LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA RTX 4000: fábricas de Taiwan se preparam para GPUs “Ada Lovelace” de 5 nm em 2022

30 de novembro de 2021 10

Atualização (30/11/2021) - HA

O diário chinês DigiTimes afirmou em sua edição desta terça (30) que as fábricas de Taiwan estão se preparando para a produção das placas NVIDIA GeForce RTX da série 4000 para o ano que vem. De acordo com a reportagem, a arquitetura de GPU "Lovelace" serão baseadas em processo de 5 nm, o que significa melhoras substanciais em eficiência e desempenho na comparação com modelos anteriores.

Com essa preparação, problemas de disponibilidade que afetaram o lançamento de séries anteriores poderão ser evitados. O foco desses novos produtos deve ser o mundo dos games, mas também a tendência do metaverso.

O "Lovelace" deve trabalhar com um chip monolítico, embora com notáveis ​​18.432 núcleos CUDA, com clock de até 2,5 GHz. Isso pode apontar para um desempenho até duas vezes melhor que o da atual GeForce RTX 3090. Quem sabe aqueles jogos 4K em alta taxa de quadros não se tornam reais?

Em paralelo, a arquitetura Hopper da NVIDIA está sendo desenvolvida ao mesmo tempo e deverá ter foco em HPC (computação de alto desempenho) e datacenters.

Atualização (08/11/2021) - FM

A NVIDIA ainda deve colher frutos da ramificada família de placas de vídeo da série 30. O público deve contemplar upgrades de modelos mais vendidos, como a GeForce RTX 3070 Ti, a partir deste ano, mas várias especulações sobre a próxima geração do hardware pairam na internet, fornecendo expectativas mistas para a GPU “Ada Lovelace”.

Recentemente, o vazador @greymon55 sugeriu que as placas de vídeo sucessoras da atual série devem ter desempenho dobrado, contudo, para isso, seu consumo de energia será aumentado na mesma proporção. Isso significa, em outros termos, que não haveria bons avanços na eficiência da linha GeForce RTX 4000.

Rumores prévios afirmavam que haveria um possível aumento de 30% no consumo do modelo top de linha, isto é, uma hipotética “GeForce RTX 4090”, sucessora da RTX 3090. A nova sugestão do leaker aponta para um aumento muito mais exacerbado, apesar dos avanços em termos de litografia dos chips gráficos.

Vale lembrar que todas as informações agregadas até o momento devem ser tratadas no campo de especulações, afinal, nenhum detalhe foi confirmado pela NVIDIA. De qualquer forma, é esperado que a mais avançada das GPUs “Ada Lovelace” seja a NVIDIA AD102, possivelmente com 18.432 núcleos CUDA e 24 GB de VRAM GDDR6X.

Ainda em julho, o 3DCenter.org havia apontado que essa GPU alimentaria a GeForce RTX 4090 com TDP entre 450W e 500W. Greymon55 espera que as placas sejam ainda mais famintas e estreiem no segmento entre 550W e 600W. Com isso, em comparação à GeForce RTX 3090 de 350W, o novo modelo teria desempenho de 66 TFLOPS contra 35,5 TFLOPS.

Atualização (03/08/2021) - FM

NVIDIA GeForce RTX 4000: vazamento traz novos detalhes da GPU “Lovelace” com clocks de até 2,5 GHz

Embora os rumores indiquem que a GeForce RTX de série 30 ainda pode gerar frutos para a NVIDIA, entusiastas do ramo já debatem os saltos tecnológicos que a série 40 deve trazer em um futuro próximo, e novos detalhes foram especulados na última semana.

Diversas fontes confiáveis são unânimes ao afirmar que as placas gráficas da nova geração serão equipadas com um chip que oferecerá ganhos significativos de desempenho e, com isso, haverá um acréscimo no consumo de energia.

Os vazadores dizem que a GPU NVIDIA AD102, baseada na arquitetura Ada Lovelace que será empregada nas placas de vídeo da série 40, deve consumir entre 400 watts e 500 watts, a depender do modelo. Isso significa um aumento de 20% a 40% de consumo de energia em comparação ao atual hardware top de linha baseado na atual arquitetura Ampere.

Paralelo a isso, é esperado um grande salto tecnológico para a nova geração, que pode ser equiparado à transição da GeForce RTX de série 9 (Maxwell) para a RTX de série 10 (Pascal). Esse é considerado o maior avanço entre gerações até o momento, que trouxe melhorias expressivas em desempenho, eficiência de energia e estreou as variantes “Ti”.

A GeForce RTX 4000 deve trazer clocks que variam entre 2,2 GHz e 2,5 GHz em modo otimizado, significando até 31% mais velocidade. A GPU AD102 deve trazer 18.432 núcleos CUDA, conforme vazamentos datados do ano passado, possibilitando até 80 TFLOPs com as frequências básicas. Além disso, diz-se que os chips serão fabricados pela TSMC.

Comparando-se à concorrência, acredita-se que o chip Navi 31 baseado na arquitetura RDNA 3 da AMD, previsto para ser apresentada no próximo ano e rivalizar com a RTX de série 40, também consumirá grandes quantidades de energia, mas será mais eficiente.

De acordo com uma publicação no Beyond3D, o chip Navi 31 consumirá entre 420 watts e 450 watts de potência, ligeiramente inferior ao especulado para a GPU Ada Lovelace da NVIDIA, mas ainda representando um aumento de 25% a 35% sobre o Navi 21, que equipa placas gráficas da série RX 6000.

A RTX 4000 da NVIDIA não deve ser apresentada até o fim de 2022.

Atualização (25/07/2021) por LL

RTX 4000? GPU Nvidia GeForce "Lovelace" de 5nm tem novos detalhes vazados

Os primeiros detalhes sobre a nova série de GPU NVIDIA GeForce RTX 4000 foram revelados em meados de novembro de 2020. A nova geração supostamente contará com uma nova arquitetura chamada Lovelace com base no processo de 5 nm.

Naquele momento não se sabia se a NVIDIA seguiria utilizando tecnologia da Samsung, e agora novos rumores apontam que a empresa pretende se basear no processo da TSMC.

Além disso, a GPU Ada Lovelace utilizará uma arquitetura voltada para jogos, mas há suposições de que a novidade vai ficar atrás da AMD RDNA 3, embora a NVIDIA esteja investindo tudo para desenvolver performances mais avançadas que as da AMD.

A expectativa sobre a performance dessa nova GPU com arquitetura Lovelace é tanta que se a novidade não promover uma performance nos mesmos níveis ou não exceder o desempenho das AMD RDNA 3 a NVIDIA provavelmente vai cancelar a linha e seguir para a Hopper, uma arquitetura de GPU MCM própria da marca.


A arquitetura Hopper deve ter mais detalhes divulgados antes do final de 2021, e é voltada para os segmentos de servidor e Inteligência Artificial, uma tecnologia que a NVIDIA pode utilizar para brigar com a AMD de maneira bastante brutal.

Algumas especificações previamente vazadas sobre as GPUs Ada Lovelace apontam que a novidade deve aumentar cerca de 2,5x a performance em comparação com a geração anterior. Ao que parece, o AD102 deve trazer 18.432 núcleos CUDA, quase o dobro da RTX 3090. O lançamento pode ocorrer em 2022.

Depois de críticas pela evolução limitada que ofereceu com sua linha GeForce RTX 2000, a Nvidia impressionou entusiastas ao trazer sua família RTX 3000, baseada na arquitetura Ampere de 8nm. Tendo como chip mais poderoso o GA102, com nada menos que 10.496 núcleos CUDA, a nova geração de GPUs conseguiu compensar sua antecessora com ganhos entre 60% e 100% de desempenho.

Enquanto esperamos um aumento no estoque da linha RTX 3000, além de seu lançamento nos notebooks, a Nvidia já pode estar preparando sua próxima geração de placas de vídeo, conforme afirma o respeitado leaker kopite7kimi. Em seu Twitter, kopite comparou o atual GA102 com o AD102, dando detalhes de sua estrutura, que seria significativamente maior.

O site 3DCenter partiu desse princípio e listou as possíveis especificações da nova GPU, sendo basicamente reforçados pelo leaker. Ao que parece, o AD102 deve trazer configurações ainda mais impressionantes, incluindo o equivalente a 18.432 núcleos CUDA, quase o dobro da RTX 3090, além de algo em torno de 66 TFLOPs, contra os 35 TFLOPs da geração Ampere.

O leaker também cita um cache L2 maior, o que indica uma mudança completa de arquitetura, que dessa vez deve se chamar Lovelace, em referência à matemática britânica e primeira programadora da história, Augusta Ada Byron King, mais conhecida por Ada Lovelace.

Filha do poeta Lord Byron, Ada Lovelace foi responsável por propor um novo uso para a Máquina Analítica do matemático Charles Babbage, tendo desenvolvido o primeiro algoritmo do mundo e, portanto, sendo considerada como a primeira programadora. Seus avanços no ramo da matemática e computação aconteceram quase 50 anos antes do computador de uso geral desenvolvido por Alan Turing para quebrar o sistema de criptografia nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

Durante a GTC 2018, a Nvidia exibiu uma imagem com os heróis da Ciência, possíveis nomes de suas futuras arquiteturas.

O uso do nome Lovelace não apenas segue a agenda da Nvidia de nomear suas arquiteturas em homenagem a grandes cientistas, como ainda pode ter recebido um teaser durante a apresentação da fabricante na GTC 2018. Uma imagem divulgada pela empresa mostra os grandes heróis da Ciência, sendo Turing, da linha RTX 2000, um deles, além de Lovelace e outros possíveis nomes de futuras arquiteturas.

Por fim, a expectativa é que a arquitetura Lovelace seja baseada no processo de 5nm, como já indicam múltiplos rumores, mas ainda não se sabe se a Nvidia seguirá utilizando tecnologia da Samsung, ou se voltará para a TSMC. No entanto, é mais provável que a companhia continue com sua parceria com a sul-coreana, considerando a agenda superlotada da fundição taiwanesa.

Apesar de tudo, ainda vale tomar essas informações como fortes rumores. Por mais que kopite7kimi tenha um excelente histórico de vazamentos, múltiplos fatores podem variar até que a próxima geração de GPUs da Nvidia seja anunciada, desde problemas no mercado até mesmo mudanças internas para evitar novos vazamentos, algo já realizado no passado. A suposta arquitetura Lovelace deve ser anunciada apenas em 2022.


10

Comentários

NVIDIA RTX 4000: fábricas de Taiwan se preparam para GPUs “Ada Lovelace” de 5 nm em 2022
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista