moto G71

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Galaxy A72

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy A72

Tela de Hz elevada?

Galaxy A72

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy A72

Qualidade geral da tela

Galaxy A72

Som


No som, mais uma economia da Motorola, ao colocar apenas um sistema mono no seu smartphone. A Samsung já foi além e inseriu um áudio estéreo, com o alto-falante de chamadas como canal secundário. Ou seja, você terá muito mais imersão em filmes e músicas com o coreano.

O som mais fraco também afetou na potência do G71, que fica bem abaixo do A72. Os dois modelos não capricham tanto nos médios, frente aos graves e agudos, só que a qualidade do Galaxy ainda é mais equilibrada. Ao menos, ambos possuem entrada física para fones de ouvido, porém só o Moto vem acompanhado com o acessório.

A Samsung pontua de novo pelo sistema sonoro estéreo.

Som é estéreo?

Galaxy A72

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy A72

Potência sonora

Galaxy A72

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto G71

Sistema


Tanto o G71 quanto o A72 saem da caixa com o Android 11 nativo. Só que o Moto apenas deverá receber uma atualização de software, enquanto o Galaxy ainda deverá ser contemplado com três mudanças do “robozinho”, além de quatro anos de pacotes de segurança.

O celular da coreana também é o que entrega a maior fluidez, já que a navegação fica mais suave com o suporte a 90 fps. Por outro lado, a Motorola tem como grande destaque o suporte ao 5G, para ter uma rede móvel mais veloz.

A interface limpa do Moto G71 entrega o básico do Google, sem apps desnecessários. Na parte de recursos, os principais dele ficam por conta dos gestos para ligar a lanterna ou abrir o app da câmera. Do lado da Samsung, vemos os atalhos nas laterais com o Tela Edge, além do Always-on Display, para exibir informações mesmo na tela de bloqueio.

A Motorola marca pelo sistema sem modificações e por ter o 5G; enquanto a Samsung pontua pela longevidade e fluidez maiores.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A72

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Moto G71

Software mais fluido

Galaxy A72

Desempenho


Do lado do Moto, encontramos a plataforma Snapdragon 695. Já no do Galaxy, está o Snapdragon 720G. Será que dá a lógica no desempenho de a série 700 da Qualcomm vencer a 600? Não foi o que vimos nos nossos testes de velocidade. O G71 conseguiu ser mais rápido que o concorrente, com uma vantagem maior que 20 segundos.

Nos números de benchmarks, a vitória continua para o modelo da Motorola, que superou o da Samsung tanto no Geekbench quanto no AnTuTu. Quando vamos para os games, são poucos os títulos que exploram bem o suporte a 90 fps do coreano. De qualquer forma, você não deverá ter dificuldades na hora de rodar os jogos com estes aparelhos.

É ponto para o Moto G71.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto G71

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy A72

Quem tem os melhores números de benchmark?

Moto G71

Qual o processador mais atualizado?

Moto G71

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Moto G71

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


E como eles se saem em autonomia? Sabemos que a bateria dos dois tem 5.000 mAh de capacidade, só que o rendimento não é tão igual assim. Nos testes padronizados que fizemos, o celular da Motorola durou cerca de 1 hora e meia a mais que o rival.

Já no carregamento, temos um adaptador de 33 W na embalagem do G71, contra um de 25 W na do A72. E aqui deu praticamente um empate técnico, já que o Moto foi apenas três minutos mais rápido, quando ligado na tomada. De qualquer forma, por ser um smartphone com autonomia maior, vemos que a duração maior não afetou no tempo para chegar de volta aos 100%.

Por tudo o que apresentou neste quesito, o Moto leva o ponto.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto G71

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Moto G71

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O Moto G71 tem um conjunto triplo aqui, liderado pela câmera de 50 MP. Por sua vez, o Galaxy A72 conta com um quádruplo, que tem o sensor de 64 MP como principal. No geral, o modelo da Motorola acaba pecando em contraste e saturação, algo que não ocorre com o A72, por conseguir fazer um bom balanço de cores.

Pelo menos, temos resultados decentes à noite dos dois lados, mas ainda com vantagem para a Samsung, que também fica à frente no modo retrato, mesmo sem uma câmera dedicada para isso.

Quando vamos para a ultrawide, temos um contraste exagerado no G71, com perda de qualidade como resultado. Já o Galaxy acaba apresentando resultados mais próximos da câmera principal, mesmo com um HDR mais limitado.

A macro do Moto fica restrita devido à baixa resolução, um ponto negativo que o rival não tem. Uma pena que nenhuma das fabricantes trouxe foco automático aqui. Para completar, somente o coreano tem uma lente teleobjetiva, com zoom óptico de três vezes, para ter fotos de objetos distantes com boa definição.

Com um conjunto superior em todos os pontos, o Galaxy leva a melhor aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A72

Melhores fotos noturnas

Galaxy A72

Conjunto mais versátil

Galaxy A72

Melhor ultrawide

Galaxy A72

Melhor teleobjetiva

Galaxy A72

Melhor macro

Galaxy A72

Melhor profundidade

Galaxy A72

Fotos tiradas com o Motorola Moto G71

Em vídeos, apenas o A72 é capaz de gravar em 4K, mesmo limitado a 30 fps nessa resolução. Do outro lado, o G71 não passa de Full HD. Apenas isso já dá uma vantagem imensa ao Galaxy, mas ele também supera o Moto no sistema de estabilização e na qualidade de captura de áudio.

Com uma performance superior, a Samsung anota o ponto de novo.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A72

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy A72

Melhor captação de áudio

Galaxy A72

Melhor em vídeo

Galaxy A72

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A72

Dos dois lados, dá para tirar selfies cheias de detalhes durante o dia e sem decepcionar à noite. O problema é que o Moto desativa o HDR durante o modo retrato, um erro que o Galaxy não comete. Sem contar o suporte a vídeos em 4K na frente, exclusivo do modelo coreano.

O A72 pontua mais uma vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A72

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A72

Melhor selfie

Galaxy A72

Preço

Ambos os celulares estão disponíveis de maneira oficial no Brasil. O Moto G71 foi lançado no país pelo preço sugerido de R$ 2.700. Já o Galaxy A72 chegou por aqui a um custo de R$ 3.800. Só que o cenário mudou no mercado atual, e a dupla pode ser encontrada na faixa de R$ 2.000 no varejo nacional.

O Comparativo fecha com um empate no último quesito.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto G71

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Ambos

7.7 Hardware

Motorola Moto G71

Comparar Aviso de preço
7.7 Hardware

Samsung Galaxy A72

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Ao considerar o placar como um todo, o Galaxy A72 mostrou ser superior ao Moto G71. Ele apresenta um design superior, características multimídia melhores e um conjunto de câmeras com maior qualidade.

O problema é que a Motorola leva a melhor em dois pontos considerados importantes para o consumidor, que são o desempenho mais rápido e a bateria que dura mais e carrega em um tempo menor.

Como ambos podem ser encontrados pelo mesmo valor no mercado brasileiro, a sua escolha vai depender do que pesa mais para você. Se o seu desejo for por um smartphone que seja melhor em fotos e consiga uma performance superior em tela e som, a escolha pelo coreano é a melhor opção. Já se o foco for rapidez, presença de 5G e autonomia, o G71 vira a alternativa mais adequada.

RESULTADO

Motorola Moto G71: 4 PONTOS

  • Sistema com interface limpa e suporte a 5G
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de carregamento
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy A72: 8 PONTOS

  • Design mais avançado
  • Tela de 90 Hz
  • Som estéreo
  • Sistema com maior fluidez e longevidade
  • Câmeras traseiras mais versáteis e de maior qualidade
  • Vídeos em 4K e com estabilização melhor
  • Selfies com melhor modo retrato e filmagens em 4K na frente
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

O que você prioriza em um aparelho? Dentro desses itens, qual dos modelos aqui mais atende às suas necessidades? Conte tudo para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 17:50)

16

Comentários

Moto G71 vs Galaxy A72: desempenho e bateria pesam mais que o resto? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista