LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Alder Lake-S: novos rumores reforçam especificações dos chips de 10nm da empresa

30 de dezembro de 2020 3

A Intel está correndo atrás do prejuízo e confirmou que estreará no primeiro trimestre de 2021 sua 11ª geração Rocket Lake-S de processadores para desktop. Apesar de manter os 14nm, os novos chips marcam a primeira grande mudança de arquitetura desde o lançamento da família Skylake de 6ª geração. Vazamentos indicam que as mudanças surtiram efeito, com o Core i7 11700K vencendo o Ryzen 7 5800X com vantagem de cerca de 10% em single e multi-core.

Apesar disso, é com a 12ª geração de processadores que a gigante de Santa Clara deve de fato retornar aos holofotes. De codinome Alder Lake-S, a linha de chips deve chegar como a primeira da empresa a adotar o processo de 10nm, e a primeira entre as soluções de desktop a trazer uma abordagem de arquitetura híbrida.

Novos rumores, trazidos pelos sites AdoredTV e Hardware Upgrade, reforçam muitas das especificações vazadas anteriormente. Pelo que se sabe, a Intel apostará em um design similar ao adotado por processadores ARM, como fez com sua linha Lakefield, utilizando um misto de núcleos, com um grupo voltado para o alto desempenho e um grupo voltado para o baixo consumo.

Na realidade, esses grupos trabalhariam em conjunto para otimizar muitos dos processos em jogos e outras tarefas, funcionando na chamada "Hybrid Threading". Esse recurso irá combinar o já conhecido Hyper Threading nos núcleos de alto desempenho com os núcleos de baixo consumo para criar um chip completamente diferente, que já chegou a ser encontrado no Geekbench.

A 12ª geração Alder Lake-S deve chegar ao mercado no final de 2021, estreando novidades como a litografia de 10nm, interface PCI-E 5.0 e mais.

A CPU testada contava com o codinome Alder Lake e encontrava-se registrada erroneamente com 16 núcleos e 24 threads. Na realidade, o chip contará com uma combinação 8 + 8 + 8, sendo o primeiro número a quantidade de núcleos de alto desempenho, esperados para ser do tipo Golden Cove, o segundo relacionado às threads dos núcleos de alto desempenho, e o terceiro dedicado aos núcleos de baixo consumo, do tipo Gracemont, totalizando assim as 24 threads.

Ainda em testes no momento, com clocks também registrados de maneira incorreta, a CPU Alder Lake marcou 996 pontos em single-core e 6.931 pontos em multi-core, resultado semelhante ao de um Ryzen 5 3600X. Apesar de os números não serem animadores em um primeiro momento, é importante lembrar que o chip ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, e até chegar ao mercado deve receber ganhos substanciais de performance.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, um chip Alder Lake-S da Intel apresentou resultados próximos ao de um Ryzen 5 3600X.

Com a Apple chamando a atenção com seu Apple Silicon M1 e agora a Intel buscando uma abordagem híbrida, será interessante ver como a AMD lidará com a nova abordagem da concorrência. Vazamentos já indicam que o time vermelho pode estar prestes a apostar em um chip ARM próprio, mas que ainda não passa de um protótipo. De toda forma, uma coisa é certa: o futuro da computação vem se mostrando promissor.


3

Comentários

Intel Alder Lake-S: novos rumores reforçam especificações dos chips de 10nm da empresa
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020