LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministério Público vai investigar postura da Anatel sobre franquia de internet fixa

26 de abril de 2016 11

O Ministério Público Federal informou que vai abrir um inquérito para investigar a postura da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em relação ao caso da franquia de internet fixa.

A procuradoria federal pretende avaliar se a decisão da Anatel é conflitante com o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor. O órgão vai analisar a resolução 614/2013 da Anatel, que regulamentaria a cobrança de dados extras caso o usuário ultrapasse o limite de sua franquia.

Outro aspecto que será avaliado pelo MPF é “a postura da agência favorável às pretensões das empresas do setor de telecomunicações e seus impactos sobre a concorrência”, pois “há indícios de que o posicionamento do regulador se deu sem a segurança de que o consumidor será beneficiado”.

Segundo o subprocurador-geral da República, José Elaeres Teixeira, as ações tomadas pela Anatel “tem efeitos limitados, já que endossa a proposta das empresas telefônicas e não proíbe a venda por franquia”, informou ao site Convergência Digital.

Além do inquérito, o Ministério Público Federal solicitou ainda, por meio de oficio, que a Anatel envie à entidade os “estudos técnicos que avaliam o impacto econômico e concorrencial sobre mercados de banda larga fixa e demais mercados de telecomunicações, de forma a justificar essa postura favorável da agência ao estabelecimento de franquias de dados pelas operadoras de internet, bem como à redução de velocidade ou mesmo suspensão do serviço fornecido ao usuário”.

No documento emitido pelo MPF, o órgão afirma ainda que notou “Estranheza no fato de a Anatel ter concordado tão rapidamente com as pretensões das empresas do setor, quando essas medidas afetam milhões de consumidores de serviços de internet, que deles se utilizam não somente para lazer, mas especialmente como ferramenta de trabalho e estudo”.

Reação dos internautas

As informações da Vivo chegam após uma série de ações tomadas pelos internautas e por entidades de defesa do consumidor. Um abaixo-assinado, por exemplo, reuniu mais de 1 milhão de assinaturas. A operadora Vivo passou ainda a ser boicotada nas redes sociais.

Após tanta pressão, a Vivo afirmou que vai manter a oferta de planos ilimitados, mas isso provavelmente vai custar mais ao bolso dos internautas.

A Anatel, inclusive, já se posicionou sobre o caso. A agência bloqueou a utilização de franquias até que suas exigências sejam atendidas.

Além disso, um novo projeto de lei poderá impedir que qualquer adoção de franquias entre em vigor no Brasil. A iniciativa parte do Portal e-Cidadania, que inicia projetos populares muito diferentes das petições tradicionais, sendo levado diretamente para senadores quando atingir uma quantidade expressiva de assinaturas dos brasileiros

A Proteste, organização que sempre luta pelos direitos dos consumidores, alega que amudança é ilegal e não trará benefícios para o usuário. Além disso, ela também criou uma petição online para analisar a opinião dos usuários sobre o assunto.

Outra iniciativa contra a imposição dos limites surgiu no Facebook e Twitter. A página Movimento Internet sem Limites divulga informações e tenta avisar aos internautas o que está acontecendo. Com apenas alguns dias de existência, a página já possui mais de 370 mil curtidas no Facebook.


11

Comentários

Ministério Público vai investigar postura da Anatel sobre franquia de internet fixa
  • Eu só acredito vendo, ter uma internet ilimitada a um custo beneficio.vsmos ver até onde vai essa novela.

      • Uberlândia/MG está sob comando da ALGAR-TELECOM (CTBC) empresa de telefonia de âmbito regional, concorrendo com as poderosas VIVO, OI, CLARO, TIM tem condições técnicas de oferecer pacotes de internet fixa ilimitada e ponto final. Além do mais, para aqueles menos conectados ainda podem se socorrer dos vários pontos de Wi-Fi gratuitos espalhados por locais estratégicos da cidade. Precisa mais? Essas Operadoras Supranacionais aproveitam do fato de que é fácil explorar o consumidor local com a ajuda da politicagem perversa desse nosso Brasil da Propinagem Generalizada.

          • Senhor Amos Genish: o que o faz pensar que pode cometer crimes contra o nosso povo sem ser punido? Saiba que sua batata já está assando. O que é seu está guardado!

            • Ministério publico (governo) ira investigar a Anatel (cartel do governo) ?????
              E ainda tem gente brasileiro acreditando nisso ? kkkkkKKKKKkkkkk...
              Só brasileiro (o bando mais iludido da galaxia, pois se ta tranquilo, ta favorável... se ta caro, agente da um jeito de pagar) para acreditar em mais uma piada dessas. Esquentem não, já já chega a cartinha dizendo que sua internet esta limitada à xx Gb/mes ( suficiente para 1 semana e olhe la hein) e com toda certeza o valor da mensalidade ira aumentar uns 25%, o valor do excedido sera um absurdo. A velocidade minima contratada cairá pra uns 20% e a media cairá para 50% !
              Mas como somos brasileiros, daremos mais um jeitinho de se adaptar a roubalheira, ao invés de irmos a luta por nossos direito !
              Bjundasss...

                • Verdade, são todos comugados , Anatel, ministério das comunicações e esse tal ministério. Todos eles estão contra nois usuários, eh foda, Brasil dos corruptos.boa noite amigo.

                    • Onde você leu que o Ministério Público faz parte do governo? Está precisando estudar mais hein? Os Ministérios Públicos, em todas as esferas que atuam são independentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. É o único órgão independente previsto na Constituição. Aqui não tem indicação política não meu caro, os diretores são eleitos.

                        • Temos que lutar para que isso não aconteça. Entretanto, vc tem razão. Em pouco tempo a internet ficara mais cara e depois limitada. E quando acabar o pacote vc terá que pagar ainda mais se quiser se informar ou se distrair. Ou então, ficar sem internet até virar o mês da franquia. Ridículo isso. Muito ridículo mesmo. E a Anatel mais o governo não fazem nada, pelo contrário! Até assinam embaixo. Covardia para com os brasileiros que pagam caro por uma internet que nem é lá essas coisas.

                          • Espero que investiguem muito bem essa Anatel. Pois com certeza deve rolar propina para ela.

                            Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                            TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                            TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais