
Lançamentos 30 Dez
30 de dezembro de 2020 3
A Intel está correndo atrás do prejuízo e confirmou que estreará no primeiro trimestre de 2021 sua 11ª geração Rocket Lake-S de processadores para desktop. Apesar de manter os 14nm, os novos chips marcam a primeira grande mudança de arquitetura desde o lançamento da família Skylake de 6ª geração. Vazamentos indicam que as mudanças surtiram efeito, com o Core i7 11700K vencendo o Ryzen 7 5800X com vantagem de cerca de 10% em single e multi-core.
Apesar disso, é com a 12ª geração de processadores que a gigante de Santa Clara deve de fato retornar aos holofotes. De codinome Alder Lake-S, a linha de chips deve chegar como a primeira da empresa a adotar o processo de 10nm, e a primeira entre as soluções de desktop a trazer uma abordagem de arquitetura híbrida.
Novos rumores, trazidos pelos sites AdoredTV e Hardware Upgrade, reforçam muitas das especificações vazadas anteriormente. Pelo que se sabe, a Intel apostará em um design similar ao adotado por processadores ARM, como fez com sua linha Lakefield, utilizando um misto de núcleos, com um grupo voltado para o alto desempenho e um grupo voltado para o baixo consumo.
Na realidade, esses grupos trabalhariam em conjunto para otimizar muitos dos processos em jogos e outras tarefas, funcionando na chamada "Hybrid Threading". Esse recurso irá combinar o já conhecido Hyper Threading nos núcleos de alto desempenho com os núcleos de baixo consumo para criar um chip completamente diferente, que já chegou a ser encontrado no Geekbench.
A CPU testada contava com o codinome Alder Lake e encontrava-se registrada erroneamente com 16 núcleos e 24 threads. Na realidade, o chip contará com uma combinação 8 + 8 + 8, sendo o primeiro número a quantidade de núcleos de alto desempenho, esperados para ser do tipo Golden Cove, o segundo relacionado às threads dos núcleos de alto desempenho, e o terceiro dedicado aos núcleos de baixo consumo, do tipo Gracemont, totalizando assim as 24 threads.
Ainda em testes no momento, com clocks também registrados de maneira incorreta, a CPU Alder Lake marcou 996 pontos em single-core e 6.931 pontos em multi-core, resultado semelhante ao de um Ryzen 5 3600X. Apesar de os números não serem animadores em um primeiro momento, é importante lembrar que o chip ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, e até chegar ao mercado deve receber ganhos substanciais de performance.
Com a Apple chamando a atenção com seu Apple Silicon M1 e agora a Intel buscando uma abordagem híbrida, será interessante ver como a AMD lidará com a nova abordagem da concorrência. Vazamentos já indicam que o time vermelho pode estar prestes a apostar em um chip ARM próprio, mas que ainda não passa de um protótipo. De toda forma, uma coisa é certa: o futuro da computação vem se mostrando promissor.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários